segunda-feira, 26 de novembro de 2018

NOVO HOSPITAL SOMENTE A PARTIR DE SETEMBRO DE 2019

INFORMAÇÃO FOI DADA PELA SECRETÁRIA DE SAÚDE AO JORNALISTA PERY SALGADO


Aconteceu na tarde da quarta-feira (21), no plenário da Câmara, a audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao primeiro e segundo quadrimestre de 2018, como exige a Lei Complementar 141/2012. Na apresentação de dados foram retratados de forma detalhada os relatórios quadrimestrais. Estiveram presentes os vereadores Dr. Felipe Auni, Cemar, Ismael Breve e Ricardinho Netuno, além da secretária de Saúde, Simone Costa, e representantes da Secretaria.

Durante a audiência, foram apresentados os números de atendimentos ambulatoriais e emergenciais, exames realizados, cirurgias, além da quantidade de postos de saúde, locais de atendimento, entre outros.

Também foram apresentados os indicadores e metas da Secretaria Municipal de Saúde. Por exemplo, a meta pactuada para 2018 para a cobertura populacional estimada pelas equipes de atenção básica foi de 78%. Até abril 76% da população foi alcançada. Também foi feito demonstrativo financeiro com dados da receita de impostos e transferências para a Saúde.

Simone foi questionada pelo jornalista Pery Salgado, sobre a data de entrega do novo Hospital Municipal. A secretária afirmou que ainda falta a liberação do Ministério da Saúde. O que deve ocorrer em breve. Com isso, até o segundo semestre de 2019, a unidade deverá entrar em funcionamento.


“Para a abertura de um hospital não dependemos só da parte física. Além dela, temos que ter habilitações, tanto federal quanto estadual. Teremos uma visita do Ministério da Saúde. Solicitamos para o hospital novo a Categoria Porta Aberta. A gente vai precisar  ser Porta Aberta. Na nossa região só temos uma unidade assim que é o Hospital Aberto Torres. Teremos a possibilidade do porto, então precisaremos ter uma unidade de alta complexidade em nosso município e todas as habilitações são delimitadas pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos de ponta já estão sendo comprados. Estão sendo feitos os processos licitatórios. Nossa previsão é o segundo semestre de 2019”.

O jornalista perguntou também sobre o Centro de Diagnóstico e a Unidade Básica de Saúde do Flamengo que será transformada em Posto de Saúde da Família, o primeiro da região central de Maricá, e que, durante a inauguração da Arena Flamengo em janeiro deste ano, a secretária informou ao jornalista com exclusividade, que a entrega seria em março,fato que não aconteceu e hoje, as duas obras vizinhas, estão paradas com placas imputando a paralisação ao governo federal.

Simone disse que a parte física está praticamente pronta e que realmente a UBS será transformada em PSF, com atendimento mais amplo e com mais especialidades, mas que devido a construção de um muro de contenção de um condomínio ao lado dos prédios públicos, a entrega está prevista para o início de 2019.

Simone Costa aproveitou para listar algumas das ações promovidas pela Secretaria durante esses dois quadrimestres. “Tivemos a reforma e reinauguração da unidade básica de Bambuí, realizamos a adequação do Capsi, adquirimos camas e novos equipamentos para o hospital, descentralizamos para algumas unidades o teste rápido de HIV, Sífilis, HVB e HVC, passamos a ter atendimentos ambulatoriais para o tratamento de HIV, fizemos conscientização contra sífilis, capacitamos a equipe de agentes comunitários com a Fiocruz, fizemos campanhas de vacinação”.

Segundo a secretária, médicos e enfermeiros da Atenção Básica foram atualizados em suporte de vida cardiológico avançado. Ela ainda a apresentou a carteira da Pessoa Idosa que a partir de janeiro será distribuído em Maricá.

O vereador Ricardinho Netuno questionou a secretária sobre as filas no posto de Saúde Central e do processo seletivo da saúde realizado este ano. “Queria saber como está o trâmite interno porque muitos me perguntam sobre isso. Eles querem saber quando serão chamadas e se serão chamados”.

Em resposta, Simone informou que ainda esta semana terá a liberação para a contratação dos candidatos aprovados no processo seletivo da saúde. “Não vejo a hora do processo se findar. Devemos ter essa contratação temporária o mais rápido possível. Esse processo foi alvo de análise do MP. Tivemos audiência, fizemos resposta e provamos o que o MP questionou. A lista final está pronta, mas precisa ser homologada de acordo com MP. Tudo o que colocamos para o MP foi legítimo. Dependemos da resposta judicial. Acredito que essa semana devemos ter resposta. Tivemos 27 mil inscritos. Fizemos análise individual de cada candidato”.

O vereador Cemar parabenizou a Secretaria de Saúde pela clareza e concisão na demonstração dos dados referentes à pasta.  “Maricá vem atendendo não só seus munícipes, mas pessoas de outros municípios. Quero deixar meu apreço por sua gestão e quero parabenizar a senhora, sua gestão e todos que trabalham para que tenhamos êxito”.

O presidente da Comissão de Saúde também parabenizou a Secretaria de Saúde e ainda salientou o bom atendimento à mulher gestante. “Fico feliz porque foi relatado que não tivemos nenhum óbito materno nem no primeiro e nem no segundo quadrimestre. Isso é ótimo”, disse Felipe Auni. 

O jornal Barão de Inohan, o Informativo CulturarTEEN, o jornal A TRIBUNA de Niterói foram representados pelo jornalista Pery Salgado. Esteve presente também, o site LSM.