terça-feira, 16 de dezembro de 2025

CULTURARTE COMPLETA 21 ANOS

1


Ele nasceu em 16 dezembro de 2004. O número “ZERO” foi para rua, tentando vender a ideia de que os jovens de Maricá precisariam ter um veículo de informação em um tempo onde não havia Facebook, o Orkut estava engatinhando e quem mandava era o e-mail, isso para quem tinha computador e internet, que na época era discada. Celulares quase não existiam e os que tinham o aparelho pagavam caro por ele e o sinal quase não existia.

Foi então que em janeiro de 2005, saiu o número 1 do CULTURARTEEN (com oito páginas, em preto e branco), a pedido dos jovens de Maricá, que diziam que não liam os jornais que existiam na época em Maricá (A VOZ DE MARICÁ, ATLÂNTICO, COSTA VERDE, COSTA DO SOL, EXATO e A HORA), pois só falavam de política.

O CULTURARTEEN (seu primeiro nome pois era direcionado principalmente para o público jovem, o público TEEN) nasceu e continua apolítico, trazendo CULTURA, TRABALHO, EDUCAÇÃO, VIDA, BEM ESTAR e principalmente, valorizando pessoas.

É claro que o Informativo não é alienado e quando há necessidade, temas políticos (como eleições por exemplo) que mexem diretamente com o dia a dia da população maricaense, são reportados sempre em forma de muita informação. Procuramos instruir, discutir, fazer o leitor pensar e por isso, em épocas de eleições, é bastante procurado por candidatos que falam diretamente com o público jovem e com a família maricaense.

Sempre foi inovador. Foi o primeiro jornal de Maricá a ter cadernos secundários, além do caderno principal.

É o único informativo do município que produz edições extras tratando de projetos de marketing específicos e sempre que é necessário, faz edições especiais comemorativas como as de carnaval e a dos 100 anos de vida da madre Maria Bernadete.

Sempre tentando fazer um jornalismo limpo, correto, sadio e verdadeiro. o CULTURARTEEN não é só um jornal ou uma revista: é um INFORMATIVO que ensina, explica e evolui com o tempo.

Sua versão on-line foi criada em 2009 e hoje já em três endereços (culturarteen.blogspot.com, culturarteenpr.blogspot.com e prcult.blogspot.com) já ultrapassou os dez milhões de acessos.

CRISE NO BRASIL E PANDEMIA MUNDIAL

Em 2016, após 7 anos e dois meses de edições coloridas, voltamos a tirar boa parte de nossas edições em preto e branco. Sinais da crise que começou a assolar o país fruto dos desmandos e ladroagens do governo petista.

Em 2020 veio a pandemia mundial da Covid-19 e as edições impressas foram suspensas por sugestão da OMS - Organização Mundial da Saúde e da prefeitura de Maricá, para evitar o manuseio de material impresso que poderia ajudar na proliferação do vírus maligno. Com isso, intensificamos os trabalhos na versão on line que obteve enorme crescimento e da revista eletrônica que sai mensalmente substituindo a versão impressa.

MAIORIDADE

Ao chegarmos na edição número 250, o CULTURARTEEN completava 18 anos (na edição 252) e com a maioridade passamos a usar a grafia CULTURARTE (nosso público jovem estava crescendo, mas nunca deixamos eles de lado, porém, intensificamos os cuidados dos artigos à toda família maricaense.

Mas nosso sucesso continua e vem se ampliando. Nossos concurso voltados antes só as jovens, agora abraçam as mulheres acima dos 35 anos.

Agradecemos à todos os apoiadores, parceiros de todas as edições que nos acompanharam até aqui, que ajudaram a nos sustentar, verdadeiros heróis nesse combalido comércio de Maricá e do Brasil, e não será nenhuma crise política, financeira e MORAL que irá fazer com que venhamos a ESMORECER.

Estamos completando 21 anos, e que venham mais 21!!!

SOMOS QUE NEM BAMBU: ENVERGAMOS MAS NÃO QUEBRAMOS!!!











2ª FESTA DO ZÉ PILINTRA DA ESTRADA FOI LINDA, MAS NÃO TEVE NENHUM APOIO OFICIAL

 


A bela festa em homenagem a malandragem na figura maior do Sr. Zé Pilintra da Estrada, aconteceu em sua segunda edição no sábado 13 de dezembro na rua 90 em Cordeirinho, local da 1ª Festa, mas ao contrário do que veiculou a secretaria de comunicação da prefeitura, evento NÃO TEVE NENHUM APOIO OFICIAL.

A segunda festa do Sr. Zé Pilintra da Estrada começou com grande atraso. Marcada para às 18 horas, somente após às 19 horas que a festa tomou rumo (não devemos esquecer a responsabilidade com toda a espiritualidade envolvida, que na hora marcada já estava lá).

O belo altar em reverência à Zé Pilintra estava ornamentado ao centro do local do evento. Público chegando aos poucos (foi menor em comparação a primeira edição), expositores se acomodando, e as giras começando, além de outras várias apresentações em homenagem a malandragem.

Foi uma noite linda, com muito axé, onde após a festa destinada à Zé Pilintra da Estrada, ainda contou com sambas concorrentes do Bloco da 90, que acabou varando a madrugada.

A nota triste porém e que deixou todos indignados - principalmente os organizadores (Ilma Brito do Centro Cultural Oju Omi e Gilson Lira, presidente do Bloco da 90 e da LACAM), foi a AFIRMAÇÃO de que a prefeitura através da secretaria de Direitos Humanos teria dado apoio ao evento.

No domingo, a reportagem do Barão de Inohan esteve com Gilson e Ilma em mais uma edição do PRA SAMBAR NA 90 com o grupo 'Pra Sambar Júnior' e os dois afirmaram que a prefeitura e qualquer secretaria do executivo municipal deram qualquer apoio.

"Desta vez até os banheiros químicos nós tivemos que alugar. O som foi nosso, as mesas foram nossas, a estrutura foi nossa, tudo foi nosso. Somente uma pessoa que se identificou sendo da comunicação da secretaria de direitos humanos apareceu para tirar algumas fotos, fazer entrevistas que nem isso foram publicadas", comentou Gilson, presidente do Bloco da 90.

Até mesmo o nome do fotógrafo Elsson Campos (que não esteve no evento), foi usado para créditos das fotos (mas como era um evento espírita, talvez tenha estado em espírito e não fisicamente).

Mas, esquecendo este fato lamentável da prefeitura, a segunda edição da festa do Zé Pilintra da Estrada aconteceu com muito axé, música, dança cigana, roda de samba da malandragem, artesanato e outras atividades com foco na divulgação e promoção da cultura e da fé.

Segundo Ilma Brito do Centro Cultural Oju Omi, o evento teve como objetivo a divulgação da arte e cultura e a valorização do povo de terreiro na cidade, levando em consideração o número de afrodescendentes no município.

N.R.: Só uma dica para aqueles que não acreditam e não dão o devido respeito a espiritualidade e as entidades: NÃO PROMETAM e NÃO MINTAM para elas ou sobre elas. Normalmente o resultado não é bom. E seu Zé merece muito mais!

Confira as fotos da 2ª Festa de Zé Pilintra da Estrada, acessando https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1419460759913160&type=3

Confira também as fotos de mais uma edição do projeto VEM PRA SAMBAR NA 90 acessando https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1419464639912772&type=3





CULTURARTE 300 - dezembro de 2025 - edição especial de 21 anos


CULTURARTE 300
 - dezembro de 2025 
edição especial de 21 anos 


O CULTURARTE comemora 21 anos e 300 edições. Relembre a história de vitórias do Informativo que mudou a imprensa de Maricá.

A PR PRODUÇÕES completa 30 anos.

Tudo isso na edição de dezembro de 2025, super especial dos 21 anos do CULTURARTE (300 edições), já circulando nas versões on line e revista eletrônica.