quinta-feira, 5 de setembro de 2024

AGIOTAGEM CAMUFLADA EM ADIANTAMENTO SOCIAL. BENEFICIÁRIOS PODEM SER EXCLUÍDOS.

 A agiotagem é uma prática criminosa e no Brasil pode ser punida com multa e detenção de até dois anos.


A agiotagem é o empréstimo de dinheiro a juros extorsivos, mas nos dias de hoje, onde o pais está repleto de programas sociais, uma nova modalidade tem ganhado o mercado e simpatia de boa parte dos beneficiários destes programas: trata-se do que batizaram de "adiantamento social", onde o beneficiário de um programa social VENDE os valores recebidos com uma taxa de deságio que varia de 10 a 30% dependendo do responsável pela "compra" e pela necessidade do beneficiário em ter o dinheiro na mão em espécie.

Maricá, obviamente não ficou fora dessa modalidade que podemos chamar de criminosa, por parte daqueles que compram, fazendo deságios que beiram a agiotagem e dos beneficiários dos diversos programas da cidade como RBC - Renda Básica Cidadania, Auxilio Cuida, Mumbucão, PPT - Programa de Proteção ao Trabalhador, dentre outros.

BENEFICIÁRIOS PODEM SER EXCLUÍDOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS

Procurando responsáveis pela Economia Solidária, estes informaram que irregularidades sempre são apuradas e que detectado algum problema, o beneficiário é chamado para uma conversa sendo notificado e havendo reincidência do fato, poderá perder o benefício.

Falando com a presidente do Banco Mumbuca - Manuela Mello, esta explicou que qualquer movimentação atípica na conta do beneficiário como um saque de valor total do beneficio, é imediatamente encaminhada à secretaria responsável pelo programa social, que entram em contato (ou deveriam entrar) com o beneficiário para as devidas providências.

ADIANTAMENTO SOCIAL NA INTERNET

Mas a impunidade ou a certeza dela, assunto já debatido em reuniões do CCS - Conselho Comunitário de Segurança, é tão grande que os "responsáveis" por adiantamentos sociais (algumas empresas inclusive), assim que os benefícios são liberados pela prefeitura de Maricá, estes fazem postagens e publicações em redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp principalmente, anunciando que os "benefícios já estão na conta", e convidam você para fazer a TROCA do benefício por dinheiro imediatamente COM AS MENORES TAXAS DO MERCADO.

Alguns chegam a oferecer o serviço por DELIVERY.

É importante deixar claro que os programas sociais de Maricá, além de trazer benefícios diretos aos usuários, tem como função também não menos importante, a circulação da moeda MUMBUCA por todo o comércio de Maricá, gerando riqueza e ajudando na manutenção de inúmeros empregos.

VEREADOR RICARDO NETUNO DENUNCIA IRREGULARIDADES

O vereador Ricardo Netuno, vem há alguns meses denunciando as irregularidades nos benefícios sociais de Maricá, informando que pessoas mortas tem recebido tais benefícios. Outro fato corriqueiro e visto aos olhos de todos, são pessoas de classes mais abastadas que recebem tais benefícios sem nenhuma necessidade de tê-los.

Outras denúncias do vereador dão conta que pessoas de outros municípios recebem também benefícios sociais de Maricá, e que comércios de outras cidades e até de outros estados, estariam recebendo a moeda social Mumbuca, que deveria ser restrita à Maricá. O TCE - Tribunal de Contas do Estado e o MPRJ - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro foram acionados.