sábado, 1 de março de 2025

PLACAS DE REVESTIMENTO NO NOVO VIADUTO COMEÇAM A ESTUFAR

 


O viaduto Leonel Brizola (aquele que desde o início das obras informamos que não precisava existir, pois com o fechamento do cruzamento da RJ 114 com a RJ 106, os retornos já resolveriam plenamente o problema, sem gastar tanto dinheiro e sem destruir tantos sonhos com inúmeros comércios fechados) localizado na entrada do bairro do Flamengo no km 30 da RJ 106, e que foi entregue no início de dezembro de 2024, com inauguração nos últimos dias do ano, já começa a ter problemas estruturais, com as placas de revestimento estufando, com enormes fendas e espaçamentos.

O jornal Barão de Inohan que acompanhou diariamente as obras, tanto de duplicação da RJ 106 entre o km 30 e 32, quanto na construção do viaduto e mencionou na época o fato das duas rampas estarem sendo construídas sem concretagem e apenas com compactação de terra, pedras e água, sem grandes muros de contenção e posterior colocação destas placas de revestimento, e ai sim, concretagem lateral (não sabemos a espessura e a alma utilizada na armação).

Mas há de se estranhar que em pouco mais de dois meses essas placas já estejam se afastando da estrutura principal, com enormes fendas e espaçamentos, preocupando boa parte dos passantes do local.

SOMAR FAZ INSPEÇÃO

Após o problema se tornar público em redes sociais e nas mídias maricaenses, profissionais da SOMAR (autarquia do Serviço de Obras de Maricá) estiveram juntos com uma empresa especializada nos serviços de contenções, onde ficou constatado que os "pequenos deslocamentos nas placas" (pequenos segundo os inspetores), não representam risco à estabilidade do muro.

Segundo a SOMAR, durante  a inspeção, não foi observado indício de movimentação nas laterais do muro, o que minimiza o problema ocorrido. A não existência de trincas e fissuras no asfalto, cujo tráfego já está liberado desde dezembro de 2024, atesta que as movimentações já teriam se estabilizado.

Ainda segundo a SOMAR não será necessária nenhuma medida corretiva, e a direção da autarquia apenas recomendou a observação e o monitoramento topográfico das placas (também chamadas de escamas). Porém, é bom ressaltar que no sentido Niterói, as juntas de dilatação nas vigas do viaduto estão parecendo pequenos quebra molas. Por que?

O Barão está de olho!!!