quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

ABERTURA DO CANAL DA BARRA TROUXE VIDA PARA NOSSAS LAGOAS


A abertura do canal da Barra, no início deste ano, devido a uma das maiores secas já registradas em Maricá, o que estaria literalmente matando nossas lagoas, foi de fundamental importância para a revitalizando das mesmas.


Na época, além do retrono imediato dos biguás e patos selvagens (além das garças, habituês das nossas lagoas em qualquer condição), muitas espécies de peixes voltaram a habitar as águas do maior conjunto de lagoas do estado do Rio de Janeiro (a verdadeira região dos lagos).


Passado alguns meses, além das águas claras (apesar dos inúmeros e contsantes despejos de esgotos em toda sua orla, sem nenhum tratamento), a vida continua retornando de forma abundante, e desde outubro, os caranguejos fazem a festa e matam a curiosidade de visitantes e moradores de Maricá, ocupando toda a orla das lagoas, suas pedras e aumentando cada vez mais o ciclo da vida em nossas lagoas.

Numa iniciativa do presidente da SOMAR- Renato Machado, a vida retornou com força total às lagoas de Maricá e o processo de restauração da vida continuará, com a abertura do canal da cista, no Recanto de Itaipuaçu, ao lado da pedra do Elefante.