domingo, 24 de novembro de 2019

OS VOTOS DA IRMÃ MARIA AMANDA DE JESUS


No sábado 09 de novembro, foi realizado no convento das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho em Maricá,  a cerimônia de tomada de Hábito e dos Primeiros Votos  da Noviça, Irmã Maria Amanda de Jesus. A Celebração Eucarística  foi presidida por Dom Kal Josef Romer, Bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.


A cerimônia começou pontualmente às 11 horas, quando a noviça Irmã Maria Amanda entrou em procissão  juntamente  com seus familiares, a Superiora Geral Madre Maria Inês e o presidente da Cerimônia Dom Romer.

Iniciada a celebração, a Irmã Lediane que a acompanhou no seu discernimento vocacional leva até ao altar o hábito que será abençoado por Dom Romer e logo em seguida entregue à noviça Irmã Maria  Amanda, pela Madre Maria Inês. 

Irmã Luiza explicou em poucas palavras o sentido do santo Hábito e da vida consagrada, totalmente entregue Deus, pelos votos de Castidade, pobreza e obediência.


Dando continuidade à cerimônia a Irmã Amanda entrou revestida do Santo Habito, sendo recebida pela Madre Maria Inês e apresentada à comunidade.


Antes da  comunhão, diante de Jesus sacramentado, como é o costume do Instituto, a Irmã Maria Amanda proferiu a formula dos votos:  “Todo poderoso e eterno Deus, eu Irmã Maria Amanda de Jesus, ainda que indigna da vossa divina presença, mas confiada na nossa misericórdia, faço votos por uma vida de castidade, obediência e pobreza, no Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho de acordo com as constituições do mesmo instituto. Consagro a ti, a minha pessoa com todas a orações e sofrimento, em espírito de imolação pela santificação dos sacerdotes. Que assim seja!”


Após o canto de ação de graças, Irmã Amanda recebeu das mãos da Madre Maria Inês, o crucifixo, abençoado por Dom Romer. Logo após, recebeu também das mãos de Madre, as Constituições do Instituto das Irmãs do Bom Conselho.


Antes da benção final, Irmã Maria Amanda de Jesus expressou a alegria, pela sua consagração e agradeceu a todos que a apoiaram em sua caminhada vocacional.


Ao termino Irmã Amanda assinou os votos no altar na presença de Dom Romer e Madre Maria Inês.

Após a cerimonia foi servido um almoço aos presentes e realizada uma singela comemoração organizada  pelas Noviças e Junioristas. Dentre elas a participação da Irmã Vitoria com o violão e a bela coreografia executada pela Irmã Stephanie Alves.


A CASTIDADE dos celibatários e das virgens enquanto manifestação da entrega a Deus com um coração indiviso (cf.1 Cor 7,32-34), constitui um reflexo do amor infinito que une as três Pessoas divinas na profundidade misteriosa da vida trinitária; amor testemunhado pelo Verbo encarnado até ao dom da própria vida; amor “derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5,5), que incita a uma resposta de amor total a Deus e aos irmãos.

A PROBREZA confessa que Deus, é a única verdadeira riqueza do homem. Vivida segundo o exemplo de Cristo que, “sendo rico, Se fez pobre” (2 Cor 8,9), torna-se expressão do dom total de Si, que as três Pessoas divinas reciprocamente se fazem. É dom que transborda para a criação e se manifesta plenamente na Encarnação do Verbo e na sua morte redentora.

A OBEDIÊNCIA, praticada à imitação de Cristo cujo alimento era fazer a vontade do Pai (cf.Jo 4,34) manifesta a graça libertadora de uma dependência filial e não servil, rica de sentido de responsabilidade e animada pela confiança recíproca, que é reflexo, na história, da amorosa correspondência das três Pessoas divinas.

(Vita Consecrata João Paulo II nº 21)

Confira todas as fotos da cerimônia, acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.746748619127998&type=3