Um erro grotesco no asfaltamento na RJ 106 no trecho entre o Condado e Ubatiba concluído no final de setembro e que passa nestes dias pela etapa de colocações de sinalizações horizontais, tachões e pinos cilíndricos com toda certeza irá colocar a vida de todos que por ali passarem indo no sentido Niterói da rodovia.
Exatamente no quilômetro 31 da RJ 106 (em frente a Churrascaria Moinho do Sul), uma curva bastante aberta à direita que pode ser feita em média velocidade, teve sua nova pista após o asfaltamento com o caimento para o centro da pista, onde qualquer leigo tem ciência que o caimento tem que ser para a lateral das pistas (meio fio ou acostamento). Com isso, carros de menor porte que fizerem a curva em velocidade de média para alta poderão perder o controle do veículo e capotarem indo na direção de um posto de combustíveis do outro lado da rodovia. Outro grave problema será com os veículos de maior porte, principalmente caminhões com carrocerias de maior altura, que dependendo da velocidade que venham a fazer a curva, poderão tombar caindo com a carroceria na pista sentido Saquarema, o que poderá ocasionar uma grande tragédia.
Para complicar, exatamente no meio da curva, outro erro absurdo de projeto para supostamente beneficiar um restaurante no local, fez aparecer dois canteiros (onde tinham duas árvores e que após a conclusão das obras para criação dos canteiros, as árvores foram retiradas - local onde o jornalista Pery Salgado foi agredido por funcionários da prefeitura ao questionar o por que as árvores estavam sendo arrancadas) que supostamente serviriam de estacionamento para três carros, mas que o Eng. Victor da STEV (secretaria de trânsito de engenharia viária) descontente com a insistência destes canteiros embora não estivesse no projeto original por ele executado, transformou em estacionamento de motos, pode provocar outro tipo de acidente, principalmente à noite quando veículos poderão subir nestes canteiros e capotar, causando várias vítimas.
Com a existência destes canteiros e com o erro de caimento da pista no local, várias faixa estarão sendo pintadas no asfalto alertando os motoristas quanto a existência do canteiro e faixas sonorizadoras também serão pintadas a partir da saída do Condado para alertar aos motoristas sobre a curva existente, tentando diminuir a velocidade no local. Mesmo assim preocupado o Eng. Victor falou à nossa reportagem que não poderá colocar muitas faixas sonorizadoras em função de existirem muitas residências no local.
IGREJA EVANGÉLICA É OUTRO PROBLEMA
Outro fator preocupante é a existência de uma igreja evangélica próxima a curva, onde em dias de cultos os "fiéis" ocupavam o acostamento estacionando em 90° graus, e que agora não terá NENHUM tipo de estacionamento. Embora o local venha a ser bem sinalizado com faixas e placas PROIBINDO O ESTACIONAMENTO, será de suma importância a presença de agentes de trânsito PROIBINDO o estacionamento, o que também poderá ocasionar graves acidentes se os "fiéis" insistirem.