terça-feira, 12 de março de 2019

PROBLEMAS NA SAÚDE E NOMEAÇÃO DE CUNHADO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DEIXAM PRESIDENTE DA CÂMARA DE "SACO CHEIO"

"EU NÃO ESTOU AGUENTANDO MAIS ESSA CONDIÇÃO DA SAÚDE ... JÁ ESTOU DE SACO CHEIO” disse indignado o presidente da Casa de Leis Aldair de Linda questionando os problemas da área de saúde e os favorecimentos particulares da secretária.


O clima pegou fogo e a indignação tomou conta do plenário da Câmara de Maricá na sessão da segunda feira 11 de março. Vários assuntos foram debatidos, dentre eles o carnaval de Maricá e a questão da falta de segurança em Ponta Negra. Defendida pelo vereador Ismael Breve, foi amplamente atacada pelo vereador Chiquinho e confirmada pelo líder do governo Fabricio Bittencourt que disse ser Ponta Negra, o “calcanhar de Aquiles” de Maricá, na questão da segurança, mas ainda assim, dizendo que o trabalho foi feito, mas que tem que melhorar muito. Outro fato ainda sobre Ponta Negra e o carnaval, é a possibilidade da extinção do Bloco da Farinha sugerido pelo Vereador Ismael Breve, lembrando todos os problemas que o Bloco do Carvão causava na cidade e que culminou com uma morte, encerrando a história do bloco. Sugeriu que este tal Bloco da Farinha, tenha um lugar específico para se apresentar, pois o mesmo traz prejuízos à população e ao comércio local.

Mas a discussão ficou mais acalorada quando o vereador Ricardinho Netuno falou sobre o concurso público de Maricá, cujo processo seletivo já se arrasta há quase um ano e só agora começaram as convocações e diversas pessoas qualificadas, gabaritadas, ficaram de fora, com pós graduação, enquanto outras estão dentro por total interesse político. “Eu recebi uma denúncia presidente, que o cunhado da secretária de saúde (Dra. Simone Costa), entrou como Coordenador da parte de farmácia da nossa prefeitura sem qualificação alguma, se formou recentemente, enquanto diversos profissionais que trabalham lá, há anos, com currículo exemplar, mil vezes melhor do que do cunhado da secretária, ficaram de fora e ele ganhando como coordenador, com salário altíssimo, então aonde está a necessidade da cidade? É  melhorar a qualidade do seu profissional, colocar pessoas qualificadas ou continuar  atendendo interesses pessoais, interesses particulares beneficiando quem tem padrinho político e deixando profissionais qualificados de fora. De repente este foi o motivo de vários pediatras que poderiam estar trabalhando na cidade, vários médicos que ficaram recebendo por TAC, recebendo atrasado – o TAC é um termo de ajuste e só ser realizado uma vez, duas vezes no máximo, é caráter excepcional e nós estamos há quase um ano, pagando os profissionais de forma errada, então isso atrapalha você trazer bons profissionais para a cidade, criar um vínculo e melhorar nossa saúde”, concluiu o vereador Ricardinho.

Imediatamente, se mostrando indignado com a situação o vereador Aldair de Linda tomou a palavra e garantiu que na sessão da quarta feira trará a classificação do cunhado da secretária Simone e senão estiver dentro do contexto da classificação Aldair irá pedir a exoneração do mesmo. Prometo a vossa excelência.

O vereador Ricardinho retomou sua fala dizendo: “Eu recebi diversas pessoas que fizeram o processo, já estavam na prefeitura trabalhando e ficaram de fora, estão perdendo o vínculo com o município, pessoas que mereciam estar ocupando cargo de coordenação ...” e neste momento foi novamente interrompido pelo presidente da casa de leis, Aldair de linda, que disse: “Concordo plenamente com vossa excelência, saúde não se pode colocar amigos, saúde tem que colocar profissionais competentes”.


E o assunto voltou como tema na fala do vereador Dr. Felipe Auni: “Quanto a questão do processo seletivo citou aqui um caso, nosso presidente também já falou, mas eu estarei pedindo uma auditoria para que a gente possa ver sobre esse caso trazendo transparência para nossa população. Já mandei mensagem para a secretaria de saúde dizendo que vou solicitar essa auditoria.” E continuou: “E outra coisa, é fato que eu tenha atendido muitas pessoas reclamando de vários funcionários da saúde e de outras repartições públicas. Ora, se a pessoa não está satisfeita, está mal humorada, pede demissão, pede para sair como dizia o Capitão Nascimento, não precisa ficar no município. Eles são bem remunerados, o trabalho não é cansativo, agora, atender a população com má vontade, é inadmissível. E ai vou direto no ponto da saúde. Tem funcionários não tratando bem nossos munícipes. Já cobrei da secretária, vou fazer questão de apurar vou pedir para aqueles que estão fazendo isso, que seja punidos, sejam demitidos, por que não pode acontecer isso com nossa população. Eu tenho relatos, eu tenho fatos, quando eu tenho isso documentado com todas as provas que eu possa apresentar, elas estão aqui comigo, quando são falácias, temos que pesquisar, eu recebi e tenho tudo isso, vou estar sim cobrando isso”. 

Neste momento o vereador Ismael pediu um a parte e lembrou que o problema é muito maior quando o funcionário é CONCURSADO. “Eles chegam para mim e falam claramente: vereador, eu sou concursado. Eu digo o seguinte, quando o concursado é ruim, que coloque ele já em cima da pedra do Silvado para ele trabalhar do sol quente, para ver se ele não vai melhorar e pedir para voltar logo para seu lugar” concluiu indignado o vereador Ismael, tendo o vereador Dr, Felipe Auni concordado e dizendo que realmente, com o concursado o problema é muito pior.


Neste momento o vereador Robgol pediu a palavra e disse fazer dele as palavras do vereador Dr. Felipe Auni, afirmando receber no seu gabinete várias reclamações de funcionários dos ônibus da EPT. Várias pessoas estão sendo humilhadas por estes concursados, mas tudo tem limite”.

Tomando a palavra, o vereador Aldair de Linda desabafou: “Eu sou suspeito de falar, sou o presidente desta casa, mas EU NÃO ESTOU AGUENTANDO MAIS essa condição da saúde. A secretária traz apadrinhado dela de outro município enquanto o prefeito Fabiano Horta assinou um compromisso com empresas de fora que 70% dos funcionários destas empresas que aqui virão tem que ser do município. Será que nós não temos pessoas competentes no nosso município, tem que ser de fora?” questionou o presidente dando um exemplo: “Eu vou dar um exemplo aqui. Temos a Alexandrina, uma pessoa que está há 10 anos no governo, que passou por tudo de dificuldade neste governo e ai trouxeram uma pessoa de Tanguá e colocaram no lugar como coordenadora, apadrinhada da Dra. Simone.”  

Neste momento o presidente da casa de leis se mostrou extremamente irritado com a situação, questionando a competência dos nossos trabalhadores e perguntando por que tem que trazer pessoas de Tanguá para trabalhar aqui, pessoas amigas da secretária de saúde, além de outros problemas. “Eu não aguento mais. Vocês sabem que eu sou governo, mas o mal do protegido é o protetor. Tem muito mais coisa aqui. Já marquei almoço, contatos e ela não me responde. Eu não estou aguentando mais. Respeito muito o governo, sou o presidente desta casa, tenho que ajudar, mas JÁ ESTOU DE SACO CHEIO”.

E AGORA SECRETÁRIA, O QUE TEM A DIZER?