Projetos criados pelo vereador e secretário de agricultura Júlio Carolino tais como as unidades agroecológicas, Baldinho do Bem, projeto de adubo orgânico, são citadas como ações de sucesso em segurança alimentar
A Prefeitura de Maricá em especial a secretaria de agricultura com os seus projetos que sempre visaram a "segurança alimentar da população" mais uma vez foi destaque na mídia nacional com o projeto dos jardins comestíveis em programa veiculado pela segunda maior rede de televisão do país, o SBT.
O Sistema Brasileiro de Televisão apresentou no sábado (02/11) uma reportagem sobre a reunião da Cúpula do G20 de combate à fome, que acontece de 14 a 19/11, no Rio de Janeiro, e destacou a iniciativa de segurança alimentar de Maricá, que existe desde 2020.
Por mês, são produzidos 200 kg de legumes, verduras e frutas, sem agrotóxico, nas oito unidades agroecológicas da cidade – duas praças (Araçatiba e Flamengo), cinco hortas urbanas (Parque Nanci, Guaratiba, Bambuí, Itapeba e São José do Imbassaí) e a Fazenda Pública Joaquin Piñero (Espraiado).
Outra ação destacada na reportagem foi o Baldinho do Bem, onde 1.200 voluntários cadastrados na Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento doam alimentos crus (cascas de frutas e legumes, borra de café, casca de ovo) para produção de adubo orgânico nas unidades agroecológicas. Como incentivo, eles recebem culturas colhidas na praça de Araçatiba e sementes para plantio. Em quase dois anos, o Baldinho do Bem já arrecadou 17,5 toneladas de resíduos para compostagem.