sábado, 3 de janeiro de 2015

UMA "EMPRESA" DESPREPARADA PARA SERVIR!


A discussão nas redes sociais durante o sábado 03 de janeiro foram as condições de uso dos ônibus vermelhinhos.
Comissionados e apadrinhados é claro que entraram em cena para defender o indefensável.
Não estamos questionando o serviço gratuíto, estamos questionado como está sendo empregado.
Uma leitora postou - com razão - que os ônibus já estão quebrando e alguns questionaram que os ônibus da Costa Leste também quebram muito.
Sim, muito! E nós do Barão de Inohan já fizemos muitas matérias sobre o assunto e o mal serviço desta empresa que a prefeitura quer acabar de delapidar. Mas izemos alguns comparativos:
Os ônibus da Costa Leste quebram sim e muito. Dos 25 ônibus da frota, normalmente 2 quebram por dia. Quase 10% da frota. 
Na Amparo, normalmente de cinco a seis tem problemas diários, só que empresa tem hoje 315 ônibus, ou seja, problemas em 2% da frota, um dos menores índices do estado do Rio segundo a Fetranspor. 
Já nos ônibus vermelhinhos que tem 10 circulando e 3 parados por não estarem ainda emplacados e sem condições de uso, se um deles parar teremos 10% da frota com problema. Se dois pararem teremos 20% da frota com problema. Desde o dia 26, a frota não consegue mais trabalhar com os 10 ônibus. Tem sempre um parado na "garagem" que não tem local nenhum para manutenção, lavagem e conservação dos veículos, coisas primordiais para um funcionamento minimamente razoável de uma empresa de transporte público. 

Convido à todos a conhecerem as instalações dos vermelhinhos, da Costa Leste e da Amparo, e aí sim, tirarem suas conclusões. Se querem gratuidade - O QUE É MUITO JUSTO - por que não utilizaram as duas empresas existentes no município, subsidiando as passagens? Sairia muito mais barato do que SUSTENTAR uma empresa de transportes sem condições mínimas de funcionamento, e aí, não teríamos apenas 10 ônibus gratuitos, mas teríamos sim 25 da Costa Leste e 59 da Amparo (número dos coletivos que fazem linhas municipais em Maricá) totalizando 84 veículos que poderiam estar servindo com gratuidade. 
Ah sim, em tempo: a prefeitura deve R$ 20 milhões à Costa Leste e R$ 43 milhões à Amparo de gratuidade dos estudantes municipais que não é paga desde 2005. Estes 20 milhões da Costa Leste seriam suficientes para renovar toda a frota e comprar ainda 10 novos ônibus aumentando o serviço deste empresa aos municípes. Vamos rever valores?