quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Prefeito eleito de Maricá, divulgará na segunda feira 11/11 o seu secretariado.


 Conforme o jornal Barão de Inohan já tenha informado após as análises dos partidos ao término do pleito deste ano, vários vereadores ocuparam pastas no executivo municipal, abrindo espaço conforme informamos para seus suplentes e com isso, mudando substancialmente a configuração da Câmara de Maricá, que poderá ter até quatro mulheres ocupando o cargo de vereadoras.

Washington Siqueira (o Quaquá), anunciou uma série de mudanças no quadro político da cidade ao decidir nomear grande parte dos vereadores eleitos para cargos em seu secretariado. 

 A decisão, que será oficialmente confirmada na próxima segunda-feira, 11, em coletiva de imprensa no CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados, em Itapeba, promete reconfigurar a composição da Câmara de Vereadores já no início da nova legislatura.

O movimento estratégico de Quaquá, que envolve a transferência de vários vereadores eleitos para o Executivo municipal, visa, entre outros objetivos, aumentar a representatividade feminina na Câmara. 

 Segundo fontes, essa transição permitirá que mulheres suplentes ocupem cadeiras no Legislativo, o que dará uma nova feição à Casa e atenderá a uma antiga demanda do novo prefeito de ampliar a presença feminina nas discussões e decisões municipais.

Dentre os vereadores eleitos pelo PT, que conquistou sete das 21 cadeiras da Câmara, cinco foram convidados a compor o primeiro escalão da nova administração.

André Casquinha deverá ser responsável pela Secretaria de Transportes e Postura; Helter Ferreira, pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Filipe Bittencourt assumirá a Secretaria de Esportes; Jorge Castor poderá ficar com a nova Secretaria de Relações Internacionais. O suplente Robgol, ficaria com a Secretaria de Bem-Estar Animal. Essas mudanças farão com que os suplentes Igor Corrêa, Andrea Cunha, Kelly Bernardos e Chris Correa ocupem as vagas abertas, resultando em uma maioria feminina na bancada petista, composta por quatro das sete cadeiras.

Para o prefeito eleito, esse aumento na representatividade feminina é um marco importante. “Na legislatura passada, nenhuma mulher foi eleita, e apenas Andrea Cunha assumiu como suplente. Agora, vamos fortalecer a presença feminina para representar de maneira mais justa a nossa população”, informou.

Outros partidos também terão seus representantes eleitos assumindo cargos no secretariado. O vereador Danilo Santos, do PDT, deverá assumir a Defesa Civil, permitindo que o suplente Julio Carolino ocupe sua vaga na Câmara. No PSD, Quaquá indicou Bambam para a Secretaria de Habitação, Marcinho da Construção para a pasta de Trânsito e Rony Peterson para Eventos. Além disso, o primeiro suplente do partido, Xandi de Bambuí, foi convidado para a Secretaria de Pesca, não deixando claro se será criada uma nova secretaria sendo desmembrada da atual agricultura, pecuária e pesca . Com essas movimentações, os suplentes Fabricinho, Robson Dutra e Felipe Auni assumirão as cadeiras na Câmara, podendo ainda terem outras mexidas rumo ao executivo municipal. 

A coletiva de imprensa, marcada para acontecer às 10 horas de segunda-feira, deve confirmar as nomeações e esclarecer detalhes sobre as novas diretrizes da gestão Quaquá.