quinta-feira, 30 de abril de 2020

PREFEITURA RESPONDE SOBRE MATÉRIA FALANDO DOS PROBLEMAS DO PAT


O jornal Barão de Inohan publicou na tarde da quarta feira 29/04, matéria relativa aos diversos problemas do Banco Mumbuca, onde beneficiários do PAT - programa de auxílio ao trabalhador, estariam tendo diversos tipos de problema para poder liberar e usar os recursos dados pela prefeitura aos trabalhadores autônomos de diversas áreas, aprovados após criterioso processo de avaliação. São mais de 26 mil beneficiados e até segunda feira 27/04, quase 13 mil benefícios já haviam sido liberados.

Ainda na matéria, foi relatado um caso de fraude e de desvio do recurso recebido por uma beneficiária, onde outra pessoa teria usado parte do dinheiro. Outro grave problema informado, é o fato do Banco Mumbuca, agência Itaipuaçu estar fechado desdo o final de março, fazendo com que clientes e agora os beneficiários, tenham que ir a Inoã ou vir ao centro de Maricá.

Vendo nossa matéria (https://obarao.blogspot.com/2020/04/beneficiarios-passam-sufoco-para-obter.html), na noite da mesma quarta feira, a prefeitura enviou nota de esclarecimento à nossa redação:

"A Prefeitura agradece a publicação da matéria e pede que toda denúncia recebida pelo veículo seja encaminhada à página do PAT no Facebook para que seja apurada. A Prefeitura informa, ainda, que está fazendo um esforço permanente no sentido de que todas as pessoas que eventualmente se enquadrarem nos critérios do programa sejam contempladas. Aquelas que tiveram seus pedidos negados terão suas inscrições repassadas para a Secretaria de Assistência Social, que vai avaliar, caso a caso. 

A Prefeitura vai tentar, dentro da lei, conseguir outra forma de contemplar essas pessoas. Quanto a denúncias de fraude, estão sendo feitos cruzamentos de cadastros e outras medidas capazes de identificar qualquer possibilidade de fraude. 

A Prefeitura esclarece, também, que se reuniu com o Banco Mumbuca para avaliar em conjunto os casos de problemas no recebimento do PAT. Para aquelas pessoas que optaram por receber o valor no próprio banco, em alguns casos estas instituições demoraram mais de 48 horas para proceder a transferência. Se a demora passar de 72 horas, o beneficiado deve informar à Prefeitura através da página do PAT na rede social Facebook.