Os permissionários das Vans de linhas municipais, que fazem as mesmas linhas da EPT estão passando um sufoco, principalmente os que fazem as linhas onde os novos vermelhinhos (alugados à Viação Nossa Senhora do Amparo) também atuam.
No início do mês, estes permissionários (até hoje, desde que aas linhas de vans municipais foram criadas, ainda não foi feita nenhum lei de licitação e os permissionários, podem perder suas permissões de trabalho a qualquer momento) fizeram uma paralização para que se agilize o processo de legalização e cumprimento do contrato que os motorista esperam até hoje.
Este processo está enrolado nas mãos do secretário André luis Azevedo da Silva e seu sub secretário Douglas Carvalho e até agora nada fizeram. Em reportagem para o Barão de Inohan, em maio de 2018, o secretário informou que até julho (de 2018), tudo estaria resolvido, mas até agora nada.
Em 23 de setembro passado, estes permissionários fizeram a reivindicação para também serem contemplados com o aumento das passagens municipais da mesma forma que a Viação Nossa Senhora conquistou na justiça esse direito, após 10 anos de preços congelados, mas, a secretaria de transporte informou que não daria nenhum aumento e que, se quisessem, entrassem na justiça como fez a Viação Nossa Senhora do Amparo, em 2009.
Mas, mal sabiam que seus problemas iriam aumentar e se acumular. Na matéria veiculada pelo Barão de Inohan em 23/09 (https://obarao.blogspot.com/2019/09/permissionarios-de-vans-municipais.html), estes permissionários informavam que muitos estavam com BA (busca e apreensão) dos seus veículos, por não conseguirem mais pagar as altas prestações dos veículos novos, exigidos pela secretaria de transporte, e reivindicavam também, o validador, prometido pelo ex-prefeito (Washington Siqueira, o Quaquá) e até hoje, não cumprido.
E como nada que está ruim, pode piorar, desde 15 de novembro, a EPT colocou em circulação os novos vermelhinhos (alugados à Viação Nossa Senhora do Amparo), com ar condicionado, câmeras de segurança, acessibilidade total, portal USB, além de motoristas, combustível, limpeza, manuteção preventiva e corretiva à cargo da Viação Nossa Senhora do Amparo, o que garante uma grande qualidade do serviço, agradando a população e afastando de vez os usuários destas linhas.
Hoje, das 17 linhas existentes da EPT, a Viação Nossa Senhora do Amparo faz as linhas 12 linhas: E01 (Centro x Ponta Negra via Manoel Ribeiro), E02 (Centro x Ponta Negra via Cordeirinho e Bambui), E03 (Centro - Ubatiba), E05 (Centro x Lagarto), E06 (Centro x Espraiado), E07 (Centro x Retiro x Caxito), E08 (Centro x Gamboa via bairro Amizade), E09 (Centro x Ponte Preta via Jacaroá), E10 (Centro x Bambui via RJ 106), E11 (Centro x Araçatiba), E13 (Centro x Itapeba) e E14 (Centro x Jaconé, expresso e via Ponta Negra).
Segundo informações, os permissionários viram seus clientes migrarem para os novos vermelhinhos e garantem que hoje não conseguem colocar combustível para rodar. Além da paralisação, estes estiveram na secretaria de transporte mas não foram recebidos pelo secretário Casquinha, mas tiveram a informação que o prefeito Fabiano Horta, sensibilizado, poderá incorporar as vans à frota municipal, fazendo com estas virem "VERMELHINHAS" e a municipalidade banque a gratuidade para os passageiros, dando mais um passo para a criação do verdadeiro monopólio de transporte público no município de Maricá.
Os permissionários também informaram à reportagem do Barão de Inohan que três linhas de vans já pararam de circular por total falta de passageiros: CENTRO X UBATIBA, CENTRO X ESPRAIADO e CENTRO X LAGARTO. Ainda segundo informações, a CENTRO X CAXITO, a CENTRO X BAMBUI e a CENTRO X JACONÉ estão em vias de extinção.