Principal praça do Centro da cidade passou por sua maior remodelação desde sua criação
Única mídia do município a informar que a principal praça de Maricá deveria ser inaugurada em 15/8 (dia da padroeira de Maricá - N. S. do Amparo), pedido do presidente da SOMAR - Renato Machado à GREEN empresa contratada para remodelação da praça, em matéria postada no final de julho (https://obaraoj.blogspot.com/2021/07/exclusivo-praca-orlando-de-barros.html), dissemos na matéria que não seria fácil a tarefa devido a grande quantidade de trabalhos a serem finalizados, e infelizmente acertamos, a praça não foi entregue em 15/8. Porém, no mesmo dia (18/8) que postamos outra matéria informando que tudo estava pronto e que os tapumes da obra estavam sendo retirados (https://obaraoj.blogspot.com/2021/08/infelizmente-o-barao-acertou-e-praca.html), à tarde, aconteceu a inauguração e finalmente a praça Orlando de Barros Pimentel foi entregue a população. De todas as grandes obras da SOMAR (autarquia municipal de obras de Maricá - presidente Renato Machado), com certeza esta é a JOIA da SOMAR.
INAUGURAÇÃO
“Salve a praça central de Maricá!” Foi assim que o prefeito Fabiano Horta declarou inaugurada a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade, que passou por sua maior remodelação nos últimos 15 anos. O espaço de 7.541 metros quadrados passou a contar com nova iluminação de LED, câmeras de monitoramento e uma estação das bicicletas vermelhinhas, além de playground, bicicletários e paisagismo. Também chamam a atenção de quem passa pelo local o piso feito de granito e os dois pergolados em madeira e ferro, instalados em pontos opostos da praça, com bancos de madeira e armação de ferro e que dão um estilo rústico ao ambiente.
O prefeito iniciou sua fala agradecendo a cada trabalhador que participou da obra desde seu início, no início de 2020 e que estava prevista para ser entregue em novembro do mesmo ano, mas uma série de contratempos (inclusive algumas paralisações devido a pandemia da covid-19), atrasaram em nove meses a entrega do aparelho público.
“Aqui temos um ato heroico coletivo, que envolve técnicos, operários e idealizadores. Hoje, Maricá é uma cidade em transformação física, e esta praça tem um simbolismo afetivo grande em todos nós. A Praça Orlando de Barros Pimentel virou um lugar para sempre de todos”, declarou o prefeito, ao anunciar haverá ainda no local homenagens à antiga biblioteca e o colégio São Caetano (que existiam ali décadas atrás) e um letreiro com a hashtag #MaricáÉMeuPaís (em verdadeira demonstração de ufanismo).
Ao sair do palanque principal, Fabiano Horta quebrou o protocolo e levou o microfone para o local onde houve o descerramento da placa inaugural. Em seguida e a pedido dele, o secretário de Cultura Sady Bianchin recitou o poema “A Camponesa”, de sua autoria. “Aqui nossas gerações anteriores foram afetadas e as próximas também serão. Tudo se dá aqui na praça, é um lugar de muito afeto, o coração pulsante da cidade”, completou o prefeito.
Renato Machado (presidente da SOMAR) recebendo o carinho da primeira dama do município Rosana Horta |
Para o presidente da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado, a obra é importante porque, além de ponte de encontro, a praça é o lugar de onde Maricá começou a crescer. “A cidade se ampliou a partir daqui, e nós conseguimos refazê-la de forma qualificada. Todos os que vierem vão poder contemplar o que conseguimos realizar”, ressaltou ele, que lembrou do dia em que a obra começou com a derrubada do antigo anfiteatro. “Para nós aquilo foi a pedra fundamental, o marco inicial do que agora estamos entregando”, disse Machado.
O secretário de Turismo, Robson Dutra, adiantou que o Natal Iluminado será o primeiro grande evento que a praça remodelada vai abrigar. “A área já está bonita por si só e, desta forma, creio que vai ser fácil montar a decoração natalina. Depois disso, iremos avaliar que tipo de evento o espaço poderá receber com essa nova configuração”, disse ele, declarando que as últimas obras vêm transformando a cidade num polo de atração turística cada vez maior. “Hoje é a cidade mais bonita da região, e só não enxerga isso quem não quer”, informou Robson.