terça-feira, 30 de março de 2021

IDOSOS SÃO MALTRATADOS EM VANS DO 3º E 4º DISTRITOS APÓS CHEGADA DOS VERMELHINHOS


Leitores do Barão de Inohan e do Itaipuaçu Site vem denunciando o descaso e a falta de respeito de permissionários de vans do terceiro e quarto distritos, que desde o início do mês de março, passaram a contar com os serviços dos vermelhinhos nas linhas antes feitas pela Viação Nossa Senhora do Amparo, além da criação de novas linhas.

O fato gerou um série de discussões em função dos permissionários de vans agora concorrerem com um serviço de transporte de qualidade e gratuito, enquanto eles ainda cobram R$ 2,70 pela viagem. A discussão chegou à Câmara dos Vereadores e em matéria do executivo, foi aprovado o Mumbuca Transporte que irá DAR passes à população maricaense cadastrada para usarem gratuitamente as vans municipais. O Barão de Inohan inclusive fez duas matérias sobre o assunto, primeiro questionando tanto o executivo quanto o legislativo, pois nenhum deles pensou nos possíveis problemas sociais que os ônibus gratuitos pudessem ocasionar aos condutores de vans, táxis e mototáxis (https://obaraoj.blogspot.com/2021/03/ninguem-pensou-nisso-vereadores.html) (https://obaraoj.blogspot.com/2021/03/milhoes-para-custear-transporte.html).

Acuados com a falta de passageiros, alguns permissionários de vans vem destratando idosos e portadores de deficiência física, no uso assegurado da gratuidade também neste tipo de transporte público. Abaixo o relato de uma leitora sobre o assunto:

"Vim aqui relatar um desrespeito a um idoso, eu, no caso, por um motorista de van, no dia 20/03.

Estava na esquina da 21, na S.Bento da Lagoa, quando a van chegou e fiz a pergunta de sempre, 'tem vaga para idoso?' O motorista me respondeu para ir procurar a minha turma, no ônibus. E saiu em disparada.

Fui até o ponto do ônibus, peguei o primeiro que passou e desci no Barroco, e fui falar com o fiscal da van, Júnior que fica em uma banca de jornal. Relatei o ocorrido, e a resposta dele foi que ia dar uma advertência no motorista.

Então, eu disse que o caso não era para advertência, era de orientação. Porque se eles estão perdendo por causa do vermelhinho, com este desrespeito, afastam mais o dinheiro de suas mãos, pois se o idoso tivesse sido informado que não pode viajar mais com o passe de idoso na van, com certeza pagaria pela viagem, mesmo tendo o seu direito de ir e vir tolhido. Os idosos, têm que se unir e botar a boca no trombone.

Conversando com uma outra idosa, que perguntou ao motorista se aceitava o passe de idoso, ele riu e perguntou se era passe de que escola de samba ou se era de centro espírita. Isso é um abuso total.

Espero que você, amigo da comunidade, se solidarize conosco, os desrespeitados. 

Obrigada, Darcy Horta"

A publicação foi feita em rede social do Itaipuaçu Site e alguns comentários sobre o lamentável assunto foram colocados:

"Depois de ler esse relato, cheguei a conclusão que a van tem mesmo que se ferrar. Descontou no coroa porque não tem c..... para descontar no prefeito. Num coroa é fácil. Covarde, c...., filho de chocadeira"

"Já presenciei vários abusos com alguns passageiros! Vão perder para os vermelhinhos!"

Em conversa telefônica com o editor do Barão de Inohan (Pery Salgado), o jornalista Marcelo Bessa disse que entrará em contato com o pessoal das vans do quarto distrito (Itaipuaçu), para saber o que anda acontecendo, abrindo espaço para que possam se explicar.

 material extraído do grupo Notícias de Maricá vinculado ao Itaipuaçu Site