sexta-feira, 16 de agosto de 2024

16/8, começa a corrida eleitoral com 4 candidatos a prefeito de Maricá


 Alguns afirmam que as eleições em Maricá em 2024 não serão para amadores e alguns mais pessimistas temem até por uma dose de violência (esperamos que todos tenham bom senso, principalmente os correligionários e cabos eleitorais).

Mas o que temos visto até agora, é uma grande dose de incertezas nessa corrida eleitoral que começará na sexta feira 16/08 em todo território nacional.

Essa corrida eleitoral começou com quatro partidos lançando pré-candidatos a prefeito: NOVO (Cláudio Ramos), PL (Ricardinho Netuno), PT (Washington Siqueira) e PSOL (Marcos Costa).

Convenções e confusões

- No dia 20 de julho foi dada a largada para as convenções. O primeiro partido a realizá-la foi o NOVO, confirmando o advogado Claudio Ramos candidato a prefeito e César Augusto a vice-prefeito.

- No dia 21 aconteceria a convenção da Federação PT, PV, PCdoB, que acabou sendo adiada e transferida para 24 de julho, mesmo dia da convenção do PL.

- O PSOL abre mão da corrida eleitoral e prega o voto nulo. A disputa passa a ser de apenas três partidos: NOVO, PT e PL

- No dia 24 de julho a presidência da Câmara proibiu a convenção do PL na casa de leis, alegando insegurança e falta de capacidade para o possível grande público. A Federação PT, PV, PCdoB fez sua convenção só com os dirigentes e confirmou o deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá) como candidato à prefeito e João Maurício (o Joãozinho, ex-secretário de governo de Fabiano Horta) candidato a vice-prefeito. Paira no ar a dúvida sobre a INELEGIBILIDADE de Quaquá, em virtude de uma ação e segunda instância julgada pelo TRF2 que o condena no caso do acidente aéreo que matou um juiz federal e o piloto.

- No dia 31 de julho o PL com liminar da justiça, consegue realizar sua convenção na Câmara de Maricá, mas o então pré-candidato a prefeito Ricardinho Netuno, é derrubado pelo diretório municipal do partido. A convenção termina sem o nome do candidato a prefeito.

- No dia 01 de agosto, o PSTU lança Luquinhas pré-candidato a prefeito de Maricá.

- No dia 04 de agosto, Ricardinho Netuno em rede social confirma o seu nome como candidato a prefeito pelo PL, após decisão do diretório nacional. Luana Gouvêa, candidata a vereadora, abre mão de sua candidatura e é escolhida candidata a vice-prefeita.

Dia 05, último dia das convenções, cheio de emoções

- O PSTU informa que não lançará nenhum candidato a prefeito de Maricá, retirando a pré-candidatura de Luquinhas.

- O PL informa que o candidato a prefeito será FABINHO SAPO com Luana Gouvêa mantida como vice. Ricardinho Netuno fica atônito, sem acreditar na decisão.

- O PMB - Partido da Mulher Brasileira (na surdina), faz sua convenção e lança a funcionária pública aposentada Márcia Santiago candidata a prefeita e o empresário e militar da Marinha do Brasil Jacques Alexandre como candidato a vice-prefeito.

Com o término do período das convenções, são quatro os candidatos a prefeito de Maricá (apresentados por ordem alfabética):

CLAUDIO RAMOS (César Augusto como vice) NOVO (30)



Claudio Ramos (70) é o candidato com mais idade e atua na cidade de Maricá e do Rio de Janeiro como advogado. Já presidiu e/ou participou de inúmeras associações de moradores e de classe em Maricá. Suplente de vereador pelo PDT, assumiu o cargo quando Paulo Maurício deixou o partido em 2012. Revolucionou a Câmara de Maricá, dando um sacode no legislativo da época reverberando no executivo. Foi o criador do Fundo Soberano de Maricá ainda no governo de Washington Siqueira, mas que ficou engavetado pelo então prefeito e só colocado em prática por Fabiano Horta em 2017.

César Augusto é da Marinha do Brasil, empresário, ativista em várias causas e entidades em Maricá, sendo o primeiro presidente do Conselho da Cidade de Maricá.

FABINHO SAPO (Luana Gouvêa como vice) PL (22)

Após várias mudanças conforme informamos detalhadamente acima, o PL (Partido Liberal) definiu sua chapa para prefeito e vice, tendo Fabinho Sapo (47) e Luana Gouvêa (34) para tentar acabar com domínio petista em Maricá que perdura há 16 anos. Fabinho foi candidato a vereador em 2020, conquistando 460 votos.

Luana Gouvêa (34), mulher guerreira, mãe atípica, uma das fundadoras do SIMPLIFICA DOWN, que vem há anos lutando por espaço, brigando por mulheres, por crianças, por respeito aos pcds de Maricá é casada, mãe de 4 filhos (um deles, o mais novinho com Síndrome de Down), será a candidata a vice-prefeita na chapa puro sangue do PL Maricá, no pleito de outubro. Na convenção do partido, no púlpito, ainda candidata a vereadora mostrou que viria fazer a diferença com seu discurso firme, emocionado e vibrante.

MÁRCIA SANTIAGO (Jacques Alexandre como vice) PMB (35)

Márcia Santiago, funcionária aposentada, após 39 anos de serviços prestados ao município de Maricá passando por vários governos, é formada em Administração. Entre o período de 1982 a 2020 trabalhou nas secretarias de Obras e Serviços Públicos, responsável pela execução do orçamento  da obra do “Calçadão de Araçatiba”; na Fazenda (Centro de Processamento de Dados); na Superintendência Geral de Desenvolvimento  Sustentável e Infraestrutura Urbana; na Agricultura, Pecuária e Pesca - (PRONAF) Responsável pela prestação de contas dos recursos de construção do “Mercado do Produtor" e da compra de sondas de poços artesianos para agricultura familiar; na Superintendência de Projetos Especiais da Saúde, cuidou da instalação e licitação de 12 UBS (unidades básicas de saúde) e 2 equipes de saúde da família, incluindo a participação na equipe de instalação de UPA em Inoã e Ponta Negra. Entre os anos de 2013 e 2016 foi emprestada à Prefeitura de Itaguaí pelo Prefeito Washington Siqueira (PT).

Retornando à Maricá, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete do Secretário Saúde e, de 2017 à 2020, ocupou o cargo de Superintendente Administração e Finanças do ISSM, onde supervisionou a construção e inauguração do prédio do Instituto de Seguridade Social de Maricá.

Jacques Alexandre candidato a vie-prefeirto é cristão evangélico e casado. Empresário e Fuzileiro Naval da reserva. É Especialista em Segurança, Geointeligencia, Assessoria em Estado Maior e graduando em Segurança Pública e Cidadania na UFF. Como pesquisador em mais de 15 países, teve experiência de observar como uma melhor sensação de segurança influencia a qualidade de vida, proporcionando investimentos diversos, principalmente no turismo. Participou de ações da Marinha junto à ONU vários países. Foi um dos fundadores do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança ligado ao ISP (Instituto de Segurança Pública.

Convidado por Márcia Santiago a concorrer como Vice-prefeito à cidade de Maricá, vê esse novo desafio colocando-se como um ajudador e conselheiro da candidata, por quem tem muito apreço e confiança de que a mesma está preparada e com CORAGEM PRA FAZER os ajustes necessários ao desenvolvimento maior de nossa maravilhosa cidade.

Washington Siqueira - Quaquá (João Maurício - Joãozinho como vice) Federação PT,PV,PCdoB (13)

Sociólogo, sua história começa no início da década de 80 nos bancos escolares. Foi o fundador do PT em Maricá e um os fundadores no estado. Galgou cargos importantes, criou inimigos, mas angariou uma legião de seguidores. Fala o que quer doa a quem doer (seu coração está na boca). Foi prefeito de Maricá em duas gestões, fez seu sucessor (Fabiano Horta), se elegeu Deputado Federal e agora tenta voltar ao cargo de prefeito, embora tenha que brigar com a justiça para confirmar sua candidatura.

Quaquá quando presidente estadual do PT, trouxe João Maurício para Maricá, colocou-o como secretário de governo de Fabiano e o fez presidente estadual da agremiação. Hoje Quaquá é um dos 4 vice-presidentes do PT nacional.

Quaquá escolheu então Joãozinho como seu vice, que vem sendo preparado desde o início de 2023 para quem sabe até ocupar a cadeira de prefeito em um impedimento de Quaquá pela justiça. Por fora, corre o nome de Aldair de Linda, presidente da casa de leis, para ser o candidato a prefeito ou a vice formando chapa com Joãozinho.

Na sexta feira 16/8 começa a corrida eleitoral, que por enquanto está confusa. cheia de surpresas, troca-trocas, baixas de candidaturas e brigas judiciais. Esperamos que fique apenas nessa seara, e que a disputa mesmo acirrada, seja honesta e de plena paz! (será???)