Ônibus trafegam agora pela rua Athayde Parreiras, contornando a praça Conselheiro Macedo Soares |
Começaram na manhã da segunda feira 13 de abril, as mudanças no trânsito do centro de Maricá. Afim de evitar aglomerações nas calçadas, em tempos de Coronavirus, o prefeito Fabiano Horta determinou a mudança em três ruas do centro comercial do município, que foi executada pela Secretaria de Trânsito com auxilio da Secretária de Segurança e Ordem Pública.
A Rua Ribeiro de Almeida (conhecida como rua dos bancos), foi interditada para o trânsito, e apenas moradores das ruas perpendiculares à via, poderão ter acesso. Da mesma forma, a rua Senador Macedo Soares (rua do Bradesco), também foi interditada para os veículos. Já a rua Athayde Parreiras (quarteirão do centro comercial Varandão do Zé Carlos), passou a receber as linhas de ônibus que vão em direção ao terminal rodoviário do centro, ou à Rua Abreu Sodré, já que a rua Ribeiro de Almeida foi interditada. Veículos não podem acessar a rua, exceto para chegar aos dois estacionamentos existentes na via.
Rua Ribeiro de Almeida interditada |
Outra mudança foi na rua Abreu Sodré que voltou a ter mão única da praça Conselheiro Macedo Soares em direção a avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, o que facilitará muito a fluizdez do trânsito, principalmente no horário de rush.
Rua Senador Macedo Soares interditada |
As alterações acontecem de segunda à sexta das 8 às 18 horas (embora estejam estudando a ampliação até às 19 horas). Nos finais de semana, feriados e entre às 18 horas até às 8 horas da manhã, as vias estão liberadas para o fluxo normal e os ônibus voltam a circular pela Rua Ribeiro de Almeida.
Rua Athayde Parreiras só recebe trânsito de ônibus |
As mudanças são experimentais e outras podem acontecer, mas segundo determinação do prefeito, devido as aglomerações em bancos, mercados e farmácias causadas pela pandemia do Covid 19, as alterações aconteceram para que os pedestres possam circular nestas vias mais livremente e com maior espaçamento.
Nas ruas onde houveram as mudanças, agentes de trânsito e Guardas Municipais fazem a orientação |