quinta-feira, 26 de junho de 2025

Vereador Felipe Auni chama mídia de “burra” e que em Maricá não existe mídia grande


 Durante a tumultuada (mais uma infelizmente) sessão parlamentar da quarta-feira (25/6), o vereador Felipe Auni causou polêmica ao declarar que “a mídia burra publica fake news”. A afirmação gerou reação imediata de um repórter do portal Maricá Total, que o questionou sobre a generalização da fala e se ela também se aplicaria aos veículos de comunicação locais.

Ao ser confrontado, o parlamentar tentou esclarecer que sua crítica não se referia à imprensa maricaense, mas sim à chamada “grande mídia”. Segundo Auni, “em Maricá não existe grande mídia”, por isso suas palavras não teriam como alvo os veículos locais.

O repórter então rebateu: “Se Maricá não possui grande mídia, quem é que cobre as sessões da Câmara Municipal? Quem divulga o trabalho dos vereadores?” — em referência direta à cobertura jornalística diária feita por portais locais como o próprio Maricá Total, entre outros meios regionais.

O vereador manteve sua posição, reforçando que estava se referindo à mídia nacional — como Rede Globo, Record, SBT e outras — e voltou a afirmar que “a mídia de Maricá não é grande mídia”.

A fala repercutiu negativamente entre profissionais da comunicação local, que veem nas coberturas regionais um papel essencial de prestação de contas e fortalecimento da democracia. Veículos locais são os únicos presentes, com frequência, nas sessões da Câmara, fiscalizações de obras e eventos oficiais promovidos por parlamentares e órgãos do governo municipal.

N.R.: Republicamos a matéria acima do portal Maricá Total do nosso colega Carlos Alberto e deixamos claro ao vereador Dr. Felipe Auni (ao qual temos total respeito e acompanhamos seu trabalho desde a sua chegada a Câmara como vereador de oposição - o mais combativo na época, onde por várias o acompanhamos ao TCE contra os desmandos por ele identificado no primeiro e segundo governo de Washington Siqueira - o Quaquá) que (entendemos a sua colocação se formos comparar o tamanho dos veículos locais em relação as grandes redes de comunicação) é a mídia de Maricá que ALIMENTA de informações as grandes mídias, fato corriqueiro na enorme maioria dos cerca de 5600 municípios brasileiros, e que também concordamos que por vezes geramos algumas "fake news" ou informações indevidas e/ou desencontradas, por algumas vezes, fruto de informações ERRADAS e EQUIVOCADAS dos nossos EDIS.