sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

MARICÁ TEM PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE PORTADOR DO CORONAVIRUS

Maricá tem o primeiro caso notificado  de suspeita de um portador do Coronavírus.


A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no final da tarde da sexta-feira (28/02). No total, o Estado do Rio de Janeiro tem 17 casos suspeitos de Coronavírus. Os municípios com os casos registrados são: Maricá (1 suspeito), Niterói (4 suspeitos), Rio de Janeiro (8 casos suspeitos), Nova Iguaçu (1 suspeito), Resende (1 suspeito), Nova Friburgo (1 suspeito) e Macaé (1 suspeito).

A Secretária de Saúde, Dra. Simone Costa, explicou: “É um paciente que deu entrada no Hospital Conde Modesto Leal, ele tem um sítio aqui em Maricá e é morador de Niterói, segundo informações, ele estava com uma pessoa proveniente da Itália que não é de uma área em que o surto está concentrado, mas é da Itália, sendo assim ele deu entrada hoje (28) no hospital com queixa de dor de garganta e sem nenhuma queixa respiratória pois é um dos fatores diagnóstico da doença, foi atendido e foi medicado, porém como ele esteve com uma pessoa de uma área em precaução e mediante ao fato, o protocolo de prevenção foi feito. Foi colhido uma análise material e encaminhada para o estado. Todos os matérias são colhidos e encaminhados para a secretaria de saúde do estado do Rio de Janeiro. Então esse caso é notificado ao Rio de Janeiro, mas clinicamente o paciente não tem nenhum quadro clínico que leve ao Coronavírus, sendo assim ele foi liberado para o domicílio dele. 

O caso é notificado porque você tem um quadro de uma pessoa que teve um contato com um italiano pessoalmente. Ele está com dor de garganta, sem febre e sem nenhum sintoma respiratório, mas por uma questão de precaução e seguindo os protocolos foi colhido o material e encaminhado para o Estado do Rio de Janeiro, quando o material é colhido ele entra no laboratório do estado e rapidamente é colocado como caso suspeito, mas como ele não tem os sintomas do coronavírus  o paciente não ficou internado”.

Já o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, afirmou: “Estamos em alerta máximo e preparados para enfrentar o Coronavírus. Desde o início do ano, trabalhamos na organização de um plano de resposta eficiente e ágil para enfrentar este novo vírus”.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE MARICÁ 

“A Prefeitura de Maricá esclarece que uma pessoa deu entrada na sexta-feira (28/02) no Hospital Municipal Conde Modesto Leal com quadro clínico de dor de garganta, sem febre e falta de ar.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente relatou que teve contato com uma pessoa em Maricá da cidade italiana de Florença, local que não há registro da doença, há quatro dias e que o mesmo já foi embora.

Por precaução, foi colhido material para análise e encaminhado para o laboratório estadual, conforme protocolo do Ministério da Saúde. O paciente não está internado, foi liberado sem nenhum critério de gravidade e com orientação e medicação.”