quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

A EXCEÇÃO DE UM PROBLEMA POR EXCESSO DE TRÁFEGO NA NOITE DO DIA 01, VERMELHINHOS ATENDEM BEM A POPULAÇÃO. Confira video exclusivo

DEMANDA SUPERIOR AO ESPERADO E TRÂNSITO CAÓTICO NA RJ 106, CRIA PROBLEMA EM PONTA NEGRA NO DIA 01/01, RESOLVIDO EM POUCAS HORAS


Exclusivo:  O Jornalista Pery Salgado esteve na tarde da quarta feira 08 de janeiro com o diretor operacional da EPT (Empresa Pública de Transportes), autarquia municipal de transportes de Maricá para conferir como foram os trabalhos dos vermelhinhos na passagem de ano de 2019 para 2020.

Trabalhando com 23 ônibus fretados (alugados à Viação Nossa Senhora do Amparo) e mais sete ônibus da frota original, os 30 ônibus deram conta do recado no periodo de 23 de dezembro até 05 de janeiro, atendendo bem a população em todas as 17 linhas operadas pela EPT, com regularidade e sem maiores atropelos, e o melhor, sem nenhuma depredação (por menor que fosse), dos vermelhinhos.

Exceção apenas para um problema pontual que aconteceu na quarta feira dia 01 de janeiro entre 20 e 22 horas, em Ponta Negra, nas duas linhas opertdas no bairro: E01 Centro x Ponta Negra via Manoel Ribeiro e Centro x Ponta Negra via Cordeirinho, com a 07 e 08 ônibus em cada linha respectivamente.

Um início de tumulto nos dois pontos finais em Ponta Negra, levou o diretor operacional (João Brito) ao local fazendo o trajeto por Cordeirinho, onde constatou que mesmo com 08 ônibus, a demanda estava excessiva. Chegando ao ponto final (no canal de Ponta Negra), viu um ônibus super lotado, com passageiros tentando forçar a porta de saída para poderem entrar, além de muitos estarem tentando entrar pela porta da frente onde não existia mais nenhum espaço físico dentro do coletivo.

Se apresentando como responsável pela EPT, explicou que se danificassem o ônibus, o mesmo não poderia prosseguir já que o coletivo não consegue se locomover com as portas abertas, e acalmando o grande número de passageiros no local, informou que três ônibus estavam vindo para conduzir com conforto estes usuários. Acalmado os ânimos, Brito solicitou que três ônibus (dois da frota original e mais um do fretamento) fossem deslocados para Ponta Negra para esvaziar o ponto final. Em menos de meia hora os ônibus chegaram e dois deles fizeram a deslocamento expresso (apenas aparando para desembarque), enquanto o terceiro fazia o trajeto normal.


Em cerca de trinta minutos os dois ônibus expressos chegavam com segurança ao terminal rodoviário do centro de Maricá, resolvendo o problema da linha E02 (Centro x Ponta Negra via Cordeirinho).

Estes dois ônibus então seguiram pela RJ 106 para dar apoio aos outros oito que estavam fazendo a linha E01 (Centro x Ponta Negra via RJ 106), mas que estavam presos no enorme engarrafamento que aconteceu na tarde/noite do dia 01/01.

Chegando ao ponto final em frente ao DPO de Ponta Negra onde policiais do PROEIS organizavam a enorme fila evitando maiores tumultos (a pedido do vereador Fabiano Novaes e do presidente da EPT Celso Haddad que entraram em contato com secretário de segurança Coronel Veras), Brito informou aos usuários que logo logo, estariam chegando dois ônibus para diminuir a grande fila. Por volta das 21:30h, os ônibus chegaram (além de outros que já faziam o trajeto normal) e fizeram a viagem de modo expresso (só parando para desembarque).


"Os problemas só aconteceram na linha E01 devido ao enorme fluxo de trânsito de descida para o Rio e Niterói e nossos ônibus ficaram presos no enorme engarrafamento e na linha E02, devido a enorme demanda de final de ano, muito além das nossas expectativas, porém, com nossas ações, em apenas duas horas (das 20 às 22 horas), conseguimos resolver o problema e acabar com as filas em Ponta Negra, lembrando que nas demais linhas não tivemos nenhum tipo de problema, assim como tudo correu perfeitamente nos demais dias, antes e após a virada do ano", informou Brito para o jornal Barão de Inohan e concluindo falou: "Já estou junto com o gerente operacional da Viação Nossa do Amparo (responsável pelo fretamento dos 25 ônibus - 23 em circulação e dois em reserva) acertando horários para atender a demanda de férias e já aprontando a circulação para o carnaval, para que não tenhamos mais estes problemas. Quero ter todo esse planejamento do carnaval pronto até o final de janeiro e conto com a ajuda da imprensa de Maricá para a divulgação da melhor solução do deslocamento dos usuários dos vermelhinhos nas 17 linhas que operamos, com especial atenção para as duas linhas de Ponta Negra, onde existe a maior demanda". 

Confira abaixo o video com a entrevista exclusiva: