A sessão da Câmara de Vereadores de Maricá, foi tomada grande emoção, quando o vereador Julio Carolino prestou homenagem ao servidor público e Pastor Manoel da Cunha Bastos, que faleceu no sábado 21 de junho. Após solicitar 'um minuto de silêncio', Julio usou a tribuna para emocionado, prestar a última homenagem ao amigo e a sua família presente no plenário da casa de leis.
Quero fazer uma saudação especial a família do Pastor Manoel Cunha aqui presente - seu filho, sua nora, sua filha de mais membros da família...
O que me traz à essa tribuna e não poderia me furtar de falar desse amigo. Esse amigo que fiz na política e levei para a vida. Sr. Manoel que trabalhamos juntos por oito anos na secretaria de agricultura. Lá quando eu cheguei, Sr. Manoel já estava e tratando com todo zelo, todo cuidado, das plantas, daquele cultivo da horta, mas também não deixava de cuidar das pessoas que por ali passavam, com carinho, com respeito do qual deve ter um servidor público.
Sr. Manoel não foi só um Pastor, não foi só um ser humano maravilhoso, mas foi aquele que exerceu a grande função de SERVIDOR PÚBLICO! Esse foi o 'seu' Manoel!
Hoje, um momento triste de falar da passagem de uma pessoa, da morte, mas como 'seu' Manoel mesmo me ensinou "nos temos sempre que andar nos caminhos de Deus, nos caminhos do Senhor" e a Bíblia nos ensinou que há tempo de plantar e há tempo de colher, tempo de nascer e tempo de morrer e 'seu' Manoel foi aquele que aprendeu a plantar e aprendeu a colher.
'Seu' Manoel que colheu muito e plantou muito, e saibam que nós temos que aprender com as plantas, com o que plantamos, porque a árvore não produz o fruto para ela consumir. Quando plantamos algo, o sol não brilha para si, isso são os ensinamentos...
'Seu' Manoel, esse meu amigo que quero aqui deixar esse registro, foi muito feliz por onde passou, porque felizes aqueles que deixam 'saudades' e o 'seu' Manoel deixou muita. Com sua breve partida, já deixou saudades, deixou saudades, deixou ensinamentos e que assim continue a família que por aqui ficou, pregando o bem, fazendo o bem sem ver a quem!
Que honra poder vir aqui como vereador desta cidade pois 'seu' Manoel não virou apenas um companheiro político, de jornadas de serviço público. Eu tive a honra senão a última, umas das últimas festas de aniversário do 'seu' Manoel, eu poder festejar ali junto no seio de sua família mais um ano de vida do 'seu' Manoel.
E fica aqui o meu agradecimento eterno aos ensinamentos, ao quanto o 'seu' Manoel me ajudou a contribuir para agricultura, para o cultivo dessa cidade, e que a família tenha aqui um amigo seja como vereador, como cidadão, como advogado, podem sempre contar comigo, concluiu o vereador.