Cidades cancelam Carnaval por falta de água em MG
Estiagem e falta de verba forçam a suspensão da festa em Oliveira, Itapecerica, Formiga, Arcos, São Gonçalo do Pará e Cláudio
O risco de desabastecimento de água em função da longa estiagem, combinado à falta de dinheiro e infraestrutura, levou as cidades mineiras de Oliveira, Itapecerica, Formiga, Arcos, São Gonçalo do Pará e Cláudio a anunciarem oficialmente o cancelamento do Carnaval deste ano. Como num efeito dominó, outras cidades da região – São Francisco de Paula, Carmo da Mata e Itaguara – estão se reunindo desde a última quarta-feira,21, para discutir se também irão cancelar seu Carnaval, uma vez que, por falta de recursos, fariam a festa em consórcio com Oliveira.
“Este ano não conseguimos recuperar as nascentes de água no município. Estamos vivendo um período de escassez e o Carnaval traria mais um problema. Várias cidades da região não têm Carnaval e Oliveira poderia se tornar um polo de atração. Se já estamos vivendo um problema de falta de água, durante o Carnaval a situação poderia piorar, questão de segurança pública”, avaliou o prefeito de Oliveira, João Batista de Sousa.
Segundo ele, a cidade tem 41 mil habitantes e na época da folia recebe de 10 a 15 mil pessoas a mais. Este acúmulo de foliões traria transtornos tanto nos dias da festa quanto problemas sérios para os moradores depois do evento.
“As compensações financeiras que o Carnaval poderia trazer são pequenas perto dos transtornos. Devido à falta de água no ano passado já tivemos que interromper as aulas”, avaliou o prefeito.
A funcionária da prefeitura de Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas, Nathália Resende, disse que em consulta à população a tendência é que a cidade de 12 mil habitantes também cancele a folia. A decisão será anunciada amanhã, na parte da tarde.
“Estamos a 15 km e 26 km de Oliveira e Cláudio, respectivamente. Ficamos com medo de atrair os foliões dos arredores. Não temos estrutura para isto. Nem em relação ao fornecimento de água, pois já estamos com problemas, ou relativo à segurança para todos.”