Maricá terá no próximo dia 27 de outubro o serviço do mamógrafo móvel na Praça Orlando Barros Pimentel, no Centro da cidade. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Maricá e presidente da Comissão de Saúde, Luis Felipe Auni (PSD), durante sessão ordinária ocorrida nesta segunda-feira (22) na Casa de Leis. Para fazer o exame é preciso apresentar documentos de identificação, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“No dia 27 o mamógrafo estará na praça para que as pacientes possam vir e realizar seus exames. Mesmo não tem demanda reprimida, as pacientes poderão fazer por aqui mesmo”.
Fazendo parte da programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde irá oferecer no próximo sábado (27/10) o serviço gratuito de mamografia móvel. O serviço estará disponível das 8h30 às 17h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, com a estimativa de atender 50 pacientes, com atendimentos marcados de dez em dez minutos.
Para realizar a mamografia, os pacientes devem estar regulados junto à Secretaria de Saúde do município. Os exames que serão realizados foram solicitados pelos ginecologistas e mastologistas e já estão na central de regulação. Não serão realizados exames emergenciais. Os usuários poderão dar entrada na central de regulação, localizada no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, com a apresentação da requisição do exame, documento de identidade, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretaria de Saúde, Simone da Costa, destacou que, no município, não há demanda reprimida para a realização de mamografia. “O mamógrafo é uma contratualização do município, como já ocorreu no governo itinerante. É bom destacar que não é um serviço da Rio Imagem”, explicou
A secretaria adiantou que, a partir da primeira quinzena de novembro, será realizada uma ação itinerante do mamógrafo móvel pelos bairros da cidade. “Como ainda não temos prestador do serviço na cidade (NR: NÃO TEM POR QUE NÃO HOUVE INTERESSE REAL EM SER RESOLVIDA A QUESTÃO, POIS A CERCA DE UM ANO, O JORNALISTA PERY SALGADO FALOU PESSOALMENTE COM A SECRETÁRIA SOBRE UMA EMPRESA EM MARICÁ CHAMADA HMG IMAGENS QUE ESTÁ PRESTANDO ESTE SERVIÇO E QUE PODERIA SER FEITO UM CHAMAMENTO OU CONTRATO EMERGENCIAL PARA A SOLUÇÃO DESTE PROBLEMA, E NADA FOI FEITO), o paciente é encaminhado para Saquarema, Itaboraí ou para o Rio Imagem, no Centro do Rio. Estamos reorganizando a central de regulação para separar os pedidos por bairros visando agilizar e facilitar o atendimento, que deverá ser feito em forma de mutirão ficando naquela localidade por um certo período”, explicou a secretária, acrescentando que a intenção é começar pelo Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra.
Vale lembrar que, no mesmo sábado (27/10), será realizada a 5ª Caminhada “Pelo Toque de Amor”, uma ação de conscientização contra o câncer de mama. A concentração e distribuição das camisas alusivas ao evento será a partir das 15h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e seguirá em direção à Lagoa de Araçatiba. A caminhada será acompanhada por um trio elétrico com apresentação da cantora Jô Borges. A expectativa é que, aproximadamente, 700 pessoas participem do evento. A programação inclui aula de zumba, depoimento de mulheres que vivenciaram o câncer, oficina de corte e designer de sobrancelhas e distribuição de ipês rosa e de diversos brindes.
A secretária destaca ainda a importância da prevenção do câncer de mama do diagnóstico precoce. “A doença é a segunda causa de morte das mulheres no Brasil. Queremos alertar a todos, tanto homens quanto mulheres, sobre a necessidade de realizar exames periódicos para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar a chance de cura”, destacou Simone Costa.
A recomendação do Ministério da Saúde, assim como da Organização Mundial da Saúde e a de outros países, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas), em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, destacando que o SUS oferece o exame para mulheres de todas as idades, desde que haja indicação médica.