terça-feira, 20 de outubro de 2020

QUE LIXO!!! FIM DE FESTA PARA A KATTAK? E OS CAMINHÕES QUE A PREFEITURA DEU EM 2017?


 Desde o mês de junho, a população de Maricá vem sofrendo com constantes atrasos nas coletas de lixo domiciliar. O quadro se agravou do mês de agosto, em meio a pandemia preocupando à todos pois lixo é caso de saúde pública, e a cidade (assim como o país e o mundo, passou por uma série de restrições devido a Covid-19).

O jornal Barão de Inohan entrou em contato com a secretaria de comunicação cobrando alguma resposta oficial da prefeitura e esta respondeu dizendo que o contrato estava sendo renovado conforme pode ser verificado na matéria do link ao lado https://obaraoj.blogspot.com/2020/09/prefeitura-explica-em-nota-os-problemas.html .


Embora o serviço de coleta de lixo seja realizado por uma empresa privada (KATTAK do empresário Fernando Trabak), em 2017 (já com seis anos "servindo à prefeitura desde o governo de Washington Siqueira, o Quaquá) esta empresa passou pelo mesmo problema e a prefeitura de Maricá mesmo pagando anualmente uma quantia enorme pelos serviços de coletas (algo em torno de de R$ 12 milhões por ano), comprou 11 novos caminhões de coleta pela então secretaria de conservação e cedeu à KATTAK conforme matéria do link ao lado https://www.marica.rj.gov.br/2017/07/25/marica-ganha-nova-frota-de-caminhoes-para-coleta-de-lixo/ .

Mas a Kattak que tem uma série de problemas trabalhistas, não cuidou devidamente da frota e exatamente três após o grave problema pelo qual passou a empresa que foi motivo da intervenção da prefeitura e a coleta voltou e ter graves problemas e a frota está quase toda sucateada, conforme foi verificado pela reportagem do Barão de Inohan que foi até a sede da Kattak em São José do Imbassaí.

Além da confirmação do sucateamento da frota, o Barão de Inohan tem publicado uma série de matérias relatando o péssimo serviço prestado pela concessionária e todos os problemas que os moradores de Maricá tem passado (https://obaraoj.blogspot.com/2020/10/que-lixo-essa-tal-de-kattak.html).

SERÁ O FIM DA KATTAK, OU AS CARTAS JÁ ESTÃO MARCADAS?

Finalmente uma boa notícia e um fio de esperança para os moradores de Maricá em relação ao acúmulo de lixo na cidade: um processo licitatório para contratação da nova empresa que deverá atuar na coleta de lixo está em pleno andamento. Na segunda-feira 19/10, foi realizada a segunda fase desse processo, no qual foram abertos os envelopes dos pretensos candidatos. Seis empresas estão disputando o certame. 

Na quarta-feira (21), será realizada a abertura dos envelopes e, quem apresentar a proposta mais em conta (com menor ônus para o município), leva o contrato. Ainda segundo informações de um influente membro do governo, a Kattak, empresa que há 10 anos atua na coleta de lixo no município, está descartada e não estaria participando do pregão, fato que contradiz a matéria da prefeitura de 8 de setembro (https://obaraoj.blogspot.com/2020/09/prefeitura-explica-em-nota-os-problemas.html).

De acordo com alguns funcionários, a empresa já está retirando os caminhões sucateados da sua base de operações em São José. Enquanto isso, para a situação não ficar pior, a prefeitura utiliza caminhões caçamba e até retroescavadeiras da sua frota para fazer a coleta de lixo em todo o município.