sábado, 13 de março de 2021

NINGUÉM PENSOU NISSO? VEREADORES DISCUTEM PROBLEMAS SOCIAIS GERADOS PELOS VERMELHINHOS

 


A história conturbada dos Vermelhinhos começa em 2013. Com muitas idas e vindas e principalmente péssimas administrações por parte das diretorias que passaram pela EPT, a empresa só começou a tomar rumo após a chegada de Celso Haddad à empresa onde após passar rapidamente pelo jurídico da autarquia municipal, foi elevado do posto de presidente. Outro grande acerto, foi colocar um então motorista (comprometido) da empresa para ser Gerente de Trânsito: João Brito emplacou e os dois mudaram a cara da EPT. Outro fator que mudou a cara da autarquia, foi o fato das contratações de aluguel dos ônibus, o que tornou a empresa profissional.

Hoje, a Viação Nossa Senhora do Amparo freta seus ônibus para as linhas do 1º, 2º e 4 distritos e a Fiel para as linhas do 3º distrito, levando assim, transporte gratuito para todos os munícipes. Porém, a tal "história" do Monopólio do Transporte Público gerado pelo ex-prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), que na verdade sempre uma grande balela, pois no transporte intermunicipal além da Amparo, a cidade é servida por vans intermunicipais e pela Viação 1001 que cruza Maricá com cinco linhas. Já no caso das linhas municipais, além da Amparo e das Vans municipais, existia a Costa Leste (delapidada pelo ex-prefeito e cuja prefeitura ainda deve R$ 15 milhões em gratuidades - valores de 2015, além de cerca de 60 famílias terem perdido seus proventos com o término da empresa), ou seja, nos dois casos existiam (ou existem como no caso das linhas intermunicipais) três opções de transporte público, o que não caracterizaria em hipótese nenhuma um Monopólio.

As vans municipais, criados por decreto em 2011, até a presente data nunca foram devidamente estimuladas e nem mesmo um mero validador para dar a opção do uso de Rio Card ainda foi providenciado. O ex-secretário de transporte - atual vereador André Casquinha tentou mas nunca conseguiu resolver a contendo o problema destes permissionários.

E agora, com os vermelhinhos em todo o município, André Casquinha (vereador) em encabeçando junto com o presidente da Casa de Leis - Aldair de Linda, a preocupação com os motoristas de vans, taxistas, mototaxistas que não terão como concorrer com o transporte gratuito (e ai vai uma reflexão: será que agora não foi realmente instalado o MONOPÓLIO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM MARICÁ, com uma única empresa - a EPT - fazendo todas as linhas em Maricá, de modo gratuito e sem nenhum concorrente, a não ser os pobres coitados permissionários de vans?). Será que ninguém pensou nisso?

PROBLEMA É DISCUTIDO EM SESSÕES DA CÂMARA


Além da discussão na sessão da segunda 08/3, na quarta 10/3 o vereador André Casquinha demonstrou preocupação com os trabalhadores do transporte alternativo, pois em virtude da gratuidade dos Vermelhinhos, a categoria teme a falta de passageiros. “São mais de 80 chefes de família, taxistas e mototaxistas, transporte escolares que estão em uma situação complicada. Precisamos ver uma solução para isso”, disse Casquinha.

Em resposta, o presidente da Câmara, Aldair de Linda, informou que a prefeitura já está trabalhando para buscar uma solução. Os vereadores falaram sobre as operações dos ônibus gratuitos na cidade. Eles salientaram a importância dos Vermelhinhos e elogiaram o trabalho que vem sendo realizado tanto pelo Executivo, quanto pela EPT e pelos funcionários da autarquia. Além disso, eles falaram sobre o avanço da mobilidade pública com o início da circulação das bicicletas Vermelhinhas.

O vereador Ricardinho Netuno informou que recebeu denúncias de que mudaram itinerários e horários dos ônibus. “Recebi informações de que o Cajueiro está demorando uma hora para passar e que vem lotado”, disse.

Este problema no entanto foi resolvido pela EPT na quinta feira com a colocação de mais um ônibus e a diminuição do espaçamento entre uma saída e outra.