Está quase tudo pronto para a inauguração da sede da 1ª Coordenadoria (Centro e adjacências) da Guarda Municipal, na Alameda Maricá, na entrada do bairro do Condado.
Após a negociação da SEOP (Secretaria de Segurança e Ordem Pública - Coronel Julio Veras) com a associação de moradores do bairro do Condado de Maricá, para a ocupação do prédio que servia à associação pela Guarda Municipal, para que passe a funcionar no local a 1º Coordenadoria da Guarda Municipal (que atenderá o Centro de Maricá e os bairros limítrofes até o Condado (Parque Eldorado, Pedreiras, Mumbuca, Itapeba, Ubatiba, Saúde, Flamengo, Boa Vista, Bela Vista, Cantinho, Colinas, Marques de Maricá, Centro e Condado), a SOMAR que havia começado em 2020 as obras para a instalação da sede da GM no local com previsão para conclusão em janeiro de 2021, paralisou a obra em função da pandemia, onde, com as equipes reduzidas, priorizou outras obras no município, vindo a retomar as obras a pedido do vereador Aldair de Linda (presidente da casa de leis), em maio deste ano.
A equipe da SOMAR (presidente Renato Machado) que está no local, informou a reportagem do Barão de Inohan, que as obras estariam concluídas até o final de julho, e realmente, as obras físicas terminaram no dia 31, ficando a parte de pintura e jardinagem para o início de agosto. Ainda não há previsão para entrega da nova sede da Guarda Municipal, mas ao que tudo indica, a inauguração deverá acontecer até o aniversário da padroeira de Maricá em 15/8.
SEDE DA GUARDA MUNICIPAL NO LOCAL É REIVINDICAÇÃO ANTIGA
A instalação de uma sede ou sub-sede da Guarda Municipal já é uma reivindicação antiga no bairro. Em 2018, segundo ano do primeiro governo de Fabiano Horta, quando do início das instalações dos módulos de segurança em todo o município, o jornalista Pery Salgado (editor do Barão de Inohan), entrou em contato com o então secretário de segurança, Celso Netto, sugerindo que o prédio da associação de moradores do Condado, fosse ocupado pela Guarda Municipal, atendendo não só o próprio Condado, mas também o Marques de Maricá, condomínio Bosque dos Lordes, parte do Flamengo, Ubatiba, Cantinho, Pracinha e Bela Vista. Porém, Celso Netto disse que preferia instalar um módulo de segurança na entrada do Condado a ter que fazer uma reforma no prédio da associação de moradores do local, e nenhum dos dois fatos acabou acontecendo e o assunto ficou engavetado.
Quando no início de 2020, o Coronel Julio Veras, informou numa reunião do CCS Maricá, que estaria trazendo a Guarda Municipal para o prédio da associação de moradores do local, localizado estrategicamente na entrada do bairro. Este prédio foi construído em 1991 pela primeira gestão da então recém criada APAC (Associação de Proprietários e Amigos do Condado) por Otávio Chianello - presidente, Pery Salgado - vice e Nelson Braida - tesoureiro, substituindo um pequeno prédio localizado em frente que fora construído pela Agropecuária Condado de Maricá (João Carlos de Almeida Braga - proprietário do Bradesco), proprietária das terras que deram início ao então loteamento Condado de Maricá (lançado em 1978) e que virou bairro em 1991 pela Lei Orgânica do município promulgada no mesmo ano.