Desde que as obras de "modernização" Avenida Roberto Silveira estavam sendo executadas no decorrer de 2011, que o Jornal Barão de Inohan através do seu editor que também é engenheiro (Pery Salgado) vem denunciando um somatório de erros e alterações INESCRUPULOSAS do projeto afim de economizar para aumentar os lucros de uma empresa que foi escolhida pela Fundação DER para executar a malfadada obra.
Construindo baias para os ônibus, onde estes têm dificuldades de entrar, aumentando desnecessariamente a largura das calçadas em locais com pouquissimo fluxo de pedestres, diminuição da largura da avenida (apenas 7,5 metros que é largura mínima permitida pelo CNT) afim de economizar na área de asfalto aplicada, supressão da ciclovia, curvas em locais de retas, péssimo acabamento das calçadas e da via de circulação, onde em apenas oito meses depois da obra entregue, a empresa construtora realizou DOZE remendos e consertos, mas os problemas continuaram acontecendo em grande número, tais como bueiros que se soltam, asfalto que se danifica com facilidade e águas pluviais que não escoam como deveriam.
CEDAE APÓS TÉRMINO DA OBRA PASSOU A TER E GERAR PROBLEMAS
A Cedae que tem sua adutora no bairro Bela Vista com acesso pela Pracinha no Flamengo, sempre fez sua retrolavagem (limpeza de filtros usadas na purificação das águas) sem ocasionar grandes problemas e as águas escoavam para dentro das antigas manilhas existentes há anos da Roberto Silveira.
Pelo projeto de reforma, novas manilhas com 1 metro e cinquenta centimetros de diâmetro de veriam ter sido colocadas, mas segundo o engenheiro chefe da regional da CEDAE - Sr. José Alexandre - falou para nossa reportagem, isso não aconteceu. A MACADAME - autora da obra - colocou (segundo José Alexandre), manilhas com a dimensão muito menor e que hoje estão TOTALMENTE OBSTRUÍDAS, daí a retrolavagem que é feita duas ou três vezes por dia, vazar e aflorar para a superfície da Pracinha e da Roberto Silveira, INUNDADO o local, causando contratempos e incidentes com motoristas e motociclistas, além de IMPEDIR o livre fluxo de pedestres, e ocasionar MUITOS PREJUIZOS para os comerciantes do local, principalmente para um prédio de dois andares onde estão localizados várias lojas.
Na vinda do Deputado Paulo Melo à Maricá, no início de agosto, o engenheiro José Alexandre esteve presente e questionamos o porque de todos esses problemas. Foi quando ele informou do erro da Macadame e do fato das manilhas estarem TOTALMENTE OBSTRUÍDAS.
Mas, ali, no momento, comprometeu-se que a retrolavagem seria feita durante todo o dia e de forma lenta para que as águas conseguissem fluir mesmo pelas manilhas obstruídas.
Mas o problema só aumentou.
ASFALTO NÃO GOSTA DE ÁGUA
Com o afloramento das águas da retrolavagem formando uma lâmina d'água contínuo, o asfalto está se depreciando a cada dia. Uma enorme CRATERA já existe no início da pracinha e outros pequenos buracos já se formam numa extensão de duzentos metros.
Vários motoristas já caíram no buraco da CEDAE (ou da prefeitura) causando prejuízos, rodas amassadas, pneus rasgados e vários outros transtornos.
Não há sinalização e "alguém" colocou um totém que já estão chamando de "ODE A QUAQUÁ!!!".
Quando resolverão definitivamente este problema?
PREFEITURA OMISSA
As obras realizadas pelo governo do estado através da Fundação DER e da maldita MACADAME tem prazo de garantia de 5 anos.
Por que a PREFEITURA OMISSA COMO SEMPRE, não cobra isto do governo do estado?
Estão esperando a conclusão das eleições?
Por que a secretaria de obras do município que diz realizar tantas obras e consertos, não mete a cara e rasga a Roberto Silveira para desobstruir as manilhas que segundo o Eng. José Alexandre da regional da Cedae estão obstruídas há anos?
Por que ninguém consegue resolver um problema não tão complicado assim?
Falta de gente competente? Não acreditamos, mas se for o caso, me coloco a disposição e não precisam me pagar nada por isso.