terça-feira, 20 de janeiro de 2015

TURISMO PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL

               

Sucesso total! Assim começou a temporada de turistas em Maricá. O talentosíssimo secretário de turismo e lazer de Maricá, um grande acadêmico, profissional da área com larga experiência com uma “expertise” comprovada e de caráter ilibado, concretizou neste verão a sua ode pessoal, lotando a cidade neste início de temporada, eu disse início, com a mais fina leva de turistas intelectualizados, civilizados, portadores de profundos conhecimentos e hábitos de cidadania. E é claro, EN-DI-NHEI-RA-DOS. Exatamente o que traria em qualquer outra cidade, os 6 milhões investidos para promover a cidade para todo o planeta. Um visionário de seu tempo, o CORONEL QUAQUÁ, apoiado pelo seu fiel escudeiro, Marcos Ribeiro, que nunca, jamais, em hipótese alguma será capaz de contradizer o CORONEL, determinou que assim fosse gasto os 6 milhões, patrocinar uma festa profana e assim colocar Maricá nas grandes mídias, o poder da divulgação. “Vamos mostrar Maricá para o mundo e trazer os turistas internacionais para a nossa cidade”, disse o arauto do sucesso.


Gastou-se o dinheiro que poderia ser usado na SAÚDE já tão calamitosa, na educação semianalfabeta da cidade, na criação de postos de trabalho ou na conservação da cidade. Lá se foi, jogado fora, 6 milhões de reais, do seu bolso, maricaense honesto, que luta sol a sol para pagar suas contas, suas compras, pagar os caríssimos serviços de luz e telefonia e assim, gerando impostos com muito suor e lágrimas. Mas enfim, 2015 chegou e com ele a constatação de que os 6 milhões trouxeram algum resultado. Sim, trouxeram milhares de turistas de São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói e uns poucos cariocas. A maioria andou de graça na ÉPT, assim sendo transitaram de praia em praia, em um tour urbano, comendo a merendinha que trouxeram de casa, arrastando suas caixas de isopor cheias de cerveja e refrigerantes ou bolsas térmicas com sanduíches naturais, cantarolando o funk do momento em alto e bom som, quando não fazendo aquele pagode ao vivo.

As praias estavam insuportavelmente lotadas, um sucesso de público. Imagino o sorriso de satisfação do secretário, sentado a beira da piscina, comendo um delicioso e refrescante Sushi, bebendo um refrescante e saudável suco de fruta, estatelado no mais tranquilo repouso, assistindo a um bom programa de TV, quem sabe, assistia Talentos na TV Senado. Pois acho que assim deve ser a vida de um homem culto, intelectualizado e de sucesso no turismo. Enquanto você viveu um inferno neste fim de semana...
Mas temporada apenas começou...

Luiza Morais Rodrigues