Uma lenda diz que capturar este peixe é prenuncio de catástrofes e desastres naturais
Pescadores de Ponta Negra (distrito de Maricá no estado do Rio de Janeiro) capturaram o famoso "peixe remo" na terça-feira, 11/3.
Os pescadores Jailson e Branco chegaram a confundi-lo inicialmente com um peixe-espada, que é muito mais comum e apresenta semelhanças físicas.
O peixe remo habita águas profundas (abissais), sendo extremamente raro vê-lo próximo à superfície, ao alcance de varas de pesca e redes. São poucos os registros de aparição dele, especialmente vivo.
Há registros dessas aparições ocorrerem logo antes de um grande incidente natural acontecer nos locais, como terremotos e maremotos.
Devido a este fator há uma lenda popular de que ele anuncia catástrofes e desastres naturais.
Conhecido como “peixe do juízo final”, devido a sua má fama de ser mensageiro de desastres, essa foi a primeira vez que a espécie apareceu nas águas superficiais da costa maricaense.
O Regalecus glesne ou peixe-remo, é um habitante das profundezas oceânicas (abissais), vivendo na zona mesopelágica, a até 1.000 metros abaixo da superfície, onde a luz do sol não chega. Com um corpo prateado e alongado que pode atingir até 9 metros de comprimento, esse gigante parece saído de uma obra de ficção científica.