Um dos mais queridos e mais importantes pastores da região. Pastor Mariano Santos (da igreja Universal), conversou com a reportagem do Barão de Inohan e deixou claro que aposta nas reformas que a Coordenação de Assuntos Religiosos de Maricá quer fazer.
“Os templos religiosos precisam se adequar, se regularizar, para que possam futuramente usufruir de benefícios municipais, estaduais e federais. Templos religiosos não podem incomodar a vizinhança com atividades, cultos, orações, rezas, canticos em som alto, pertubando a paz dos moradores locais. Eu mesmo, em vários locais por onde passei, aprendi muito.
Em um bairro do Rio de Janeiro onde já ministrava, tivemos alguns problemas com a vizinhança e aprendemos com os erros. Até gato morto jogaram no teto da igreja, mas vimos que não tinhamos nenhum direito de incomodar quem estava ao nosso redor. Nossas atitudes mais afastavam do que aproximavam.
Fomos nos adequando, fechamos nosso templo durante os cultos e o som ficava apenas dentro do prédio, sem incomodar a vizinhança.
Mas meu grande aprendizado, foi quando já pastoreando em outro local, uma vizinha, evangélica, ao encontrá-la na rua, perguntei por que não ia em nossa igreja. A resposta dela foi para mim contundente: "Pra que ir na igreja Pastor, se escuto tudo do sofá da minha casa".
Isso mesmo, apesar de ela nunca ter reclamado, ela foi contudente em sua informação ao dizer que não só invadiamos sua privacidade com som altissimo, assim como, mesmo ela sendo evangelica, de certa forma afastavamos ela da nossa igreja, uma vez que, ao ouvir o som do sofá de sua casa, não havia necessidade dela ir até nossa igreja. Ao resover o problema do som, com um tratamento acústico e colocando portas blindex no tempo, paramos de inocmodar a vizinhança e como ela não ouvia mais os cultos do sofá de sua casa, ela passou a nos visitar e ganhamos mais uma fiel. Ou seja, é isso que temos que fazer, não afastar, mas trazer o povo para dentro da casa de Deus.
Aprendemos muito apanhando, pagando multas, ouvindo uma série de reclamações e hoje, temos a certeza que dentro do nosso templo, podemos louvar, orar, no volume que quisermos, mas sem que este som passe da porta para fora, incomodando os outros. Infelizmente alguns locais exageram, e incomodam até mesmo pessoas ligadas a mesma religião. Isso é um absurdo. Os templos religiosos devem praticar suas atividades de portas fechadas, até por que, Deus não é surdo!”, finalizou o Pastor Mariano, cohecido como “o amigo de todas as horas”.