Programa criado por Adriana Costa (então secretária de educação no governo Fabiano Horta), primeira turma de medicina do Passaporte Universitário realiza sua formatura em Teresópolis. A cerimônia reuniu 31 estudantes maricaenses formados pelo programa que oferece acesso gratuito ao ensino superior. Prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) não foi a cerimônia que teve a presença do ex-prefeito.
A Secretaria de Educação, realizou na segunda-feira (23/06) a cerimônia de formatura da primeira turma de Medicina do Programa Passaporte Universitário. O evento aconteceu no salão nobre do Granja Comary (onde treina a seleção brasileira de futebol), em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e reuniu 91 formandos do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) – sendo 31 deles bolsistas do Passaporte Universitário.
Único secretário e representante do atual executivo municipal o secretário de Educação, Rodrigo Moura (foto abaixo), celebrou o momento como uma conquista coletiva da cidade: “Hoje foi uma manhã emocionante, porque estamos formando a primeira turma do curso de Medicina do programa Passaporte Universitário. É um momento feliz e de comemoração para a nossa cidade. Maricá está investindo na Educação como um caminho de transformação social”, declarou.
Para os formandos, o momento também foi de emoção e gratidão. Gabriele de Freitas, de 26 anos, destacou a importância do programa da Prefeitura. “É indescritível o que estamos sentindo hoje. Se não fosse o Passaporte Universitário, com certeza não estaria realizando meu sonho de ser médica”, disse.
Moradora do bairro Ponta Grossa, Luana Machado Fonseca, de 29 anos, relembrou das dificuldades até conseguir ingressar no curso superior. “Tentei vestibular por seis anos. Medicina era um sonho distante, mas o Passaporte Universitário permitiu que ele se tornasse realidade. É o dia mais feliz da minha vida”, comemorou.
O sentimento foi compartilhado pelos familiares. Sônia Henrique, de 63 anos, mãe do formando Murilo Henrique, relembrou a trajetória do filho e também destacou sua própria conquista. “Me formei em Psicologia pelo Passaporte há um ano. Esse programa é um sonho realizado para pais e filhos que não tiveram acesso ao ensino superior antes”, disse.
A vereadora Adriana Costa, idealizadora do programa quando esteve à frente da Secretaria de Educação, destacou o impacto do investimento público. “Uma semente foi plantada e regada com muito cuidado. Hoje estamos colhendo os frutos de uma das profissões mais difíceis e caras de se cursar. O Passaporte Universitário veio para democratizar o acesso ao ensino superior e permitir que a população mais carente também possa sonhar alto”, afirmou.
Professor da Unifeso, Sérgio Sgaraglia, ressaltou relevância social do projeto. “Esse projeto foi inovador. É uma alegria ver tantos jovens realizando esse sonho com apoio de uma política pública bem estruturada”, declarou.
Referência nacional
A formatura da primeira turma de Medicina representa um marco na história do programa, que tem como objetivo garantir o acesso à educação de qualidade e promover inclusão social por meio da formação profissional. Desde sua criação, o Passaporte Universitário já beneficiou milhares de estudantes de Maricá, em cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas e Tecnológicas. O projeto é referência nacional de política pública voltada à educação superior. Lançado em 2019, o Passaporte Universitário oferece bolsas de estudo integrais para moradores de Maricá cursarem o ensino superior em instituições privadas credenciadas.
"Ontem foi um dia memorável: formatura da 1ª turma de Medicina do Passaporte Universitáro, essa política pública que transforma vidas, realiza sonhos e oportuniza a muitos alunos alcançarem lugares que antes seriam inalcançáveis. Parabéns Prefeitura Municipal de Maricá", disse orgulhoso o ex-prefeito Fabiano Horta, criador do Passaporte Universitário junto com a então secretária e atual vereadora Adriana Costa.