domingo, 3 de agosto de 2014

VÍRUS DE TODAS AS ESPÉCIES INVADEM INTERNET

Artistas e jogadores de futebol aparecem em links de vírus o que
desperta muita curiosidade e é uma porta aberta para incautos


Uma praga universal e de difícil combate.
Os vírus que ameaçam toda a existência da humanidade, como o atual e letal EBOLA que mata rapidamente, tem também suas versões cibernéticas.
Já conhecidos de vários usuários e movimentando bilhões de dólares na indústria dos anti-vírus onde as grandes empresas geradoras de softwares se aliam ou possuem elas mesmas suas divisões contra ataques cibernéticos, os vírus da era da informática estão por toda parte, incomodando, gerando uma série de problemas e dando muito trabalho às polícias especializadas.

Com a nova lei da informática e da internet aprovada recentemente pelo governo federal, os casos de ataques pessoais ficam mais protegidos, resguardando a integridade da pessoa, mas nem sempre se consegue chegar ao autor, ou ao suposto autor.

No estado do Rio de Janeiro, a DCCIN - Delegacia Especializada contra crimes de informática tem uma enormidade de denúncias e muito trabalho gerado pelos piratas cibernéticos.

Ao mandarem um arquivo aparentemente inofensivo, se o incauto internauta abrir este arquivo pode ter sua vida vasculhada, senhas e informações bancárias devassadas e além da dor de cabeça das perdas de arquivos e até de computadores comprometidos seriamente, podem ter prejuízos materiais de grande monta, com desvios de dinheiro de contas bancárias e compras indevidas em cartões de crédito quedão muito trabalho para operadoras, bancos e principalmente para os clientes que precisam tentar provar que foram vítimas destes invasores.

A rede social facebook que parecia estar livre destas pragas, hoje é um dos maiores propagadores de vírus.
Um deles e extremamente perigoso, foi lançado no ar logo após ao acidente onde um avião da MALASIA AIR LINE foi abatido na região da Ucrânia. O link convidava o internauta a ver IMAGENS IMPRESSIONANTES do acidente.

E o artíficio maior é este mesmo; a curiosidade humana.
Ver mulher pelada, grandes acidentes, tragédias sem proporção, artistas em supostas situações comprometedoras, arquivos de fotos e videos onde supostamente você estaria presente em situações que poderiam lhe comprometer, são usados como artíficios para estes piratas cibernéticos.

Na noite da sexta feira 01 de agosto, a redação do CulturarTEEN e Barão de Inohan, recebeu pelo facebook um arquivo dizendo que um video estava no ar comprometendo algumas pessoas. O vírus foi supostamente mandado por uma pessoa que em rede social que se apresenta como cuidadora de crianças especiais e idosos com o nome de D.J.M., e ao entrarmos em contato com esta suposta pessoa, a mesma afirmou que quem tinha mandado o virus para ela seria outra pessoa e enviou outro link (outro link) com a foto do famoso jogador CRISTIANO RONALDO do Real Madrid e da seleção portuguesa. A mesma continuou fazendo ameaças típicas destes piratas cibernéticos dizendo que parentes policiais estariam "resolvendo o problema". E aí aparecem as ameaças. Não acreditamos que uma pessoa que seja cuidadora de idosos e de crianças especiais seja capaz de cometer tais absurdos. Algo está errado e aí que todos precisam ter cuidados.

Na conversa totalmente gravada foram enviados nada mais nada menos do que nove vírus embora tenhamos solicitado que tais procedimentos parassem. Todo o material recebido já foi encaminha do ao DCCIN para análise e possível repressão.

Mas o que o leitor precisa fazer para se resguardar, é tomar muito cuidado ao abrir arquivos, verificar com atenção os links enviados e sempre que algo acontecer envolvendo seu nome, principalmente em redes sociais, é gravar os comentários no seu computador e depois salvar em um pen drive e enviar para os órgãos competentes. Como a DCCIN  fica no Rio de Janeiro, por vezes fica impossível o leitor ter acesso à essa delegacia, mas um boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia que irá encaminhas se for o caso, ao DCCIN, ou até mesmo, poderá abrir um processo criminal ou na vara cível do município onde mora o atingido.

Para quem ainda não sabe, para gravar mensagens na tela do computador, basta PRINTAR a tela usando a tecla PRINTSCREEN que normalmente está na parte superior direita do teclado e colar em um programa de imagens, o PAINT por exemplo que existe em todo PC.

Todo cuidado é pouco.