Desde que a EPT em sua gestão do Vermelhinho "Tarifa Zero", que sabemos muito bem de zero não tem nada, pois custa muito aos cofres públicos e todo cidadão maricaense que paga impostos mesmo sem usufruir do vermelhinho, está pagando por ele, e onde foi criado o verdadeiro monopólio (tão combatido pelo ex-prefeito e atual deputado federal Washington Siqueira - o Quaquá) do transporte coletivo em Maricá, acabando com as empresas privadas e dando apenas como opção os ônibus da EPT, duas empresas alugam seus ônibus para que a EPT organize o transporte coletivo municipal.
Hoje todo maricaense pode se deslocar para TODOS os bairros da cidade com ônibus com ar condicionado, com várias opções de horários e com boa qualidade serviço, embora na hora do rush, ou em épocas escolares além dos horários de pico também o horário de meio de dia (com entrada e saída de escolas), o que faz com que os ônibus fiquem absurdamente cheios em quase todas as linhas, duas empresas faziam o aluguel dos seus veículos para a EPT. A Viação N. S. do Amparo alugava cerca de 100 ônibus para as linhas do 1º, 2º e 4º distritos, enquanto a FIEL com seus 18 ônibus, atendia as linhas do 3º distrito.
Mas desde que chegou (inclusive com enorme atraso e com ônibus já usados por outras empresas), a FIEL vinha mostrando o quanto era incompetente da gestão das linhas que tinha que cumprir. Os ônibus começaram a ficar extremamente sujos, não havia manutenção preventiva e quase nenhuma corretiva, os veículos começaram a andar sem ar-condicionado, com problemas mecânicos e quebrando todos os dias e trazendo atrasos nos serviços e enorme desconforto para os passageiros.
O jornal Barão de Inohan assim como outras mídias da região, relatavam quebra dos ônibus, sujeira e mal serviço, e nós em especial, questionávamos quando a FIEL perderia sua carta de licitação. Foram vários avisos e notificações, assim como multas contratuais aplicadas pela EPT à FIEL, mas se esta empresa fosse descredenciada, a segunda colocada na licitação (uma empresa de Cachoeiras de Macacu), já notificada, não demonstrava mais interesse na locação dos seus ônibus à EPT. Com isso, a terceira colocada nessa licitação foi chamada: a Viação Nossa Senhora do Amparo, que precisou comprar novos ônibus (cerca de 30), para suprir as linhas do3 distrito e já reforçar outras linhas dos demais distritos.
Com isso, em 26 de julho a FIEL encerra suas atividades para a EPT e a Viação Amparo assume quase todas as linhas existentes, deixando para a EPT, a linha E11, Centro x Araçatiba, que é feita com os micros e em alguns horários, com o micrão Mascarello, da frota original da EPT.
Tchau FIEL, você não nos foi FIEL e não sentiremos sua falta.