quinta-feira, 26 de setembro de 2019

VEREADOR CHIQUINHO DETONA: "ESSA EPT ESTÁ UMA PORCARIA, UMA VERGONHA". AUDIÊNCIA PÚBLICA É PROTOCOLADA!


Na sessão da quarta feira 25 de setembro, o vereador Chiquinho voltou a tribuna, em duas ocasiões para novamente reclamar dos péssimos serviços da autarquia municipal de transporte, a EPT (Empresa Pública de Transportes), responsável pelos vermelhinhos, que servem os bairros do primeiro e segundo distritos.
Disse o vereador em sua primeira fala, que a população de Ponta Negra, Espraiado, Bambui, Ubatida, Caxito, Retiro, não aguentam mais.
Disse que após sua fala na sessão da segunda feira e as publicações feitas pela mídias de Maricá, que sua rede social não parou e uma enxurrada de reclamações apareceram e muitas pessoas o procuraram.

Mostrando algumas das fotos que recebeu disse que em Ponta Negra, já tinham 63 pessoas dentro do ônibus e após esperarem por duas horas e meia a chegada do ônibus, mais 93 pessoas estavam na fila aguardando. “Isso é uma covardia com povo de Ponta Negra.
Sessenta e três pessoas dentro do ônibus que só dá para 52 pessoas. Crianças com a cabeça do lado de fora!” ... “Está na hora do presidente da EPT dar uma explicação para a gente. Eu garanto que vou trazer mais de mil folhas e mostrar todas as reclamações e ai eu vou fazer as perguntas e vou querer que ele me responda. Nós somos os fiscais dessa cidade. Está uma vergonha. Essa empresa está uma porcaria, essa empresa de transporte da nossa cidade”, vociferou o vereador.
E continuou com as denúncias: “Mais ‘engraçado’ é o valor que já gastaram este ano. Dez milhões, setecentos e cinquenta mil. Só com folha do pessoal, já foram gastos R$ 5 milhões, 991 mil, quase R$ 6 milhões. Eu estou vendo que hoje, a empresa de transporte só serve para ser cabide de emprego. Por que isso? Só cabide de emprego!” atacou o vereador.
E concluindo sua primeira fala disse: “Uma empresa de já gastou R$ 6 milhões só com pessoal, e tem trezentos e poucos funcionários (veja no box abaixo os números atuais da EPT), só tem 38 ônibus e tem 12 ‘escangalhados’. Como é que uma passagem dessa é de graça gente?  E o imposto que o povo de Maricá paga? Não existe isso! ‘Está’ de brincadeira. O valor está aqui,
e ainda está arriscado a dizer que errou de novo no portal da transparência... É uma vergonha essa empresa pública”.
Aldair de Linda, ao final da fala de Chiquinho, disse que irá cobrar do prefeito uma solução rápida, pois ele tem certeza que não é isso que ele (prefeito), quer sobre o transporte público de Maricá.


Voltando a tribuna, o vereador Chiquinho disparou: “Meu coração chega a disparar. Vocês estão de brincadeira. O transporte agora a culpa vai ser do tribunal de contas? Não está deixando comprar mais ônibus. A educação... culpa do tribunal de contas. Daqui a pouco, culpa do portal da transparência, mas ninguém aqui fala da má administração da EPT. ... É uma vergonha. Tinha 38 ônibus. Sabe quantos tinham ‘escangalhados’? 12! Como é que pode um negócio desse?
O  tribunal de contas tem que ficar liberando, compra, compra, compra? Não! Está certíssimo sim! Por que não conserta o que está lá? Ônibus com 40 mil quilômetros, está com pneu estourado, caixa de marcha..., isto é falta de administração sim!
... O povo de Jaconé está há duas horas esperando o ônibus para vir para o centro de Maricá. Quem em Maricá no trabalho às 8 horas da manhã tem que ir para o ponto às 5:30 h. Perdeu o ônibus não vem para o trabalho! O outro só passa às 10 horas da manhã.
Falavam que a Costa Leste estava ruim, estava sim! Mas era melhor que é hoje, do que essa empresa EPT. O que eu acho engraçado, é que só eu que consigo ver essa coisa. Para de vir nessa tribuna e ficar só elogiando e dizer que está tudo bem. Para de pisar no povo de Maricá. Chega aqui e fala as coisas quando estão erradas.


Vamos falar a verdade. Eu estou falando: O TRANSPORTE PÚBLICO DE MARICÁ ESTÁ UMA PORCARIA, ESTÁ UMA PORCARIA, e gastando um absurdo por mês. Eu estou falando aqui, eu estou falando, eu tenho reclamações das pessoas esperando o ônibus, duas horas e meia, três horas, pessoas que faltam o seu trabalho por causa do transporte.  Está faltando sim, administração, responsabilidade, o que não pode, é o povo estar passando por isso, o povo tem o seu direito de pagar uma passagem sim, se não quiser ficar esperando um transporte grátis. A prefeitura tem condições sim de abrir uma licitação para colocar outra empresa, não faz por que não quer, não existe lei que barre a prefeitura de fazer uma licitação para entrar uma outra empresa. Continua a empresa grátis, a EPT, mas tem ter condições de deixar entrar um outra empresa na cidade, para a pessoa ter seu direito de ir e vir, para a pessoa não ficar sendo escravo duas horas e meia, três horas esperando uma condução para chegar no centro de Maricá, para comprar um remédio, para vir no hospital...
Maricá está pedindo socorro para o transporte, tem que dar um jeito, tem que resolver o problema...
Se tem 38 ônibus, por não conserta os que estão ‘escangalhados’ e depois resolve o problema para comprar novos ônibus.  Por que não faz isso gente? Com uma folha de pagamento de quase R$ 6 milhões?  Isso não existe, isso é brincar com a cara do povo, conserta o que está ‘escangalhado’ “ concluiu indignado o vereador.