Duzentos e setenta e cinco candidatos entre homens e mulheres realizaram na segunda-feira (10/02) o Teste de Aptidão Física (TAF) para preenchimento de 55 vagas do concurso para agentes da Defesa Civil. A prova foi realizada na Rua 0, na Barra de Maricá e todos os candidatos foram reprovados. Além dos problemas da prova de aptidão, a maioria também não apresentou atestado médico para fazer a prova conforme consta do edital
O teste foi dividido em duas etapas. Na segunda, os candidatos tiveram que nadar 800 metros e correr 1.800 metros na areia. na parte da natação, os homens deveriam ter feito o percurso em 16 minutos e as mulheres em 17 minutos. Mas a entrada de uma corrente marítima durante a realização das provas, atrapalhou o desempenho dos candidatos reprovando todos eles.
Em função disse, a UFF organizadora da prova fará uma reunião a partir das 11h da terça-feira (11/2), na sede da Procuradoria Geral do Município (PGM) para discutir a possibilidade de uma reaplicação da prova. Isso porém não impedirá a realização sa segunda etapa dos testes de aptidão que serão realizados na terça feira no mesmo local. Trata-se da prova de biathlon onde as candidatas precisam terminar a prova de 400 metros de natação e 450 metros de corrida em 16 minutos. Já os homens terão 14 minutos para concluírem o mesmo percurso. O teste só não será efetuado se as condições de segurança marítima tiverem comprometidas.
Para a realização da prova, os candidatos contaram (ontem) e contarão (hoje) com o apoio de uma UTI móvel toda equipada, com uma ambulância semi-UTI, médicos, paramédicos, Guarda Municipal, Grupamento Tático Operacional (GTO), agentes e orientadores de trânsito, além das equipes da coordenação da Coseac (UFF), instituição que preparou o certame.