quinta-feira, 26 de setembro de 2024

PENSAR MARICÁ FAZ SABATINA COM CANDIDATOS DO NOVO E DO PMB


 Foi com certeza um dia para entrar na história das eleições em Maricá.

O coletivo Pensar Maricá, criado em 2019 (confira a história e quem participa no final desta matéria), retornou suas atividades em 2024, justamente para promover encontros com candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Maricá.

Foram quase quatro meses de construção do coletivo e da formatação final para as sabatinas, obviamente respeitando todas as leis e regras eleitorais.

Todos os partidos com candidatos foram convidados e estes convites enviados para o TRE (55ª zona eleitoral). Receberam os convites os candidatos do partido NOVO, do PL, do PMB e da Federação PT, PV e PCdoB. As respostas de participação deveriam ser dadas até 03 de setembro e apenas dois partidos confirmaram suas presenças: NOVO e PMB.

No dia 04 de setembro na sede da ACM - Associação Comercial de Maricá, às 18 horas, aconteceu o sorteio para definir a ordem de apresentação que aconteceria no auditório da OAB Maricá (em Araçatiba) por sugestão do jornalista Pery Salgado. Após o sorteio ficou definido que os candidatos do partido NOVO se apresentariam na parte da manhã às 10 horas e do PMB (Partido da Mulher Brasileira) na parte da tarde às 15 horas.

Tudo organizado e acordado, chegou finalmente o grande dia.

Representantes das entidades participantes do PENSAR MARICÁ estiveram presentes assim como convidados e os candidatos Cláudio Ramos (prefeito) e César Augusto (vice-prefeito). Das sete mídias que confirmaram participação (seis de Maricá e uma de Niterói), apenas o jornal Barão de Inohan se fez presente.

Por determinação do TRE, não aconteceram as transmissões ao vivo, mas tudo foi devidamente gravado e todo o conteúdo será exibido no Instagram https://www.instagram.com/p/DAb2bBEtEey/?igsh=MnR1bWpreHE2ZWcy e no Facebook https://www.facebook.com/share/1ewu8EuYLFyQfk55/ do PENSAR MARICÁ.

Todos os dois partidos receberam 106 perguntas que a pedido do coletivo PENSAR MARICÁ deverão ser oportunamente respondidas. Destas 106 perguntas, 30 foram escolhidas por representantes das entidades e enviadas para o NOVO e o PMB, que puderam aprontar previamente as respostas e usarem estas, durante a sabatina.

Das 30 perguntas escolhidas, 10 foram sorteadas, sendo que o candidato a prefeito respondeu a 7 delas e o candidato a vice-prefeito às outras três.

O público presente também poderia participar com até cinco perguntas que seriam analisadas pelo representante da OAB presente na sabatina, para que não viesse ferir as regras eleitorais.

PARTIDO NOVO - 30

Após o início com a leitura das regras, os representantes das entidades se apresentaram falando um pouco das suas instituições e em ato contínuo, os candidatos se apresentaram, iniciando o ciclo de perguntas e respostas.

A sabatina transcorreu leve e descontraída e os representantes do partido NOVO felizes enviaram a seguinte mensagem para o coletivo PENSAR MARICÁ: 

"Parabéns pela organização do Pensar Maricá. Foi sem sombra de dúvida o melhor encontro de representantes da sociedade civil e empresarial que tivemos este ano em Maricá questionando os candidatos ao Executivo Municipal sobre plano de governo e metas para uma boa gestão municipal. 

Independente do resultado desta eleição, estaremos sempre a disposição da CDL, ACM e demais entidades que fazem parte do Pensar Maricá. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto."

PMB (PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA) - 35

Na parte da tarde, o mesmo procedimento adotado na sabatina realizada na parte da manhã foi adotado. 

As regras foram lidas e os representantes das entidades se apresentaram. Pela AIM - Associação de Imprensa de Maricá, o diretor de comunicação (jornalista Pery Salgado do jornal de Barão de Inohan parabenizou à todos e convocou todos os pensadores e multiplicadores ali presentes a não só PENSAR, mas CRIAR, AGIR e REALIZAR.

Os candidatos tiveram 3 minutos para responder as 10 perguntas sendo três perguntas direcionadas ao vice Jacques Alexandre e sete à Márcia Santiago candidata a prefeita. Os temas abordados incluíram transporte, saúde, educação, turismo, sustentabilidade e empreendedorismo. 

Os candidatos também tiveram tempo cronometrado para suas apresentações garantindo uma conversa organizada e eficaz, promovendo o engajamento e uma conversa aberta sobre os desafios e oportunidades da cidade.

Na parte da tarde também houveram três perguntas do público participante.

Ao final, o resultado final das duas sabatinas, foi excelente, que como mencionamos no início desta matéria, marcos a história das eleições em Maricá.

E isso foi só o começo!

O QUE É O PENSAR MARICÁ


Criado em 2019, o Pensar Maricá é um movimento coletivo formado por instituições associativistas e representantes de classes, dedicado a discutir temas importantes e relevantes para a cidade. Nosso objetivo é oferecer críticas construtivas e sugestões organizadas aos fóruns, governos e sociedade, sempre com foco no desenvolvimento econômico, social, ambiental e sustentável.

Entendemos que esses são os eixos centrais e os principais desafios para todos nós. No entanto, também sabemos que sem saúde nada podemos, que a segurança é uma preocupação constante, que a mobilidade é essencial e que a educação é a chave para um futuro melhor. Esses temas estão sempre presentes em nossa visão e ações. 

Este coletivo tem como objetivo unir forças entre as principais instituições da cidade para discutir e enfrentar os desafios comuns.

Participam desta construção as seguintes instituições:

Câmara de dirigentes lojistas de Maricá - CDL

Associação Comercial e Industrial de Maricá - ACM,

Associação de Imprensa de Maricá - AIM,

Associação de Advogados de Maricá - OAB Maricá,

Núcleo de Atividades Recreativas e Interativas - NAIR,

Maricá Convention & Visitor Bureau - MCVB

Associação Rota Maricá Gastronômica e Hotelaria - ROTA,

Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Construção Civil - Cooplagos

Associação Maricaense de Bombeiros Civis e Socorristas - AMBCS e

Associação Pestalozzi de Maricá - PESTALOZZI.