segunda-feira, 2 de agosto de 2021

MARICÁ RECEBE NOVAS DOSES E INICIA VACINAÇÃO A PARTIR DE 33 ANOS E 12 A 17 COM COMORBIDADES

Maricá recebe 5.750 doses e retoma vacinação por idade 


Maricá recebeu no sábado (31/07) 5.750 doses de vacina contra a Covid-19, entre elas 600 doses do imunizante AstraZeneca (D2), 2.340 de  Coronavac (D1 e D2) e 2.720 doses do imunizante da Pfizer (D1). 

Sem vacinas, a secretaria de saúde não cumpriu o calendário previsto de concluir o mês de julho com vacinação de pessoas com 30 anos. Com a chegada do novo lote, a Secretaria de Saúde retomará a vacinação por idades na primeira dose nesta segunda-feira (02/08). Com isso, serão vacinadas pessoas com 33 anos ou mais decrescendo a cada dia, com previsão de 32 anos para terça feira 03, 31 anos para quarta feira 04, 30 anos para quinta 05 e 29 anos para sexta feira 06, torcendo para que novas doses cheguem e não haja nova paralisação.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM COMORBIDADES E DEFICIÊNCIAS PERMANENTES COMEÇAM A SER VACINADAS

A novidade da primeira semana de agosto é que a Prefeitura imunizará, também com primeira dose, crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiências permanentes, seguindo a orientação do PNI - Plano Nacional de Imunização. 

Para imunizar os adolescentes será aplicada a vacina da Pfizer, única aprovada pela Anvisa para a faixa de 12 a 17 anos com comorbidade. A aplicação acontecerá exclusivamente em dois pontos: na Escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva, localizada na Rua Vereador Luís Antônio da Cunha, no Centro, ao lado do terminal rodoviário do centro de Maricá (atrás do CIEP) e em Itaipuaçu, na Escola Marquês de Maricá, na Rua 83, no horário das 09 às 16 h, onde são aplicadas segunda doses dos imunizantes e também a vacina contra a gripe (Influenza). 

Segundo a ainda secretária de Saúde do município, Solange Oliveira, os responsáveis pelos adolescentes devem apresentar documento de identificação do menor. “Como nas comorbidades teremos menores de idade, é preciso que a parte documental deles esteja muito clara. Até porque deverá ter um responsável que deverá apresentar um documento de identificação desses menores. Também precisa ter em mãos um comprovante de residência”, explica a secretária, lembrando ainda que é preciso estar com o Cartão do SUS e com o CPF. 

De acordo com a ainda Secretaria de Saúde, o objetivo de destacar os dois polos para estas categorias é para evitar possíveis aglomerações. 

Com a atualização do calendário de vacinação, a partir de terça-feira (03/08) recebem a primeira dose do imunizante pessoas com 32 anos ou mais, e na quarta-feira (04/08) pessoas com 31 anos ou mais. 

Serviço: Calendário de vacinação 

Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades: Escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva, localizada na Rua Vereador Luís Antônio da Cunha, no Centro e em Itaipuaçu, na Escola Marquês de Maricá, na Rua 83(ao lado do Posto de Saúde Santa Rita). 

Documentos necessários: Documento com foto do menor, comprovante de residência, cartão SUS, CPF, documento de identidade do responsável. 
Horário: 09h às 16h 
Pessoas com 33 anos ou mais: Segunda-feira (02/08) 
Pessoas com 32 anos ou mais: Terça-feira (03/08) 
Pessoas com 31 anos ou mais: Quarta-feira (04/08) 
Pontos de vacinação: USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã; USF Marinelândia; UVV (Unidade Volante de Vacinação) do Centro Administrativo de Itaipuaçu; UVV Aeroporto de Maricá; 
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 09 às 16 h.