quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MOTORISTAS E TURISTAS PADECEM COM PÉSSIMO ESTADO DA ESTRADA DO ESPRAIADO


Volta e meia o Barão de Inohan faz uma matéria denunciando o péssimo estado da Estrada do Espraiado e normalmente, logo após nossas matérias, a secretaria de obras realiza trabalhos emergenciais de recuperação a rodovia municipal que liga a RJ 106 até o alto Espraiado, com grande fluxo de trânsito nos finais de semana devido à cachoeira, restaurantes do local e de três em três meses, em função do evento Espraiado de Porta Abertas, que reúne artesãos, artistas e gastronomia local, além de vários shows musicais, sem contar a festa de São Jorge e Santo Antônio.


A estrada "construída" durante o segundo governo de Washington Siqueira (o Quaquá), recebeu uma fina camada de asfalto (que não ultrapassa os sete centímetros em toda sua extensão - QUANDO DEVERIA TER AO MENOS 15 centímetros de espessura), além da preparação do solo não ter sido feita de modo adequado, sem a devida compactação e as camadas intermediárias de pedra de mão, areia, pedra brita, e pó de pedra, com muita água de compactações em cada camada. O resultado é este que vemos: a estrada sempre precisando de manutenção.


A última manutenção foi feita antes da última edição do Espraiado de Porta Abertas, no início de dezembro de 2018, mas o que vemos hoje (fotos feitas em 12 de janeiro), são buracos enormes, colocando em risco a dirigibilidade no local.


Pelo jeito, só uma boa compactação de solo e novo asfaltamento DECENTE resolverá em definitivo o problema. Enquanto isso, a secretaria de obras sofre com ETERNAS E INFINDÁVEIS operações tapa buraco (E QUE BURACOS!!!).