quarta-feira, 29 de março de 2017

ENTRE TAPAS E BEIJOS E O DIA DO CIRCO - editoral e comentários

Dia 27 de março é comemorado o DIA DO CIRCO


As sessões da Câmara dos Vereadores de Maricá estão finaod cada vez mais ..., como poderiamos definir?
Engraçadas? Desgastantes? Sacais? Prolixas?
Em certos momentos temos a impressão que teremos algumas cenas de pugilato.
O desgaste no debate entre alguns vereadores está sendo desnecessário.
Na sessão da quarta feira 22de março, após uma enxurrada de parabenizações as atuações do ex-vereador e atual secretário de conservalação, Adelso Pereira, o vereador Hélter Ferreira (com seu jeitnho de mineirinho simplório, aquele que tudo observa e que só fala quando tem certeza e aí derruba o povo com suas simples verdades) subiu a tribuna e no alto (literalmente) desta mandou a frase: "Uma turma de puxa sacos (se referindo aos vereadores), secretário ganha bem tem que trabalhar mesmo, mais do que os vereadores que ganham menos e não é favor nenhum o que eles fazem..." Um sábio, verdadeiramente um sábio (fui parabeniza-lo no final da sessão).

Na sessão da segunda feira 27 de março, como já disse, as cenas de quase pugilito se repetiram. Aproveito aqui o texto do jornalista Gilson Barcellos que bem definiu alguns trechos da sessão:
"Os oposicionistas, leia-se Filippe Poubel (DEM), Chiquinho (PP) e Ricardinho Netuno (PEN), metiam o pau no serviço da saúde da cidade e reafirmaram que vão continuar fiscalizando, afinal de contas, esse é o papel do vereador. Chiquinho foi o único que mostrou maturidade na tribuna. Vem com a experiência de um mandato e de ter sido presidente da Casa na última legislatura. Os outros saem dando tiros para todos os lados, torcendo para que uma bala, talvez perdida, atinja o alvo." e aí completo, foi Chiquinho que teve um dos poucos momentos de lucidez na sessão, ao reclamar como Vereador Dr. Felipe Auni que alí se fazia uma "oposição burra", e depois de descascar em cima de Felipe, fechou dizendo que "o amava". Foi perfeito em suas verdades e sarcasmos e mandou o recado: "Reclamaram que fomos fazer vistorias? Então a partir de amanhã (terça dia 28) nossas vistorias e inspeções serão dobradas". 

Destaco outro trecho de Gilson Barcellos: "Dos 14 governistas, apenas o líder do governo Fabrício Bittencourt (PTB) e o 2º secretário e presidente da Comissão de Saúde, Felipe Auni (PSD), deram a cara à tapa, defendendo a administração do prefeito Fabiano Horta (PT) que começou apenas há 3 meses. Os demais governistas preferem entrar mudos e sair calados do plenário. Não deixa de ser uma tática para evitar possíveis desgastes, mas a omissão pode ser fatal nas urnas" e aí entra a figura de Fabricio Bittencourt, lider do governo ao qual após a sesão fui parabenizar dizendo: "Parabéns vereador foi sua melhor sessão!" Espantado ele perguntou o porque e eu respondi: "Você foi a tribuna e falou apenas dois minutos e calou a boca de todos, inclusive dos governistas ao falar: TRAGAM SUAS DEMANDAS, DÚVIDAS E PEPIDOS QUE A PARTIR DA P´ROXIMA SESSÃO COMEÇAREI A RESPONDER A TODOS. Foi perfeito, colocou todos no bolso e tenho certeza que irá fazer isso. Compromisso assumido que vamos acompanhar e COBRAR também.

E aqui, rendo junto com Gilson, minha homenagens por aqueles que verdadeiramente nos fazem rir, mesmo em momentos difíceis, aqueles que também nos mostram que a vida é uma grande busca de equilíbrio e que temos que fazer muitas mágicas para vencer os obstáculos da vida: DIA 27 DE MARÇO FOI O DIA DO CIRCO.