O Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, https://rockinrio.com/rio/pt-br/ao-vivo/


domingo, 18 de agosto de 2024

DELEGAÇÃO BRASILEIRA PARA AS PARAOLIMPIADAS CHEGA À PARIS


 A delegação brasileira começou a embarcar, na segunda-feira (12), para a França, visando a disputa dos Jogos Paraolímpicos de Paris-2024. O megaevento tem sua cerimônia de abertura marcada para o dia 28 de agosto e o encerramento para 8 de setembro. Ao todo, o Brasil levará 279 atletas para representar o país em 20 modalidades diferentes.

O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e um do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Eles participarão das disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos de Paris-2024, uma vez que o país não conseguiu a classificação para os torneios de basquete e rúgbi em cadeira de rodas. Esta será a maior delegação do Brasil fora do seu território, superando os 259 convocados de Tóquio-2020. O número só não supera o registrado nos Jogos do Rio-2016, quando levou 278 representantes.

Dos 254 atletas com deficiência convocados, 88 jamais estiveram em uma edição de Paraolimpíada. O número de estreantes representa 34,64% do total dos atletas que vão competir pelo Brasil na capital francesa. A modalidade com mais novatos em Jogos Paraolímpicos é o atletismo. Dos 70 atletas convocados para o evento, 23 vão estrear na competição em Paris. Judô e natação são outras duas das modalidades com mais estreantes em Jogos nas suas equipes convocadas, com nove atletas debutantes cada. 

Além disso, 116 são mulheres, ou 45,67% do total dos competidores. O número representa a maior convocação feminina brasileira na história dos Jogos Paraolímpicos, tanto em quantidade, quanto em termos percentuais. As atletas que estarão na capital francesa serão em maior quantidade em Paris do que na edição de 2016, no Rio de Janeiro, quando o Brasil teve 102 mulheres.

Medalha

Os organizadores das paraolimpíadas divulgaram as medalhas. Elas são muito mais bonitas que as medalhas olímpicas. Que a delegação brasileira tenha muito sucesso. Confira: