A Polícia Federal deflagrou na manhã da quarta-feira, 25, a Operação 'Atrium Mandatis', com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em estelionato e falsificação de documentos públicos para realizar saques fraudulentos de precatórios judiciais.
A operação cumpre 12 mandados de busca e apreensão, além de três mandados de exibição e entrega de documentos, envolvendo Cartórios de Ofícios de Notas, escritórios de advocacia, despachantes e residências em diversos municípios do Rio de Janeiro.
Entre os locais investigados, uma residência no distrito de Itaipuaçu, foi alvo das ações.
Como sempre faz, a operação aconteceu no início da manhã onde agentes da PF chegaram à Rua 119, no loteamento Jardim Atlântico, para cumprir um dos mandados. O morador, cuja identidade não foi divulgada, estaria envolvido no esquema de saques fraudulentos que movimentava grandes somas em precatórios judiciais.
Além de Itaipuaçu - em Maricá - a operação teve alvos em outros pontos da região metropolitana, incluindo o Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso usava documentos falsificados para fraudar processos judiciais e acessar valores de precatórios em nome de terceiros, causando prejuízos milionários.
A operação 'Atrium Mandatis' faz parte de um esforço maior da Polícia Federal para combater fraudes no sistema judiciário. Até o momento, não há informações sobre prisões, mas a apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos deve contribuir para a continuidade das investigações.
Os materiais recolhidos serão analisados pela perícia, e a Polícia Federal espera identificar outros membros da organização e expandir as investigações.
Essa operação da Federal não tem nenhuma ligação com outra que deverá ser deflagrada envolvendo a "quadrilha apontada pelo Gaeco", onde este órgão confirmou que o deputado estadual Renato Machado é o mandante do assassinato de Robson Giorno proprietário do jornal O Maricá na noite de 25 de maio de 2019 (MPRJ denuncia Renato Machado por morte de Robson Giorno. Renato nega! https://obaraoj.blogspot.com/2024/09/mprj-denuncia-renato-machado-por-morte.html).