Novo projeto viário em frente ao Condado |
Desde o início de 2018, a prefeitura começou uma intervenção viária na entrada do bairro do Condado - no quilometro 31 da RJ 106, um bairro fechado, com características de condomínio.
Porém essas intervenções ficaram paralisadas e mesmo com algumas pinturas horizontais e tachões direcionando o fluxo de trânsito no local, vários motoristas continuavam a fazer bandalhas, entrarem em alta velocidade pela contra mão e vários acidentes continuaram a acontecer no local.
O jornalista Pery Salgado, morador do bairro há 38 anos, já viu várias pessoas morrerem e já presenciou incontáveis acidentes no local, mas na manhã da quinta feira 10 de janeiro, ficou muito feliz ao ver que a secretaria de segurança e trânsito (secretário Celso Netto) voltou ao local para finalmente fazer a intervenção viária, depois de vários pedidos do jornalista em nome do jornal Barão de Inohan.
Em entrevista exclusiva com o engenheiro Victor, este mostrou o projeto, que terá novas placas verticais e sinalizações horizontais, com tachões e segregadores, dando sentido único ao trânsito.
Informou que dois quebra-molas (pequenos traffic calming), serão instalados nos limites da entrada do Condado, na RJ 106, para diminuir a velocidade no local e permitir a entrada de veículos que vem de Maricá e precisam cruzar a estrada para entrar no Condado.
Uma nova pista já foi concluída no local para servir de acostamento e espera para que veículos cruzem a estrada e entrem no Condado.
Ao lado desta nova pista, haverá um recuo, com ponto de ônibus (sentido Ponta Negra), sem atrapalhar o fluxo desta nova faixa de acesso ao Condado.
Os veículos que saírem do Condado, terão duas opções: virar a esquerda para irem para Ponta Negra, Saquarema e Região dos Lagos, ou seguir em uma nova pista no sentido Maricá e Niterói. Esta nova pista, será construída até a altura do Senai, e servirá para que os veículos acessem a RJ 106 já em velocidade compatível com a rodovia.
A previsão é que até o final desta semana (13), tudo esteja pronto, faltando apenas as sinalizações verticais, que deverão ficar prontas até o final de janeiro. Mas o engenheiro Victor da secretaria de trânsito, informou que esta é apenas uma solução paliativa. Na verdade, o grande projeto para o local e que já está aprovado pelo DER e que deverá começar a ser feito totalmente pela prefeitura após todas as licenças do estado (a obrigação da obra deveria ser do estado, mas a prefeitura de Maricá negociou a construção total), é a duplicação da RJ 106 até o km 31,5, onde será construído os retornos em frente ao condomínio Bosque dos Lordes, acabando com o cruzamento da avenida Roberto Silveira, com RJ 106 e estrada de Ubatiba e Itaboraí.
A duplicação da estrada até o km 31,5 e a construção do retorno, ajudará muito aos moradores do Condado e Marques, que terão todos os ônibus intermunicipais e os que vão para Itaipuaçu, passando em frente aos bairros. Segundo Victor, a obra deve começar entre maio e junho.
Carro entrando corretamente no Condado. Mas, ao fundo, mesmo com início da intervenção, podemos ver um Fiat Uno Prata entrando pela contra mão |
Carro entrando corretamente no Condado. Mas, ao fundo, mesmo com início da intervenção, podemos ver um Fiat Uno Prata entrando pela contra mão |
Nova faixa de saída do Condado será construída até próximo ao Senai |