domingo, 10 de agosto de 2014

CRUZAMENTO DE RODOVIAS: MUDANÇA DE PONTO DE ÔNIBUS JÁ AJUDARIA


O absurdo cruzamento entre as rodovias RJ 106 e RJ 114 no km 30 da primeira e no início do bairro do Flamengo, na localidade conhecida como Pracinha ou Praça 5, vem causando além de inúmeros acidentes ao longo de décadas com perdas de vítimas e vários prejuízos materiais, um enorme congestionamento em vários horários do dia, tendo como principal horário de problemas o período entre 17 e 19 horas, período em que muitos deixam a cidade rumo às suas moradias localizadas na beira da estrada ou que tenham acesso mais fácil pela RJ 106 tais como Condado, Ubatiba,.Saúde, Lagarto, Silvado, Marques, Bambuí, Manoel Ribeiro, Espraiado, Vale da Figueira, parte de Ponta Negra, Itapeba, São José, Inoã e Itaipuaçu, além de veículos que saem rumo a Saquarema e outras cidades da região dos lagos, Itaboraí (pela RJ 114), Rio, Niterói e São Gonçalo pela RJ 106.
Com o crescimento da frota de veículos, o cruzamento é um grande transtorno na vida dos motoristas.
Para tentar resolver o problema, em um gritante crime ambiental, retiraram uma árvore centenária do canteiro central alegando que está proporcionava acidentes. Ledo engano, retiraram a ávorem cometeram o crime ambiental e os acidentes continuaram.
Instalaram então um pardal eletrônico limitando a velocidade no local em 60 quilometros, o que de nada adiantou em questão de evitar acidentes, podendo no máximo ter diminuído a quantidade deles, sem que os que continuam existindo não sejam tão graves quanto os anteriores.

REFORMA DA ROBERTO SILVEIRA


Com a reforma da Avenida Roberto Silveira (trecho urbano da RJ 114, ligando a RJ 106 ao centro de Maricá), estava acertado no projeto que o ponto de ônibus hoje existente na esquina das duas rodovias em frente a uma loja de rações e uma padaria, seria deslocado para um recuo onde caberiam cerca de cinco ônibus na altura do condomínio Pedra Branca, cerca de 100 metros antes do atual ponto que estrangula mais ainda a saída de veículos em direção a Saquarema e Ponta Negra.

O simples fato de alterar o atual ponto de ônibus para o local do novo projeto da Avenida Roberto Silveira não resolveria o problema do congestionamento, mas diminuiria em muito a demora dos veículos em transitar pelo local.

Na maioria dos dias da semana, este congestionamento chega na altura do supermercado Bonanza, a mais de 700 metros do fatídico cruzamento entre rodovias.


JOGO DE EMPURRA

Se existe o jogo de empurra entre governo do estado e governo municipal no que diz respeito a quem realmente pertence a avenida Roberto Silveira (trecho urbano da RJ 114 Maricá - Itaboraí), uma coisa é certa; existem responsabilidades.


O cruzamento absurdo nos dias de hoje entre duas rodovias de fluxo intenso é de responsabilidade do governo do estado e da Fundação DER, que já deveria ter resolvido o problema.
No dia 03 de junho de 2012, o então Secretário de Transporte do Estado do Rio, Sebastião Rodrigues, trouxe a Maricá o diretor de obras do DER - Aécio Castro, que GARANTIU que as obras para o fim do cruzamento começariam no mês de julho daquela ano.
MENTIRA. A duplicação da rodovia começou pela saída de Ponta Negra (outro local bastante perigoso) e está parada há mais de um ano.
Mas na questão do ponto de ônibus, para dar maior fluidez ao trânsito e dar mais conforto ao cidadão e passageiros, isso já era para ter sido resolvido pela prefeitura de Maricá há muito tempo, como garantiu em entrevista exclusiva ao Barão de Inohan no mês de dezembro de 2013, o secretário de transporte Leandro Costa, informando que o ponto seria imediatamento deslocado e retirado do atual local, coisa que infelizmente ainda não aconteceu.
Só esta alteração já teria um grande impacto no congestionamento do local.