A chuva que cai em Maricá desde o início desta segunda feira 13/01, trouxe o caos para diversos pontos do município onde foi decretado estado de emergência, um ponto a menos que o estado de calamidade pública.
Chuvas de mais de 90 mm assolaram o município e também Itaborai e Rio Bonito, onde nascem a maioria dos rios de cortam Maricá, fazendo com que córregos, riachos e rios transbordassem em diversos pontos de Maricá.
Bairros inteiros estão debaixo d'água, ruas intransitáveis, RJ 106 e RJ 114 interditadas em diversos pontos.
Segundo Renato Machado, presidente da SOMAR, vários colégios de Maricá estão recebendo desabrigados, que infelizmente são muitos em todo o município.
O centro de Maricá na altura da praça Orlando de Barros Pimentel e Hospital, estão interditados e nem ônibus têm acesso. Por falar em ônibus, tanto os vermelhinhos quanto os ônibus da Amparo circulam em regime emergencial, mas em todas as linhas, com alguns desvios. Ônibus para o Rio e Niterói estão saindo com intervalos de 20 em 20 minutos.
A orientação é que os maricaenses fiquem em casa (se não tiverem problemas de alagamentos) e só saiam em último caso. Aqueles que tiveram suas casas invadidas pelas águas, as equipes da SOMAR e vários empresários e vereadores estão se mobilizando para resolver o caos instalado no município, com máquinas, equipamentos e voluntários além de 2 mil funcionários da SOMAR e vários outros de diversos setores da prefeitura. Caso haja necessidade, procurem uma escola próximo da sua residência para procurar abrigo.