O grande tumulto ocasionado nos dias 01 e 02 de janeiro no ponto final das linhas E01 (Centro x Ponta Negra via Manuel Ribeiro) próximo ao DPO de Ponta Negra e E02 (Centro x Ponta Negra via Cordeirinho no canal de Ponta negra próximo a ponte) onde passageiros se revoltaram com a grande demora de partida dos vermelhinhos, ocasionando extensas filas, segundo o Diretor Operacional da EPT, João Paulo Brito, aconteceu devido ao grande fluxo de veículos nas RJ 106 (Tribobó x Macaé) e RJ 102 (avenida Maysa), onde segundo o diretor da EPT, diversos ônibus ficaram presos no trânsito, ocasionando os enormes "buracos" entre a partida dos ônibus. Ainda questionado pela reportagem de Barão de Inohan, Brito informou que não aconteceram depredações dos veículos e houve apenas descontentamento dos usuários, mas garantiu que a EPT já está estudando nova logística para atender a população durante as férias, finais de semana de verão e carnaval.
O vereador Fabiano Novaes, sensibilizado pela situação, esteve em Ponta Negra e verificou falhas no planejamento da EPT, ausência de Guardas Municipais e agentes de trânsito e pouco policiamento, onde destacou o pronto atendimento dos policiais do DPO de Ponta Negra organizando a fila do vermelhinho E01 e evitando tumultos de maiores porporções.
Na manhã da sexta feira, o vereador Fabiano Novaes esteve no 12º Batalhão de Policia Militar, onde foi buscar soluções, afim de ajudar o serviço do secretário de segurança de Maricá Coronel Veras. Confira o video: