quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Marcus D’Almeida, atleta olímpico visita a Prefeitura de Maricá

 Arqueiro olímpico foi recebido pelo prefeito Fabiano Horta e por gestores da Secretaria de Esporte após sua participação nos jogos de Paris

O prefeito Fabiano Horta recebeu na quarta-feira (14/08) a visita do arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida, que retornou de sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta número 1 do mundo no tiro com arco, foi eliminado pelo sul coreano (atleta nº 2 do mundo e terminou sua participação na 9ª colocação) se encontrou com o prefeito Fabiano Horta e com a primeira-dama Rosana Horta no gabinete, juntamente com o secretário de Esporte e Lazer, Diogo Brito, e o subsecretário Carlos Vagner Frauches.

O prefeito parabenizou Marcus pela presença nas disputas olímpicas e afirmou que ele se tornou um símbolo para a juventude não só de Maricá, mas também de todo o país. Outro item destacado por Fabiano Horta foi a fala do arqueiro numa entrevista logo após sua saída dos jogos, onde ele apontou a necessidades de mais investimentos em atividades esportivas.

“Foi uma declaração brilhante dada por ele com serenidade. Mesmo após uma derrota, a fala foi muito consciente de que o investimento é a construção do desempenho. Todos sabemos que a participação numa olimpíada e a conquista de uma medalha olímpica são um processo de construção e amadurecimento, que irá se concretizar. Ele e a Ana Luísa Caetano fizeram o Brasil acordar na madrugada para torcer, isso não é pouco”, classificou o prefeito, citando a outra arqueira que esteve nos jogos e, atualmente, participa de outras competições na Europa.

Marcus D’Almeida agradeceu pela homenagem e ressaltou que o apoio do poder público é fundamental na formação de novos atletas. “Tive vários convites para treinar em outros lugares, mas preferi ficar e treinar em casa, porque é assim que me sinto em Maricá e no centro de treinamento que temos na cidade. Com o empenho de todos aqui, tenho certeza que o próximo medalhista olímpico do tiro com arco vai sair daqui”, projetou o atleta, que vai levar uma arqueira do projeto Maricá Cidade Olímpica como convidada para uma competição na Argentina ainda neste ano.

O secretário Diogo Brito afirmou que a declaração do arqueiro revela um comprometimento maior do poder público municipal. “Para nós é muito bom ver que o investimento que vem sendo feito pelo município vem dando resultado. O próprio projeto Maricá Cidade Olímpica é um exemplo disso e seguimos na busca por talentos na cidade”, reforçou o titular da pasta de Esporte e Lazer.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, João Cruz, Maricá não apenas investe, mas tem projeto para o setor de esporte, trazendo também torneios internacionais para a cidade. Ele afirma que o incentivo começou no tiro com arco há mais de uma década, com a cessão do local que hoje abriga o centro de treinamento.

“É um espaço ideal para a prática desta modalidade, mas a administração abrange ainda outros esportes. No caso do tiro com arco, nós mantemos uma escolinha onde filtramos os mais talentosos para formar futuros arqueiros. É um trabalho ininterrupto e muito frutífero”, afirmou.

Fotos: Evelen Gouvêa