segunda-feira, 8 de abril de 2019

COMO AFIRMOU COM EXCLUSIVIDADE O BARÃO DE INOHAN, "CER" SERÁ A SOLUÇÃO PARA AUSÊNCIA DA APAE


Na sessão da quarta feira 3 de abril, o clima voltou a esquentar quando foi falado sobre problemas na saúde. O presidente da casa de leis – Aldair de Linda, mostrou toda sua indignação sobre os fatos e como noticiou com exclusividade o jornal Barão de Inohan, em sua versão impressa de 29 de março, o CER (Centro Especializado de Reabilitação), será a solução para o atendimento de crianças e jovens portadores de todos os tipos de deficiência física.


“Eu falei que não iria falar mais de assunto aqui nesta casa, até por que o vereador Felipe Auni trouxe algumas explicações da nossa secretaria de saúde.


 Eu gostaria que a nossa secretaria de saúde trouxesse explicações por que a APAE de maricá tem dois anos que não funciona. A APAE foi fechada em Maricá e tem dois anos que essas crianças não são assistidas por órgão nenhum da prefeitura de Maricá. Existe uma verba de R$ 200 mil que vem do governo federal para isso. Eu tenho condições de arcar com os cuidados e as despesas com minha filha (uma filha do vereador Aldair de Linda é deficiente visual), mas tem muitos pais que não tem essa condição financeira, e nós, numa cidade dessa, rica, por falta de administração, tenho certeza pois o prefeito faz tudo o que pode dentro da legalidade e queria também uma resposta da secretária de saúde por que tem dois anos que  APAE de Maricá foi fechada. Peço ao senhor Vereador Felipe Auni, que traga uma resposta desta secretaria. Peço desculpas por lhe interromper mas tenho que cobrar isso e não tenho como defender essa pessoa e não tenho como apagar a imagem que tenho desta secretaria.

Só para concluir a minha fala sobre a falta da APAE na cidade, eu sei que o presidente da comissão (Vereador Dr. Felipe Auni), vai trazer uma explicação, bi bi bi, ba b aba, só que eu não quero explicação, eu quero uma solução, por que o problema das crianças tem que ser solucionado, por que se existe um problema de pagamento indevido, se existe alguma coisa que a pessoas que estava à frente da APAE fez de errado, não interessa, a cidade tem direito, que o executivo mande para essa casa um pedido de emenda, que essa casa remaneja verba do turismo de outra secretaria, eu duvido que os vereadores e que o prefeito vá se negar a fazer um remanejamento de orçamento de um outra secretaria que possa abrir uma coisa do município para atender essas crianças. Então, eu não quero explicação da secretaria, eu quero solução, que mande para essa casa o pedido, se não está no orçamento plurianual que nós aprovamos nesta casa, que mande uma emenda de orçamento que nós remanejamos o orçamento, sem problema nenhum.


Tem dinheiro no turismo, tem dinheiro no esporte que é uma coisa que também é importante, mas que é muito menos importante do que uma criança ficar sem fazer sua fisioterapia, sem seu fono, então, mande para essa casa a solução secretária, para que essas crianças que são dependentes de algum tipo de tratamento, sejam atendidas”.

Na tribuna Felipe Auni, disse que sempre que traz os devidos esclarecimentos das secretarias que compõem a pasta pela qual preside, e que a secretária trará esclarecimento sobre o assunto da APAE, mas disse que (citando inclusive a matéria do jornal Barão de Inohan com a secretária de saúde) já sendo providenciado a criação do CER – Centro Especializado em Reabilitação, uma parceria da secretaria de saúde com a secretaria de Ação Social, que eles estariam assumindo a responsabilidade da APAE por problemas que o senhor (vereador Aldair) mesmo citou, problemas entre o Ministério Público e a secretaria.


Nesse momento, indignado, o vereador Aldair interrompe o vereador Auni e diz: “A secretaria assumiu a pasta de 1º de janeiro de 2017 e em fevereiro ou março de 2017, ela fez um pagamento de R$ 600 mil ao senhor Fernando (na época presidente da APAE Maricá) e esse pagamento não poderia ter sido feito por ser um pagamento anterior a gestão dela, pois ela pagou os meses de outubro, novembro e dezembro de 2016. A partir dai começou a burocracia. Eu paguei R$ 15 mil do meu bolso de aluguel da antiga sede da APAE, para resolver o problema e que continuasse funcionando, contado que o problema seria resolvido.


Nada justifica essas crianças ficarem um ano e tal sem assistência, sem atendimento, é extrema necessidade essas crianças serem atendidas. Então nada justifica, dinheiro nós temos. Nós não estamos dando agora o Passaporte Universitário?  E essas crianças desassistidas há quase dois anos, sem atendimento, sem fisioterapia, sem um atendimento médico, e os pais que sofrem, que não põem trabalhar pois tem uma criança deficiente que precisa de cuidados especiais, essas crianças só ficam com mãe, a mãe não pode trabalhar... então não justifica o que essa secretaria diz que está respondendo ao MP, isso não justifica, que mande então para a Câmara, como eu falei anteriormente, vamos fazer uma emenda, para ver o custo, vamos ver quanto custa alugar uma casa, contratar médicos, contratar pessoas, contratar fisioterapeutas para atender essas crianças, então não justifica nada o que ela falou para o jornal (Barão de Inohan), para mim é uma justificativa fajuta.


Continuando, falou: “Eu duvido que o prefeito não de uma jeito de resolver. Para mim o problema é falta de administração, para mim o que falta é administração”. E concluindo o presidente da casa de leis Aldair de Linda disse: O senhor falando sobre saúde, o meu sangue vai subindo e tenho que falar. Eu falei sobre os postos de saúde, recebi várias denúncias, o vereador Marcinho tem reclamado também. O posto da 53, as pessoas chegam para pegar senha às 5 horas da manhã mas o posto só abre às 8 e as pessoas ficam esperando do lado de fora, custa ter alguém para abrir o posto? As pessoas ficam lá no sol, na chuva, precisam ir ao banheiro, beber uma água, isso é o que? Falta de administração ou falta de recurso? Recurso nós temos, é só pedir para um funcionário chegar mais cedo para abrir o posto... então a gente fala, fala, eu não sou contra secretário nenhum, eu sou a favor do povo, então, se o secretário estiver errado aqui, eu vou falar, o vereador foi eleito pelo povo, e não nomeado pelo prefeito, eu quero QUE SE DANE O SECRETÁRIO, eu não preciso dele para nada, eu estou falando pelo povo, isso é uma coisa mínima, e eu falei com a secretaria por telefone, e ela não fez nada. Isso é problema de administração!” ... “Eu vou dar prazo para ela resolver, vamos convocar ela para vir aqui e se explicar e se não resolver vamos tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema. Não falta vontade do prefeito, não falta vontade dos vereadores, falta sim administração”.

Porém, na sessão da segunda feira 08 de abril, após a sessão com exclusividade, o presidente da casa de leis – Aldair de Linda - junto com o presidente da comissão da comissão de saúde – Dr. Felipe Auni, informou à nossa reportagem que esteve com a secretária de saúde no final de semana e esclareceu sobre o problema de atendimento às crianças e jovens com necessidades especiais, que será criado o CER 4 (Centro Especializado de Reabilitação) pela secretaria de saúde em parceria com o CRAS através da Secretaria de Ação Social (Jorge Castor) e será totalmente gerido pela municipalidade, pois há recursos para isso e o município não ficará preso a repasses estaduais ou federais. “Vou fazer essa emenda, essa indicação em nome de todos os vereadores para não causar ciumeira com ninguém e será aprovada com a maior celeridade”.