quarta-feira, 18 de setembro de 2024

XIII MARICANTO ENCONTRA dias 20, 21 e 22/09, na MATRIZ de N. S. do AMPARO


Comemorando os 30 anos do Coral Maricanto, Maricá receberá nos dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta, sábado e domingo), na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, a décima terceira edição do maior encontro de corais e coralistas da região, o MARICANTO ENCONTRA.

Esta edição, terá caráter nacional, recebendo o Grupo Musical e Coral Edelweiss da cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina que fará três apresentações. Confira abaixo a programação do XIII MARICANTO ENCONTRA:

Abertura (Concerto de gala)

Dia 20/09/2024 (sexta-feira) – 18:00 horas

- Grupo Musical e Coral Edelweiss (São Bento do Sul – Santa Catarina)

Regência: Leones Rudnick

Dia 21/09/2024 (sábado) – 17:00 horas

- Coral Maricanto – Regência: Eduardo Lannes;

- Grupo Musical e Coral Edelweiss (Santa Catarina) – Regência: Leones Rudnick;

- Madrigal da Associação de Canto Coral – Regência: Luiz Carlos F. Peçanha;

- Coral Ermano Soares de Sá – Regência: Luiz Carlos F. Peçanha.

Dia 22/09/2024 (domingo) – 11:00 horas

- Coral Maricanto – Regência: Eduardo Lannes;

- Grupo Musical e Coral Edelweiss (Santa Catarina) – Regência: Leones Rudnick;

- Coral Vozes Fraternas (N. Friburgo) – Regência: Andréa Senna;

- Coral Allons Chanter (Aliança Francesa – N. Friburgo) – Regência: Alfredo Cunha.

CONHEÇA OS CORAIS PARTICIPANTES

Grupo Coral e Musical Edelweiss (Coro e Orquestra)

Da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, de São Bento do Sul, SC

Regência: Leones Malewschik Rudnick

O Grupo Coral e Musical "Edelweiss", nasceu em 1985, pelas mãos da maestrina Leones M. Rudnick, que ainda o rege e coordena. Tem como objetivo a conservação e continuidade da cultura e tradições germânicas herdadas de seus antepassados. Além da cultura alemã, seu repertório abrange músicas de diversos países, música popular brasileira, bem como música religiosa, clássica e folclórica.

O Grupo gravou 2 LPs, 1 fita vídeo de Natal e 4 CDs. Em 2007 participou de gravações da Rede Globo de Televisão em cenas da novela "Duas Caras".

Entre as mais de 550 apresentações e concertos, esteve duas vezes na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, e República Tcheca, uma na Argentina e duas na África do Sul. Em quatro turnês nacionais esteve em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Participou de vários Encontros Internacionais de Corais, cinco vezes em Cabo Frio e agora pela segunda vez em Maricá no Rio de Janeiro, Monte Negro e Gaurama no Rio Grande do Sul, Monte Caseiros na Argentina e Encontros Nacionais em Florianópolis, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

A regente

Nascida em São Bento do Sul, Leones Rudnick iniciou seus estudos na Escola de Música Donaldo Ritzmann onde lecionou iniciação musical, teoria e piano. Concluiu o curso fundamental de piano, foi pianista da orquestra e é organista na Igreja Evangélica Luterana. Iniciou seus estudos de regência no Curso de Música Sacra em Blumenau. Participou de cursos de regência em Solingen-Alemanha, em Montevidéu-Uruguai e vários no Brasil com renomados professores do Brasil e exterior como Hans Peter Schurz (Alemanha), Nestor Andrenacci (Argentina) e Henry Leck (EUA).

Coral Maricanto

Regência: Eduardo Lannes

É um coral comunitário que procura apresentar seus repertórios bem variados: peças populares, renascentistas, spirituals, MPB, sacras etc. Dentre suas numerosas apresentações, destacam-se o Concerto para o VII Curso Internacional de Regência Coral na Casa Rui Barbosa – Botafogo, Missa do Batismo do Senhor na TV Globo e TVE e os Encontros de Corais de Cabo Frio, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Conservatória, Vassouras, Rio de Janeiro, Além Paraíba (MG), Cambuquira (MG), Nova Friburgo, Maricá, entre outros. O grupo costuma realizar o Maricanto Encontra, evento já considerado como referência no meio musical do Estado do Rio de Janeiro. Neste ano, na sua décima terceira edição. Mesmo na condição de coro independente, em toda a sua existência no município (30 anos), o Coral Maricanto jamais interrompeu seus ensaios regulares.

O regente

Eduardo Lannes é graduado e pós-graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com passagem pela Escola de Música da mesma universidade. Possui mestrado em Educação pelo Colégio Pedro II e é doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (UFF). É também um fervoroso defensor da música coral. Hoje, dirige o Coral Maricanto e é professor de Desenho do Colégio Pedro II.

Coral Ermano Soares de Sá

Regência: Luiz Carlos F. Peçanha

O grupo nasceu há algumas décadas, embora só tenham se reunido há alguns anos. Começou a nascer quando ainda eram alunos do Centro Educacional de Niterói. Alguns nos anos 60, outros nos anos 70, 80, 90... Apesar da distância temporal, todos têm algo em comum: escolher fazer parte do coral do CEN e essa escolha os marcou para sempre.

No reencontro, que emoção foi relembrar o repertório que atravessou gerações e os momentos vividos com o soberano maestro, Ermano Soares de Sá. Os mais novos do grupo não chegaram a conhecê-lo, não pessoalmente, mas sim por meio de Luiz Carlos Peçanha, que assumiu o coral e a missão de eternizar o legado do mestre.

O regente

Luiz Carlos F. Peçanha é formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Música, pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e Mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor de Educação Musical do CEN, do programa "Aprendiz Musical" da Prefeitura de Niterói, e da Associação de Canto Coral. Realizou inúmeros concertos, onde se destacam: "I Encuentro com el Canto de Niños e Jóvenes" na província de Córdoba, Argentina, o 1º lugar no I Concurso Nacional Funarte de Canto Coral, entre muitos outros.

Madrigal da Associação de Canto Coral (ACC – RJ)

Regência: Luiz Carlos F. Peçanha

Formado em meados de 2019, tem por objetivo conhecer e estudar a música vocal do período do Renascimento (c. 1450 – 1600).

Seu repertório conta com composições de Clément Janequin, Orlando di Lasso, Thomas Morley, Giovanni Pierluigi da Palestrina, entre outros.

O regente é o Professor Luiz Carlos F. Peçanha.

Preparação vocal: Noeli Mello.

Alaúde: Alberto Brandão.

Flauta e percussão: Isa Oliveira

O regente

Luiz Carlos F. Peçanha é formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Música, pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e Mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor de Educação Musical do CEN, do programa "Aprendiz Musical" da Prefeitura de Niterói, e da Associação de Canto Coral. Realizou inúmeros concertos, onde se destacam: "I Encuentro com el Canto de Niños e Jóvenes" na província de Córdoba, Argentina, o 1º lugar no I Concurso Nacional Funarte de Canto Coral, entre muitos outros.

Coral Allons Chanter (N. Friburgo – RJ)

Regência: Alfredo José Monteiro da Cunha

No ano 2001, algumas alunas do curso de francês da Aliança Francesa de Nova Friburgo resolveram criar um coral com o objetivo de cantar e divulgar a língua francesa através de suas lindas canções. Assim nasceu o Coral Allons Chanter. Ele é formado exclusivamente por vozes femininas e, mesmo sendo independente, tem uma forte ligação de afeto e gratidão pela parceria que une seu grupo à Aliança Francesa de Nova Friburgo. Em 2018, ao completar 17 anos de trajetória, o grupo lançou seu primeiro CD - PAYSAGES (2016). Hoje, com 23 anos de existência o grupo se mantém unido, e em constante atividade e renovação, sempre cantando e encantando.

O regente

Alfredo Cunha é formado pelo Conservatório Brasileiro de Música nos cursos: Técnico em Piano, Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Música e Especialização em Musicoterapia. Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Federal Fluminense. Atua também na Fundação CECIERJ nos cursos de Pedagogia e Letras, como professor de Artes na Educação e Supervisor de Estágios.

Coral Vozes Fraternas (N. Friburgo – RJ)

Regência: Andréa Senna

Há 23 anos, o coral iniciava suas atividades com pais e familiares das crianças que estavam na Evangelização Infantil da Associação Espírita Fraternal. Hoje, além dos jovens, seus familiares e frequentadores da casa, pessoas da comunidade, apaixonadas pelo canto coral, também se juntam ao grupo. O repertório traz músicas espíritas e populares com mensagens alegres, de amor, paz e união. Os ensaios acontecem aos sábados, às 17h, na Associação.

A regente

Andréa Senna iniciou seus estudos musicais com sua mãe, aos 3 anos de idade. Desde os 13, dedica-se à música integralmente. É formada no Curso Técnico de piano pelo Conservatório de Nova Friburgo e licenciada em Música pela Universidade Cândido Mendes, onde também atuou como professora e coordenadora da Casa de Música de 2007 a 2020. Hoje, administra a Casa da Música Professora Andréa Senna, onde são oferecidos cursos de diversos instrumentos

XIII MARICANTO ENCONTRA

Nos três dias do encontro nacional, a entrada é franca, porém com limites de participantes. Você pode colaborar com um quilo de alimento não perecível.

Venha conferir e participar deste momento único, comemorando os 30 anos de vida do CORAL MARICANTO.

Este evento tem apoio e divulgação do jornal Barão de Inohan e do Informativo CULTURARTE, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo e chancela da Secretaria de Turismo de Maricá (MARICÁ TURISMO).

A coordenação é do Maestro Eduardo Lannes.

Realização CORAL MARICANTO


apoio e divulgação


chancela