Aconteceu na terça-feira (24/06) na Escola Lúcio Thomé Feteira em Cordeirinho, a reunião ordinária do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança, ligado ao ISP - Instituto de Segurança Pública do governo do estado).
A reunião contou com presença ilustres e marcantes, coronel Oliveira (comandante do 12º BPM - Niterói e Maricá) e do Deputado Estadual Márcio Gualberto (PL) que ministrou uma magnífica palestra sobre TOLERÂNCIA ZERO NA SEGURANÇA PÚBLICA (veja recortes em breve nesta matéria).
Após a execução do Hino Nacional, a reunião começou com a palestra do deputado estadual Márcio Gualberto.
Márcio Gualberto que está deputado estadual, é policial civil e deixou claro que não pode acontecer nenhum tipo de tolerância com o bandido. "Nós precisamos continuar confrontando esses criminosos e continuar confrontando todo esse sistema que dá sustentação a essa engrenagem criminosa", disse.
"Essa ousadia desses criminosos está sustentada em quatro pilares: 1 - corrupção generalizada; 2) impunidade; 3) uma legislação penal e prisional muito benevolente e 4) decisões políticas e jurídicas muito desastrosas", pontuou, prosseguindo (CONFIRA VÍDEO ABAIXO QUE SERÁ INSERIDO EM BREVE).
Também fizeram parte da mesa e tiveram fala o Comandante do 12° BPM - Coronel Oliveira, o Comandante da 6° Cia - Major Yeddo, o Delegado Titular da 82° DP - Claudio Vieira, a Comandante da Guarda Municipal - Ana Arethuza, o Vereador Ricardinho Netuno, membro da Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores, o Coordenador do PROEIS em Maricá - inspetor Janderson, o Inspetor Jean, representando a Secretária de Segurança e o CIOSP - Centro de Monitoramento e a Assessora de Comunicação da Secretaria de Política para as Mulheres - Lauriane Nunes.
Também estavam presentes o jornalista Pery Salgado (do jornal Barão de Inohan - única mídia presente a reunião), a assessora da Vereadora Adriana Costa, as assessoras da Vereadora Cris Correa, o presidente da AMAC e da NOVA - Misael Santos, a Inspetora Eva Vilma da 74{ DP (grande lutadora na implantação de uma DEAM em Maricá), além da Assessoria do Deputado Márcio Gualberto - Lidiane Ferraz e Ysabelle Castro (foto abaixo).
A reunião com esclarecimentos e informações da Guarda Municipal, 82 DP e da 6ª Cia, através do Major Yeddo, que mostrou os números dos primeiros cinco meses de atuação da companhia no 2º distrito, contou com uma boa participação de moradores da região.
Ao passar a palavra aos presentes, o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan), agradeceu à presença de todos em especial do deputado Márcio Gualberto pela magnífica e esclarecedora palestra, mas falou sobre uma matéria após denúncias recebidas sobre problemas do AUXÍLIO RECOMAR SEM VIOLÊNCIA (https://obaraoj.blogspot.com/2025/06/covardia-e-violencia-com-as-mulheres.html), onde algumas assistidas estariam sendo excluídas do programa perdendo o benefício, o aluguel social, sem terem participado de cursos para possível reintegração ao mercado de trabalho, mas o pior e agravante, estariam sendo DEVOLVIDAS aos seus agressores em extrema vulnerabilidade, aumentando o trabalho da 6ª Cia, da Patrulha Maria da Penha e da 82 DP.
Neste momento, o Major Yeddo (comandante da 6ªº Cia) informou que em cinco meses de 2025, foram cerca de 150 atendimentos através do 190 no quesito Violência contra Mulher e a comandante da Guarda Municipal informou que nos mesmos 5 meses, a Patrulha Maria da Penha atendeu cerca 450 casos, totalizando cerca de 600 atendimentos, número expressivo e assustador e que pode aumentar se estas mulheres voltarem aos seus agressores.
A representante da Secretaria de Politicas das Mulheres - Lauriane Nunes, proferiu breve palestra com várias explicações, informando que devido à transição de governo, a secretaria estava se ajustando, verificando os problemas, fazendo os recadastramentos e que todos os atendimentos já recomeçaram e se intensificaram (confira em breve em vídeo nesta matéria).
Antes de terminar a reunião, a Presidente do CCS - Anna Maria Quintanilha informou que aquela era a última sob o seu comando, informando que em breve será divulgado tudo sobre o processo eleitoral para diretoria do próximo biênio, explicando as condições do decreto 47651/2 que regulamenta os CCSs, cuja eleição se dará na próxima reunião ordinária que acontecerá na sede da ACM - Associação Comercial de Maricá em 30/07.
Foi também informado que o prazo das chapas que desejarem disputar o pleito, deverão entregar os nomes na 82 DP até o dia 15/07, para que o Delegado Titular e o Comandante da 6ª Cia avaliem, passem pelo 'sarqueamento' (*) e homologuem as eventuais chapas para a eleição. Mencionou também quais as condições para concorrerem e sugeriu que os interessados entrem no site do ISP, para conhecerem a íntegra do Decreto.
Agradeceu a presença e o apoio de todos durante esse período que esteve a frente do CCS Maricá, especialmente das autoridades e da NOVA que não mediu esforços para agregar as associações de moradores e estimular a participação de todos. Agradeceu também o apoio da AMAC que promoveu a reunião em parceria com a Escola Lúcio Thomé Feteira através da sua diretora adjunta - Professora Wânia Pinheiro, que gentilmente cedeu o espaço e acolheu todos os participantes, prestigiando a reunião com sua presença.
Agradecimentos também aos comerciantes locais que colaboraram com o lanche servido, a pedido da NOVA e da AMAC.
Ao apagar das luzes, a advogada Priscilla Danille (1ª secretária do CCS Maricá) entregou ao deputado Márcio Gualberto o seu livro recém lançado na UERJ - O CRIME DE STALKING NO DIREITO PENAL BRASILEIRO que em breve será lançado em Maricá.
Após a reunião, o deputado Márcio Gualberto concedeu entrevista exclusiva ao jornal Barão de Inohan esclarecendo mais sobre a TOLERÂNCIA ZERO CONTRA A VIOLÊNCIA. Confira o vídeo abaixo:
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO