O Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, https://rockinrio.com/rio/pt-br/ao-vivo/


quinta-feira, 19 de setembro de 2024

ÔNIBUS DA FROTA ORIGINAL DA EPT NÃO CUMPREM LEI MUNICIPAL

 Uma lei municipal (3327/23) sancionada pelo prefeito Fabiano Horta em 19 de maio de 2023, prevê que TODOS os ônibus da EPT tenham câmeras de segurança em seu interior, mas os ônibus da frota original da EPT, descumprem tal lei.


 Diz a lei no seu artigo 1º que a empresa pública responsável pelo transporte coletivo de passageiros do município de Maricá realizará a instalação de câmeras de monitoramento e segurança nos coletivos deste município.

No artigo 3º diz a lei que o monitoramento do sistema será efetuado da forma tecnológica de melhor operacionalidade para que melhor atenda aos objetivos do sistema. Em parágrafo único do mesmo artigo 3º, menciona que o sistema deverá constar, pelo menos, da instalação de sistema de transmissão de imagens, com possibilidade de gravação das mesmas, e de câmeras instaladas de modo a permitir o monitoramento das áreas internas dos veículos.

No artigo 4º informa que deverá ser fixado dentro dos veículos de transporte coletivo gratuito municipal adesivo informando a existência de monitoramento por meio de câmeras de vídeo.

O projeto de lei de autoria do então vereador Teco Paulista esqueceu de verificar que na época, TODOS os ônibus municipais (assim como todos intermunicipais de duas portas - urbanos, quanto o conhecido TARIFA A, da Viação Nossa Senhora do Amparo, empresa detentora na época de TODAS AS LINHAS EXPLORADAS PELA EPT através de licitações vencidas), já possuíam câmeras de segurança (cinco internas e duas externas) com monitoramento e gravação de todas as viagens, conferidas diariamente pelo sistema de segurança da Viação Nossa Senhora do Amparo em setor específico e exclusivo para tal. Essas câmeras começaram a ser implantadas em todos os ônibus da empresa a partir de 2010, ou seja, o vereador na verdade criou uma lei onde a empresa operadora já cumpria antes mesmo da existência da EPT.

Com a chegada da OURO NEGRO (foto acima - detentora das linhas do 3º distrito e que comprou os 25 ônibus da Viação Nossa Senhora do Amparo, todos com câmeras e sem as roletas), apenas os ônibus da frota original da EPT (os 9 micros e os 12 Mascarelos), teriam que cumprir a lei, mas, infelizmente, até hoje (19 de setembro) no fechamento desta matéria, NENHUM DOS ÔNIBUS tem as câmeras solicitadas na lei e muito menos o adesivo no interior do veículo, justamente por não cumprir a lei.

Ônibus da frota original da EPT não possuem
câmeras de segurança e estão fora da lei municipal

Recentemente aconteceu a inspeção veicular anual de todos os ônibus do município e o jornal Barão de Inohan irá averiguar se os ônibus da frota original da EPT (com mais de 7 anos de existência e muita manutenção preventiva e corretiva nas costas) receberam os adesivos de aprovação de 2024, mesmo não estando com as câmeras solicitadas em lei municipal.

Coisas que só acontecem em Maricá.

Confira abaixo o vídeo do interior de um ônibus Mascarelo da frota original da EPT:





MUDANÇAS NA RJ 106, NO TRECHO QUE ESTÁ SENDO DUPLICADO (vídeo)

A INTERVENÇÃO ACONTECE ENTRE A ROBERTO SILVEIRA E O CONDADO

 


Mais uma fase sendo executada na duplicação da RJ 106 no trecho entre a avenida Roberto Silveira e o retorno no quilômetro 32. As pistas (sentido Niterói) que estavam sendo preparadas, foram liberadas e estão sendo utilizadas (no sistema mão e contra mão), para que as duas pistas (sentido Saquarema) que estavam sendo utilizadas (também no sistema mão e contra e mão, entre o Marques e o Condado), possam ser devidamente preparadas para a liberação total da rodovia nos dois sentidos e em quatro pistas (duas no sentido Niterói e duas no sentido Saquarema).

Com a modificação, o ponto de baldeação das linhas do 2º distrito, com as linhas do 3º e 4º distritos, voltou para a pracinha na entrada do Condado.

Quem sai do Condado deve seguir à direita para acessar a RJ 106 (sentido Niterói). Motoristas devem ter total atenção com as modificações.






quarta-feira, 18 de setembro de 2024

O BARÃO ENTREVISTA JACQUES ALEXANDRE, CANDIDATO A VICE-PREFEITO DE MARICÁ (vídeo)


A PR PRODUÇÕES através do jornal Barão de Inohan e do Informativo CULTURARTE está entrevistando os candidatos a prefeito e os candidatos a vice-prefeito por Maricá, no pleito de 06 de outubro de 2024.

Todos os candidatos foram convidados e aqui conversaremos sobre propostas, melhorias para Maricá, onde falaremos se os investimentos estão sendo feitos de forma correta e o que ainda precisa melhorar.

Nessa edição recebemos o candidato a vice-prefeito pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira - 35), Jacques Alexandre. 

Jacques Alexandre candidato a vice-prefeito é cristão evangélico e casado. Empresário e Fuzileiro Naval da reserva. É Especialista em Segurança, Geointeligencia, Assessoria em Estado Maior e graduando em Segurança Pública e Cidadania na UFF. Como pesquisador em mais de 15 países, teve experiência de observar como uma melhor sensação de segurança influencia a qualidade de vida, proporcionando investimentos diversos, principalmente no turismo. Participou de ações da Marinha junto à ONU vários países. Foi um dos fundadores do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança ligado ao ISP (Instituto de Segurança Pública.

Convidado por Márcia Santiago a concorrer como Vice-prefeito à cidade de Maricá, vê esse novo desafio colocando-se como um ajudador e conselheiro da candidata, por quem tem muito apreço e confiança de que a mesma está preparada e com CORAGEM PRA FAZER os ajustes necessários ao desenvolvimento maior de nossa maravilhosa cidade.

Confira abaixo a entrevista:






Monstro é preso acusado de abusar da própria filha de apenas 8 anos em Maricá


 Agentes da DPCA - Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Niterói prenderam na tarde da segunda-feira, 16/9, um homem acusado de abusar por meses da própria filha de apenas 8 anos, em Maricá. 

O mandando de prisão foi expedido após a justiça tomar ciência do hediondo fato. Segundo os investigadores, o pai da vítima,  além de abusar de sua filha, a ameaçava caso contasse o fato a alguém, especialmente à sua esposa. A menina levou um ano para tomar coragem e relatar o fato à sua mamãe. 

Tendo ciência de tal absurdo, a mãe da criança confrontou o 'marido', que confessou os abusos. Após a terrível descoberta, a mãe da criança (de apenas 8 anos) foi até a 82ª DP, onde registrou a queixa conseguindo uma medida protetiva. 

MANDADO DE PRISÃO EXPEDIDO 

A Justiça de Maricá então expediu o mandado de prisão, que foi cumprido pela Polícia Civil através da especializada DPCA de Niterói. O acusado foi localizado pelos agentes e preso. Depois do registro na DPCA, o monstro foi transferido para sistema prisional, onde está à disposição da justiça. Com certeza, passará dias e NOITES terríveis no xilindró, quando outros detentos souberem as atrocidades cometidas por ele contra a própria filha.





XIII MARICANTO ENCONTRA dias 20, 21 e 22/09, na MATRIZ de N. S. do AMPARO


Comemorando os 30 anos do Coral Maricanto, Maricá receberá nos dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta, sábado e domingo), na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, a décima terceira edição do maior encontro de corais e coralistas da região, o MARICANTO ENCONTRA.

Esta edição, terá caráter nacional, recebendo o Grupo Musical e Coral Edelweiss da cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina que fará três apresentações. Confira abaixo a programação do XIII MARICANTO ENCONTRA:

Abertura (Concerto de gala)

Dia 20/09/2024 (sexta-feira) – 18:00 horas

- Grupo Musical e Coral Edelweiss (São Bento do Sul – Santa Catarina)

Regência: Leones Rudnick

Dia 21/09/2024 (sábado) – 17:00 horas

- Coral Maricanto – Regência: Eduardo Lannes;

- Grupo Musical e Coral Edelweiss (Santa Catarina) – Regência: Leones Rudnick;

- Madrigal da Associação de Canto Coral – Regência: Luiz Carlos F. Peçanha;

- Coral Ermano Soares de Sá – Regência: Luiz Carlos F. Peçanha.

Dia 22/09/2024 (domingo) – 11:00 horas

- Coral Maricanto – Regência: Eduardo Lannes;

- Grupo Musical e Coral Edelweiss (Santa Catarina) – Regência: Leones Rudnick;

- Coral Vozes Fraternas (N. Friburgo) – Regência: Andréa Senna;

- Coral Allons Chanter (Aliança Francesa – N. Friburgo) – Regência: Alfredo Cunha.

CONHEÇA OS CORAIS PARTICIPANTES

Grupo Coral e Musical Edelweiss (Coro e Orquestra)

Da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, de São Bento do Sul, SC

Regência: Leones Malewschik Rudnick

O Grupo Coral e Musical "Edelweiss", nasceu em 1985, pelas mãos da maestrina Leones M. Rudnick, que ainda o rege e coordena. Tem como objetivo a conservação e continuidade da cultura e tradições germânicas herdadas de seus antepassados. Além da cultura alemã, seu repertório abrange músicas de diversos países, música popular brasileira, bem como música religiosa, clássica e folclórica.

O Grupo gravou 2 LPs, 1 fita vídeo de Natal e 4 CDs. Em 2007 participou de gravações da Rede Globo de Televisão em cenas da novela "Duas Caras".

Entre as mais de 550 apresentações e concertos, esteve duas vezes na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, e República Tcheca, uma na Argentina e duas na África do Sul. Em quatro turnês nacionais esteve em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Participou de vários Encontros Internacionais de Corais, cinco vezes em Cabo Frio e agora pela segunda vez em Maricá no Rio de Janeiro, Monte Negro e Gaurama no Rio Grande do Sul, Monte Caseiros na Argentina e Encontros Nacionais em Florianópolis, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

A regente

Nascida em São Bento do Sul, Leones Rudnick iniciou seus estudos na Escola de Música Donaldo Ritzmann onde lecionou iniciação musical, teoria e piano. Concluiu o curso fundamental de piano, foi pianista da orquestra e é organista na Igreja Evangélica Luterana. Iniciou seus estudos de regência no Curso de Música Sacra em Blumenau. Participou de cursos de regência em Solingen-Alemanha, em Montevidéu-Uruguai e vários no Brasil com renomados professores do Brasil e exterior como Hans Peter Schurz (Alemanha), Nestor Andrenacci (Argentina) e Henry Leck (EUA).

Coral Maricanto

Regência: Eduardo Lannes

É um coral comunitário que procura apresentar seus repertórios bem variados: peças populares, renascentistas, spirituals, MPB, sacras etc. Dentre suas numerosas apresentações, destacam-se o Concerto para o VII Curso Internacional de Regência Coral na Casa Rui Barbosa – Botafogo, Missa do Batismo do Senhor na TV Globo e TVE e os Encontros de Corais de Cabo Frio, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Conservatória, Vassouras, Rio de Janeiro, Além Paraíba (MG), Cambuquira (MG), Nova Friburgo, Maricá, entre outros. O grupo costuma realizar o Maricanto Encontra, evento já considerado como referência no meio musical do Estado do Rio de Janeiro. Neste ano, na sua décima terceira edição. Mesmo na condição de coro independente, em toda a sua existência no município (30 anos), o Coral Maricanto jamais interrompeu seus ensaios regulares.

O regente

Eduardo Lannes é graduado e pós-graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com passagem pela Escola de Música da mesma universidade. Possui mestrado em Educação pelo Colégio Pedro II e é doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (UFF). É também um fervoroso defensor da música coral. Hoje, dirige o Coral Maricanto e é professor de Desenho do Colégio Pedro II.

Coral Ermano Soares de Sá

Regência: Luiz Carlos F. Peçanha

O grupo nasceu há algumas décadas, embora só tenham se reunido há alguns anos. Começou a nascer quando ainda eram alunos do Centro Educacional de Niterói. Alguns nos anos 60, outros nos anos 70, 80, 90... Apesar da distância temporal, todos têm algo em comum: escolher fazer parte do coral do CEN e essa escolha os marcou para sempre.

No reencontro, que emoção foi relembrar o repertório que atravessou gerações e os momentos vividos com o soberano maestro, Ermano Soares de Sá. Os mais novos do grupo não chegaram a conhecê-lo, não pessoalmente, mas sim por meio de Luiz Carlos Peçanha, que assumiu o coral e a missão de eternizar o legado do mestre.

O regente

Luiz Carlos F. Peçanha é formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Música, pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e Mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor de Educação Musical do CEN, do programa "Aprendiz Musical" da Prefeitura de Niterói, e da Associação de Canto Coral. Realizou inúmeros concertos, onde se destacam: "I Encuentro com el Canto de Niños e Jóvenes" na província de Córdoba, Argentina, o 1º lugar no I Concurso Nacional Funarte de Canto Coral, entre muitos outros.

Madrigal da Associação de Canto Coral (ACC – RJ)

Regência: Luiz Carlos F. Peçanha

Formado em meados de 2019, tem por objetivo conhecer e estudar a música vocal do período do Renascimento (c. 1450 – 1600).

Seu repertório conta com composições de Clément Janequin, Orlando di Lasso, Thomas Morley, Giovanni Pierluigi da Palestrina, entre outros.

O regente é o Professor Luiz Carlos F. Peçanha.

Preparação vocal: Noeli Mello.

Alaúde: Alberto Brandão.

Flauta e percussão: Isa Oliveira

O regente

Luiz Carlos F. Peçanha é formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Música, pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e Mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor de Educação Musical do CEN, do programa "Aprendiz Musical" da Prefeitura de Niterói, e da Associação de Canto Coral. Realizou inúmeros concertos, onde se destacam: "I Encuentro com el Canto de Niños e Jóvenes" na província de Córdoba, Argentina, o 1º lugar no I Concurso Nacional Funarte de Canto Coral, entre muitos outros.

Coral Allons Chanter (N. Friburgo – RJ)

Regência: Alfredo José Monteiro da Cunha

No ano 2001, algumas alunas do curso de francês da Aliança Francesa de Nova Friburgo resolveram criar um coral com o objetivo de cantar e divulgar a língua francesa através de suas lindas canções. Assim nasceu o Coral Allons Chanter. Ele é formado exclusivamente por vozes femininas e, mesmo sendo independente, tem uma forte ligação de afeto e gratidão pela parceria que une seu grupo à Aliança Francesa de Nova Friburgo. Em 2018, ao completar 17 anos de trajetória, o grupo lançou seu primeiro CD - PAYSAGES (2016). Hoje, com 23 anos de existência o grupo se mantém unido, e em constante atividade e renovação, sempre cantando e encantando.

O regente

Alfredo Cunha é formado pelo Conservatório Brasileiro de Música nos cursos: Técnico em Piano, Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Música e Especialização em Musicoterapia. Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Federal Fluminense. Atua também na Fundação CECIERJ nos cursos de Pedagogia e Letras, como professor de Artes na Educação e Supervisor de Estágios.

Coral Vozes Fraternas (N. Friburgo – RJ)

Regência: Andréa Senna

Há 23 anos, o coral iniciava suas atividades com pais e familiares das crianças que estavam na Evangelização Infantil da Associação Espírita Fraternal. Hoje, além dos jovens, seus familiares e frequentadores da casa, pessoas da comunidade, apaixonadas pelo canto coral, também se juntam ao grupo. O repertório traz músicas espíritas e populares com mensagens alegres, de amor, paz e união. Os ensaios acontecem aos sábados, às 17h, na Associação.

A regente

Andréa Senna iniciou seus estudos musicais com sua mãe, aos 3 anos de idade. Desde os 13, dedica-se à música integralmente. É formada no Curso Técnico de piano pelo Conservatório de Nova Friburgo e licenciada em Música pela Universidade Cândido Mendes, onde também atuou como professora e coordenadora da Casa de Música de 2007 a 2020. Hoje, administra a Casa da Música Professora Andréa Senna, onde são oferecidos cursos de diversos instrumentos

XIII MARICANTO ENCONTRA

Nos três dias do encontro nacional, a entrada é franca, porém com limites de participantes. Você pode colaborar com um quilo de alimento não perecível.

Venha conferir e participar deste momento único, comemorando os 30 anos de vida do CORAL MARICANTO.

Este evento tem apoio e divulgação do jornal Barão de Inohan e do Informativo CULTURARTE, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo e chancela da Secretaria de Turismo de Maricá (MARICÁ TURISMO).

A coordenação é do Maestro Eduardo Lannes.

Realização CORAL MARICANTO


apoio e divulgação


chancela




MARICÁ TOTAL INFORMA QUE FARÁ DEBATE NA 6ª FEIRA (20) ÀS 15 HORAS

 


O site Maricá Total através do seu proprietário, o repórter Carlos, informou à redação do jornal barão de Inohan que fará um DEBATE (o único de todos os veículos de mídia de Maricá para as eleições de 2024) com os candidatos a prefeito.

Segundo Carlos, todos os quatro candidatos foram notificados e convidados mas até o fechamento desta matéria, apenas o candidato do PL - Fábio Sapo, não havia confirmado. Ainda segundo Carlos, Cláudio Ramos (NOVO), Márcia Santiago (PMB) e até mesmo Washington Siqueira (o Quaquá) confirmaram suas presenças.

O debate acontecerá na sexta feira às 15 horas na casa de festas IDEAL na rua Antônio Lopes da Fontoura, no Parque Eldorado. Não foi informado se o debate será aberto ao público.




terça-feira, 17 de setembro de 2024

MC DONALD'S DA RUA SÃO JOSÉ SÓ É INCLUSIVO À FORÇA

 


Várias são as reclamações de usuários do Mc Donald's localizado na rua São José no centro do Rio ao próximo ao terminal Menezes Cortes.

O banheiro localizado no primeiro piso é EXCLUSIVO para mães com crianças de colo que precisam usar o espaço para troca de fraldas principalmente e para PCDs e pessoas com mobilidade reduzida conforme vemos na foto com a placa na porta.

Mas não é bem assim, e o segurança do estabelecimento (uma pessoa negra, que deveria ter um mínimo de sensibilidade e empatia por tudo que com certeza passa em termos de discriminação), NEGA que PCDs utilizem o toalete do primeiro piso, OBRIGANDO A USAREM O DO SEGUNDO PISO COM UMA ESCADA POUCO ACESSÍVEL PARA A MAIORIA DOS PCDs.

Mas se o PCD aumentar o tom de voz e se valer dos seus direitos, ele mete o galho dentro e a contragosto, abre a porta do espaço.

Seria de bom tom que a gerência da filial tome providências para que tais desconfortos não mais aconteçam.





MAIS UMA FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR É SUCESSO NO BARROCO


 Mais uma Feira de Agricultura Familiar aconteceu no Barroco em Itaipuaçu (na rua dos Lírios) no sábado 14 de setembro das 8 às 14 horas.

Com a presença de diversos produtores rurais, da equipe do COOPERAR (que levaram mudas e sementes distribuidas , de micro-empreendedores e fabricantes artesanais, brechó, livreiros e artesãos, além de vários participantes que levaram seus quitutes ofertando uma grande variedade doces, salgados, pães, geleias, licores, cachaças tudo confeccionado artesanalmente.

A próxima edição da Feira de Agricultura familiar acontecerá no mesmo local, no sábado 28 de setembro das 8 às 14 horas, com muita variedade.

Em outubro, a primeira edição acontecerá no sábado dia 05 de outubro na praça Agroecológica de Araçatiba, também das 8 às14 horas, sempre com entrada franca.