terça-feira, 15 de abril de 2025

FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR NO BARROCO CONFIRMA SUCESSO

 


Mais uma vez a Feira de Agricultura Familiar chegou ao Barroco, e pela segunda vez desde sua criação chega no novo endereço, na Rua das Mimosas, na praça do Zanuto, em frente ao Posto BR, solidificando o sucesso.

A segunda edição no novo endereço aconteceu no sábado 12 de abril e mais uma vez, os participantes, o público e os comerciantes do entorno vibraram com o resultado.

Produtores agrícolas, produtores artesanais e artesãos apresentaram seus produtos para os clientes da feira, os já fiéis e os novos que estão curtindo o novo endereço, agora com enorme facilidade de estacionamento ao lado da feira, que acontece no segundo e no quarto sábado de cada mês.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA PRESENTE

Mais uma vez, desde a primeira edição da Feira de Agricultura Familiar em 2025, uma dupla da Vigilância Sanitária (ligada a secretaria de saúde) vem participando de todas as edições da feira (tanto em Araçatiba, quanto no Barroco), informando os procedimentos corretos sobre as boas práticas de manipulações de alimentos, entregando a cartilha, falando do ambiente de trabalho para exposição e venda dos produtos agrícolas e produzidos artesanalmente, além dos produtos vendidos nos locais da feira para consumo imediato, que devem ter total assepsia e perfeito acondicionamento dos produtos.

Após as orientações, aqueles que não seguirem as orientações, recebem nas visitas seguintes, notificações que não cumpridas poderão impedir que os feirantes não participem mais da feira, mas até o momento, todos estão cumprindo devidamente os procedimentos sugeridos e exigidos.

PRÓXIMA EDIÇÃO, DIA 26

Presente em todas as feiras, a equipe da SECAP traz o acolhimento e atenção necessária aos participantes desde a abertura da feira às 8 horas da manhã. 

No sábado dia 12, o secretário da pasta Wagner Soares esteve pela primeira vez no novo endereço no Barroco e falando para o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan) sobre as novidades da pasta, informou que em breve o Baldinho do Bem estará também na feira do Barroco.

Roberto e Vera da TVi também estiveram na feira registrando o movimento e conversando com o secretário.

A próxima edição da feira acontecerá no sábado dia 26 de abril das 8 às 14 horas, no mesmo local, Rua das Mimosas ao lado da praça de alimentação no Zanuto (rua do CNA).









Novo vereador toma posse por 20 dias


O suplente de vereador Thiago Fonseca (PT), tomou posse na segunda-feira (14/04) na Câmara Municipal de Maricá assumindo a vaga deixada pela também suplente Andrea Cunha (PT), que pediu uma licença de 20 dias.

Andrea vai realizar viagens internacionais e não poderá participar das sessões da Câmara de Vereadores, que acontecem nas manhãs de segundas e quartas por mais de 15 dias, o que configura uma vacância, daí a necessidade de um outro vereador suplente assumir a cadeira pelo período necessário.

Thiago Fonseca obteve 424 votos para vereador nas eleições de 2024, ficando como suplente da federação composta pelos partidos PT-PV-PCdoB. Policial Militar. Ele prestou juramento no início da sessão ordinária de 14 de abril na casa de leis maricaense.

Seu primeiro ato como vereador foi visitar o CIOSP - Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, da prefeitura de Maricá.








OPERAÇÃO FARRA BRASIL CHEGA EM MARICÁ


 Na manhã da terça-feira, 15 de abril, a Polícia Federal deflagrou a Operação Farra Brasil 14, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes por meio do aplicativo CAIXA TEM, utilizado para a gestão de benefícios sociais e trabalhistas.

Cerca de 80 agentes federais cumpriram 23 mandados de busca e apreensão nos municípios de Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Macaé e Rio das Ostras. Além das buscas, a Justiça Federal determinou a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão para 16 pessoas investigadas.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso conta com o apoio de funcionários da Caixa Econômica Federal e de casas lotéricas, que teriam recebido propina para permitir o acesso indevido a contas sociais de terceiros por meio do aplicativo. As vítimas seriam, em sua maioria, beneficiários de programas sociais do Governo Federal. No entanto, também há indícios de fraudes envolvendo o FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o Seguro Desemprego.

Desde a criação do CAIXA TEM, em abril de 2020, a Caixa Econômica Federal registrou aproximadamente 749 mil processos de contestação, com o ressarcimento de cerca de R$ 2 bilhões aos usuários lesados.

A operação contou com o apoio da CEFRA - Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude e da Corregedoria Regional no Rio de Janeiro, ambos órgãos vinculados à Caixa Econômica Federal.

Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, furto qualificado, corrupção ativa e passiva, e inserção de dados falsos em sistemas de informação.

com informações do MaricáInfo






segunda-feira, 14 de abril de 2025

CCS MARICÁ FAZ REUNIÃO MENSAL EM CHÁCARAS DE INOÃ, TERÇA 15/4

 


O CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança, ligado ao ISP - Instituto de Segurança Pública), realizará na terça feira 15 de abril a partir das 17 horas a sua reunião mensal, desta vez no Espaço LAKASA em Chácaras de Inoã.

Na reunião, moradores do local e toda Maricá que quiserem comparecer e levar suas demandas sobre segurança, poderão conversar com autoridades do município.

A entrada é franca.






HYPERLOOP: Projeto futurista promete revolucionar o transporte de cargas no Brasil!

A Hyperloop Transportation Technologies (HTT) está desenvolvendo o HyperPort, sistema que pode levar contêineres do Porto de Santos até São Paulo e Campinas em cápsulas de altíssima velocidade, chegando a impressionantes 595 km/h.

A proposta é utilizar tubos com vácuo parcial, nos quais cápsulas transportam cargas de forma rápida, segura e sustentável.

Com isso, o trajeto entre Santos e Campinas poderia ser feito em apenas 30 minutos, reduzindo drasticamente o tempo de transporte e diminuindo o número de caminhões nas estradas.

Além da agilidade, o sistema traria benefícios ambientais ao cortar emissões de CO₂ e desafogar rodovias importantes como a Anchieta e Imigrantes.

O estudo de viabilidade está sendo conduzido em parceria com o LabTrans/UFSC e o Grupo EGA, e os resultados iniciais são bastante promissores.

Apesar do entusiasmo, o projeto ainda não tem data definida para início da construção.

Será que o Brasil está pronto para entrar na era do Hyperloop?




JULIO CAROLINO FAZ PEDIDO DE AMPLIAÇÃO NA LINHA E17 (Centro x Condado) - vídeo


 Criada no final de 2022, a linha E17 (Centro x Condado via Marquês) atende os dois bairros de hora em hora. Mas com o aumento populacional e a inauguração da Creche Tia Lú em meados de 2024 no Condado, a demanda pela linha tem aumentado substancialmente (que hoje é de hora em hora), tanto é que a EPT vem colocando durante o dia, horários extras com ônibus da sua frota original.

Morador do Condado há 44 anos (um dos primeiros a chegar no então loteamento), o jornalista Pery Salgado entrou em contato com João Brito (criador da linha quando era diretor de tráfego da EPT), para mostrar um novo trajeto pretendido (que passará a abraçar todo o bairro atendendo a quase totalidade dos moradores) e a possiblidade da efetivação da frequência de 30 em 30 minutos.

Brito (foto acima) que hoje trabalha na secretaria de transportes justamente fazendo os estudos de novas linhas e seus impactos para a população e no trânsito, ficou assustado com o tamanho do bairro e disse após a visita no novo trajeto que o estudo já estará sendo realizado com total viabilidade à solicitação do jornalista.

No vídeo abaixo, você poderá conferir em tempo real, o provável novo trajeto da linha E17.

INDICAÇÃO REALIZADA

O jornalista também entrou em contato com o vereador Julio Carolino (PDT), solicitando então a indicação da ampliação da linha e aumento da frequência e esta foi lida na sessão de segunda feira 07 de abril na Casa de Leis.

Agora, é só aguardar a devida implantação. Confira o vídeo:






domingo, 13 de abril de 2025

Comunidade escolar marca protesto contra exoneração de diretora do CEPT, Kátia Cruz


 A comunidade escolar do CEPT Leonel de Moura Brizola, localizado na Avenida Jardel Filho, no Jardim Atlântico Central, está organizando um protesto para a manhã da segunda-feira (14/4) na unidade escolar localizada na avenida Jardel Filho (antiga avenida 2), no Jardim Atlântico Central, contra a exoneração da diretora Kátia Cruz, que comandava a unidade desde antes da inauguração do CEPT. 

Kátia era diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira, escola que funcionava em módulos no terreno que hoje estão sendo construídas duas quadras poliesportivas no complexo do CEPT.

“Vivemos tempos difíceis!” publicou a diretora em suas redes sociais, desejando um bom trabalho para a próxima equipe gestora. “Este é o terceiro ano de existência do CEPT, tenho a consciência tranquila do dever cumprido na montagem, criação de uma identidade, efetivação do programa interfronteiras, implantação gradual e responsável do tempo integral e instauração de diversos protocolos dessa desafiante escola de mais de 2 mil alunos e 400 funcionários no front até mesmo além das minhas forças físicas”, declarou Kátia.

MANIFESTAÇÃO

Professores e pais de alunos estão questionando a falta de diálogo com a comunidade escolar, algo que vem sendo marca registrada da nova gestão do prefeito Washington Siqueira (o Quaquá). 

É bom lembrar que, em 2022, a prefeitura (na gestão de Fabiano Horta) promoveu eleições e consulta pública para diretores das unidades municipais de educação, mas a cobrança do SINEDUC - Sindicato dos Profissionais da Educação de Maricá sempre foi por eleições diretas.






SIM, EU POSSO (???): FUNCIONÁRIA GRÁVIDA DE 7 MESES É EXONERADA


 Como diria a ex-diretora do CEPT (injustamente exonerada e que causou uma grande revolta na comunidade escolar maricaense), "ESTAMOS VIVENDO TEMPOS DIFÍCEIS".

Tempos realmente difíceis, principalmente quando nos deparamos com funcionários que cometem erros absurdos, como mais uma denúncia recebida pelo jornal Barão de Inohan.

Segundo tal denúncia, uma funcionária do projeto SIM, EU POSSO, que segundo informações estaria com 7 (sete) meses de gravidez, teria sido exonerada, fato inadmissível e contrária à todas as legislações trabalhistas.

E aí fica o questionamento: 

(a) falta de atenção

(b) falta de conhecimento

(c) falta de respeito

(d) maldade

(e) todas as respostas acima

Esperamos que em breve estejamos aqui para informar que a funcionária foi amparada e recontratada e que o tal funcionário que a exonerou, seja conduzido à novo treinamento com os devidos pedidos de desculpas.

Realmente, TEMPOS DIFÍCEIS!!!




sábado, 12 de abril de 2025

TRÁFICO LEVA MEDO PARA REGIÃO DO MARINE, EM SÃO JOSÉ


 O clima de medo e tensão tomou conta dos moradores e comerciantes no início da tarde do sábado (12/04) na região do Marine, em São José do Imbassaí. Moradores relatam uma intensa troca de tiros nas comunidades da Linha e do Morro do Cocô.

Segundo informações de moradores que pediram socorro e não querem ser identificados, nas últimas semanas, quem reside no local vem relatando o aumento da escalada da tensão com mais ações policiais na região, dominada há anos por facções criminosas. 

A Comunidade da Linha, por exemplo, é uma comunidade que fica paralela à RJ-106 (sentido Ponta Negra), composta apenas por uma rua com menos de 400 metros de extensão. Com a retirada de uma cabine policial em frente à escola CAIC Elomir Silva nas últimos anos, a região voltou a ser dominada pelo tráfico.

O morro do Cocô também fica próximo à RJ-106, na rua Osvaldo Arouca e vem sendo dominado ao longo dos últimos anos pelo crime organizado, que estabeleceu no local pontos de vendas de entorpecente, espalhando o medo pelo bairro.

Segundo informações no confronto da tarde do sábado 12, um policial militar ficou ferido e um criminoso foi morto na ação.




PROTESTO NA MANHÃ DA 2ª FEIRA NO CEPT PELA EXONERAÇÃO DA DIR. KÁTIA CRUZ (TVC)


 A comunidade escolar do CEPT Leonel de Moura Brizola, situado na Avenida Jardel Filho, no Jardim Atlântico Central, está se preparando para um protesto na manhã da próxima segunda-feira (14), em resposta à exoneração da diretora Kátia Cruz.

Comandando a unidade desde antes de sua inauguração, Kátia já havia liderado a Escola Municipal Anísio Teixeira, que funcionava em módulos no local onde agora estão sendo construídas duas quadras poliesportivas.

Em suas redes sociais, a diretora expressou seu descontentamento com a decisão, afirmando: “Vivemos tempos difíceis! Desejo um bom trabalho para a próxima equipe gestora.” Kátia enfatizou as conquistas durante sua gestão, que incluem a criação de uma identidade para a escola, a efetivação do programa Interfronteiras e a implementação gradual do tempo integral, além de ter estabelecido diversos protocolos para atender a uma comunidade de mais de 2 mil alunos e 400 funcionários.

A exoneração gerou insatisfação entre professores e pais, que criticam a falta de diálogo da nova gestão (prefeitura) com a comunidade escolar.

Essa insatisfação se intensifica, já que, em 2022, a gestão anterior da prefeitura promoveu eleições públicas para diretores nas unidades de educação, enquanto o Sindicato dos Profissionais da Educação de Maricá (Sineduc) defende a convocação de eleições diretas.

O protesto da próxima segunda-feira (14 pela manhã) representa não apenas um apelo pela permanência da diretora, mas também uma reivindicação por maior participação e diálogo na gestão das escolas municipais.

matéria publicada pela TVC (TV Copacabana Web)